Prof. Dr. Sergio Tamai Grupo Técnico de Saúde Mental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Projeto de Ampliação do Centro de Atenção Psicossocial - Dr
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Um programa estratégico Estima-se que 70% das mortes prematuras estejam relacionadas a comportamentos adquiridos na adolescência (OMS) Saúde.
CEREST-Santos (SEVREST) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
Distúrbios alimentares !
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
Fórum experiências exitosas em 2013
Programa Prevenir DER São Bernardo
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Modelo anterior de atendimento
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
Centro Colaborador em Crack e Outras Drogas IPq-HC-FMUSP Núcleo de Pesquisas Dra. Camila Magalhães Silveira Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Qualidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2011 Participação da RBMLQ-I na Captação de Registros de Acidentes de.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Alexandre de Araújo Pereira
DENGUE ABRIL 2008.
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Por que um Plano para Pessoas com Deficiência?
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
AEE, PPP e acessibilidade na escola
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
GRUPO DE TRABALHO AUGUSTO CLEOMENES REGINA.
Enfermagem em Trauma e Emergência
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MAIO 2010.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
Programa de Controle da Hanseníase
ESQUIZOFRENIA.
Associação Brasileira
Violência contra médicos
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
PROJETO MULTISSETORIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ/SAÚDE TREINAMENTO MACRORREGIONAL DE SERVIDORES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS E DA SESA QUANTO À OBSERVÂNCIA.
Em termos legais, o ponto de inflexão dessa virada foi a Lei Federal de 2001, que deu inicio à chamada Reforma Psiquiátrica. Mas transformar essa.
Hiperdia Tarsila Cunha.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL GRANDE FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA Prof
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Sergio Tamai Grupo Técnico de Saúde Mental Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Gestão Giovanni Guido Cerri Prof. Dr. Sergio Tamai Grupo Técnico de Saúde Mental

Transtornos do Espectro Autista (T.E.A.) Os T.E.A. não são transtornos da infância, eles se manifestam precocemente e acompanham o indivíduo durante toda a sua vida e são incuráveis, exigindo assistência permanente.

Epidemiologia 1 indivíduo em 110 é portador de Transtorno do Espectro Autista (T.E.A) Afeta homens e mulheres na proporção de 4 para 1 70% dos portadores de T.E.A. sofrem de algum grau de retardo mental Fonte: CDC Centers for Disease Control and Prevention, Atanta- G. A. USA)

Investimentos/Custos EUA: Estimativa de custo por paciente ao longo da vida: US$3,2 milhões. Custo direto anual US$ 35 bilhões Fonte: Harvard School of Public Health 2007

Características dos T.E.A Heterogeneidade Grande maioria apresenta isolamento e pouca agitação psicomotara Grupo menor que apresenta comportamentos disruptivos: irritabilidade , impulsividade, auto e heteroagressividade, agitação psicomotora.

Rede atual para Assistência a T.E.A. Secretaria de Estado da Saúde que mantém convênios com serviços privados. Rede de serviços conveniados com a Secretaria de Estado da Saúde com 460 vagas.

Necessidades Atuais Ampliação de vagas para atendimento. Capacitação de profissionais de saúde e da educação. Articulação com a atenção básica e CAPS. Avaliação e monitoramento das ações em relação à assistência ao T.E.A.. Moradias Assistidas

Centros Regionais de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Transtornos do Espectro Autista Parceria com o Instituto de Psiquiatria da USP. Unidades auto-suficientes para realizar diagnóstico, e tratamento dos T.E.A. . Treinamento e capacitação de profissionais de saúde. Matriciamento dos serviços de saúde de atenção básica e CAPS. Treinamento e habilitação dos educadores da rede de ensino.