DIA DAS DOENÇAS RARAS NO CALENDÁRIO OFICIAL Brasília, abril de 2013 Uma necessidade?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE CARDIOLOGIA CLINICA
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Serviço Social da Indústria - SESI
Workshop Gestão para Excelência - Sociedade
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
FISCALIZAÇÃO DO CREA-SC
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Construindo Redes ANDE: uma experiência Elza Fagundes Feitosa.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Programa Bolsa Família
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo A ABRA - Autismo os Diferentes Cenários no Brasil Marisa Furia Silva Abril de 2010.
Paulo Simão Presidente da CBIC.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
COMITÊS 2011 / 2012
Desde 2008.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Infância e aids experiência brasileira
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
Edital SENAI-SESI Inovação Edital SENAI SESI Inovação 2009 Ação do SENAI-DN e do SESI-DN, de abrangência nacional, voltada para os Departamentos.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
Relatório de Gestão Diretoria da AFAB Biênio
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Promovendo Soluções Sociais
Alexandre de Araújo Pereira
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
REDE PETRO BRASIL A Rede das Redes Petro Eng. Ana Maria Mendonça Rede PETROGÁS Sergipe Presidente da PENSE.
CRB/7 – O FUTURO É AGORA 14ª GESTÃO METAS ALCANÇADAS Exercer fiscalização preventiva que estimule a abertura de novos postos de trabalho.
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
O SUS no mundo globalizado Ética e Comunidade Internacional.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
AMBIÊNCIA EXTERNA DOCTOR’S H&M.  Benefícios trazidos por políticas governamentais;  Oferta de mão de obra especializada;  Atendimento diferenciado;
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

DIA DAS DOENÇAS RARAS NO CALENDÁRIO OFICIAL Brasília, abril de 2013 Uma necessidade?

Objetivos da Apresentação  Histórico  O Dia Mundial das Doenças Raras  O Cenário para DRs  As pesquisas sociais  Conclusões

Histórico Suspeitas até 2010 A doença rara Neurofibromatose A falta de atendimento e informação A falta de atendimento e informação O apoio na sociedade civil organizada O envolvimento social

O dia Mundial das Doenças Raras Envolvimento da Eurordis, Nord, Rare project e associações brasileiras; Resultados do 1º, no ASBAC: Impacto local; Sensibilização da comunidade e autoridades Criação do Informativo mensal Sensibilização política (1º Dia Nacional para conscientização sobre as DRs)

O dia Mundial das Doenças Raras 2º Dia - Congresso Nacional: Impacto Nacional; Envolvimento das associações profissionais; Criação do Grupo de Trabalho em DRs; O Ministério da Saúde “vestiu” a camisa. "[ ] a gente não pode construir centros que sejam prédios bonitos e equipados, mas a alma do bom cuidado da saúde é o profissional qualificado e comprometido."(Ministro Padilha)

O dia Mundial das Doenças Raras 3º Dia - Congresso Nacional: Impacto Transnacional; Consulta pública sobre a portaria para DRs; Implantação da 1º Unidade de DRs no Brasil; 1º Congresso Latino Americano de DRs. Público presente nos eventos: 250 a a 500 – a

O dia Mundial das Doenças Raras

Cenário Governo Mercado Academia Associações de Pacientes Medicação Atual Doença

Atendimento aos pacientes Cenário Associação de Pacientes Governo Mercado Academia Soc. Prof Necessidades do Pacientes e família Melhoria na Qualidade de Vida Mudança “O problema é o mesmo ao redor do mundo… nós queremos trabalhar juntos e apreciamos o apoio que recebemos mas devemos ser muito cuidadosos para manter nossa independência.”

Pesquisas Sociais Uma necessidade para conhecer: Quem são os pacientes; Como e onde vivem; Como é o apoio que recebem; As ações do governo os alcançam? Conhecer a sociedade O domínio das informações compartilhados; Embasar qualquer proposta de política; Consulta Pública: Doenças Raras os desafios da Europa, Pg. 05 Consulta Pública: Doenças Raras os desafios da Europa, Pg. 05

Pesquisas Sociais “Temos certeza que o dia das doenças raras contribui para o aumento da conscientização. O impacto é enorme!”

Conclusões Dia das Doenças Raras - Apoio do Governo - Parcerias com associações e mercado - Envolvimento da academia - Necessidade de minoria - Ambiente com diferentes interesses - Estado social - Envolvimento social França (único país com uma política implantada)

Conclusões Considerando que o dia das doenças raras pode assumir um caráter de controle social, a sua oficialização é uma necessidade ou uma premissa para construção de políticas públicas dedicadas aos interesses dos pacientes?

Porque RARO é ser IGUAL ! Brasília, abril de 2013 Rogério Lima Barbosa Presidente da AMAVI Mestrando em Sociologia pela Universidade de Coimbra

Histórico Falta de atendimento e Informação

Histórico A Sociedade Civil Organizada AtendimentoO Despertar

Histórico O envolvimento social

Histórico O envolvimento social