Planejamento e Estruturação de Cursos e disciplinas na EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
O Aluno a Distância e suas Necessidades
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Gestão da Tecnologia da Informação
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Introdução à Educação à distância
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Estruturação de Cursos e disciplinas na EAD Dra. Gelta Pedroso - Univille Dra. Liamara S. Comassetto - UnC Pólo da ABED - SC

Objetivo Apresentar subsídios para auxiliar no planejamento e desenvolvimento de cursos e disciplinas na modalidade de educação a distância, contribuindo para a reflexão sobre os fundamentos, o papel e as perspectivas da EAD no mundo atual.

Temas abordados O módulo I - Educação a Distância: construindo novos desafios Módulo II – Tecnologias na Educação a Distância Módulo III – Sistema de EAD Módulo IV - Planejamento para cursos e disciplinas na EAD

1. EAD em plena expansão Aumento da importância do conhecimento Impacto da globalização Crescimento da competitividade Importância cada vez maior das tecnologias de informação e comunicação Nova alternativa de ensino

Evolução da EAD 1ª geração 1850 – 1960 2ª geração 1960 – 1985

1ª geração 1850 – 1960 Uma tecnologia predominante Papel impresso (1890+), Rádio (década de 30) e Televisão (1950 – 1960) Comunicação principalmente em um só sentido Interação entre a instituição e estudante por telefone ou correio Ocasionalmente apoiada por ajudas presenciais

2ª geração 1960 – 1985 Múltiplas tecnologias sem o uso do computador Fitas de áudio, Televisão, Fitas de vídeo, Fax e Papel impresso Comunicação principalmente em um só sentido Interação entre a instituições e o estudante por telefone, fax ou correio Ocasionalmente apoiada por reuniões face-a-face

3ª geração 1985 – 1995 Múltiplas tecnologias incluindo computador e as redes de computadores Programas de computadores, CD e internet Audioconferências Seminários e videoconferências por satélite, a cabo ou telefone, Fax e Papel impresso Possibilidade de comunicação interativa em dois sentidos, síncrona e assíncrona, entre instituição e os estudantes e entre os estudantes; A internet facilita o acesso a textos, gráficos e pequenos vídeos.

4ª geração 1995 – 2005 Múltiplas tecnologias incluindo o início das tecnologias computacionais de grande banda larga (internet) Programas de computadores, CD e internet Videoconferências por satélite, a cabo ou telefone, Fax e Papel impresso Correio eletrônico, chat além da transmissão em banda larga para experiências de aprendizagem individualizadas, personalizadas e interativas por vídeo Interação bidirecional em tempo real mediante áudio e vídeo Comunicação assíncrona e síncrona Transmissão completa mediante vídeo digital com base de dados e recursos com conteúdos disponível na internet e na World Wide Web

5ª geração 2005 - ? Uso de agentes inteligentes, equipamentos wireless (sem fio) e linhas de transmissão eficientes. Organização e reutilização dos conteúdos Maior interação entre os agentes da EAD Aprendizagem flexível e inteligente

Diferenças Ensino Presencial Educação a distância Formas orais/palestras Interatividade face a face no mesmo espaço físico A atenção de professores e alunos é muito mais dirigida a problemas de conteúdos, do que em problemas do necessário processo de interação; Professor e aluno no mesmo espaço físico e tempo Ensino centrado na imagem do professor a frente da sala. Limites de número de alunos e abrangência geográfica. Formas do ensino e da aprendizagem não são falar e ouvir em situações face a face, mas apresentar material didático (impresso, digital...); Falar e ouvir são substituídos normalmente por escrever e ler; A interação acontece de forma natural, porém através de tecnologias, tornando-se artificial; Planejamento da interatividade Apresentação do conteúdo e de aquisição do conhecimento são diferentes e exigem situações especiais e organizadas; A linguagem dos conteúdos difere da linguagem falada; Não existe delimitação geográfica para abrangência dos alunos.

Comportamentos O professor na EAD O aluno Assume o papel de planejador do conhecimento através dos conteúdos desenvolvidos, estimulador da participação e responsável pela interação com os alunos. Deixa de ser o centro e detentor do conhecimento, para ser mediador e socializador. Sua função tornou-se mais abrangente na EAD do que no ensino presencial Deve ser mais autônomo e independente, capaz de desenvolver capacidade de organizar seu próprio aprendizado e de buscar o conhecimento. “Tem que ser ativo não apenas ao executar suas tarefas de aprender, mas também ao interpretar a refletir criticamente sobre o que está fazendo quando aprende” (PETERS, 2003, p. 72).

EAD hoje no mundo A Educação superior a distância é a modalidade de educação que cresce com maior velocidade no mundo; Mais de dois terços de todas as instituições de educação superior nos Estados Unidos que oferecem ensino presencial também disponibilizam cursos on- line;

EAD hoje no mundo Mais de 40% das instituições americanas que oferecem mestrado, oferecem esses programas também on-line ; Na Rússia, 30% dos universitários estudam a distância, na Turquia, 26%, na Tailândia, 37% e na Europa, aproximadamente 900.000 alunos; A Ásia tem mais de 3 milhões de universitários estudando à distância.

EAD hoje no Brasil Em 2005 mais de 1,2 milhões de pessoas estudaram a distância O número de instituições autorizadas e credenciadas cresceu em 31% e o de seus alunos em 62%

EAD hoje no Brasil 2005 - houve um pico na oferta de novos cursos a distância. 321 cursos neste ano, contra 56 novos cursos em 2004 e 29 novos cursos em 2003. As regiões Sul e Centro-Oeste do país cresceram muito em pontos percentuais, na comparação com o número de alunos das demais regiões. Isso deve-se principalmente ao grande crescimento de alunos no estado do Paraná, que triplicou se número, e do Distrito Federal. (Fonte: ABRAED/2006)

Desafios??? Novas formas de acesso ao conhecimento Novas alternativas aos alunos Criação de redes, consórcios... Compartilhamento de estrutura física e humana... Qualidade no processo de ensino e de aprendizagem...

2. Tecnologia e EAD Meios utilizados na EAD Impresso (módulos, livro texto, guias...) Imagem e som (TV, vídeo, videoconferência...) Computador/internet/multimídia (CD, softwares, Ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem)

Teorias de aprendizagem Preocupação com a renovação de conceitos e práticas relacionadas com o processo de ensino e de aprendizagem Evolução das tecnologias (interação, comunicação e mediação) E a relação destas com as teorias de aprendizagem

Ensino e aprendizagem na EAD Não se tem claro uma definição sobre uma teoria Tendências a teorias mais flexíveis: centradas no aluno e adaptáveis ao uso das tecnologias Teorias Construtivistas Construtivistas, Cooperativas, Colaborativas, Colaboracionistas e Sócio-cultural (interacionismo de Vygostky)

3. Sistema de EAD É definido pelo conjunto de componentes que se relacionam, com características e funções diferentes dos sistemas presenciais Mais complexa

Elementos da EAD Aluno Professor Comunicação Recursos didáticos Recursos básicos: fonte principal Recursos complementares: apoio, reforço, auxiliar Avaliação Tutoria Estrutura e organização

4. Planejamento de cursos Planejamento na EAD: Deve ser entendido como um desenho de um plano: ordenado, coerente, sistemático e seqüencial de todos os fatores ou elementos que intervenham na ação educativa. Com objetivos, propósitos e com a finalidade de solucionar um problema ou atender a uma determinada necessidade de formação.

Como planejar?? Definição da natureza - nível e alcance do curso Estruturação da equipe de EAD Elaboração do projeto pedagógico (desenho pedagógico) Produção do curso Implementação Avaliação do curso

a) Definição da natureza Pauta-se nos objetivos, valores e filosofias de ensino e de aprendizagem das instituições Graduação Pós-graduação Extensão Disciplinas a distância em cursos presenciais

b) Estruturação da equipe de EAD Equipe: planejamento, concepção, produção e implementação de um curso Professor Professor conteudista/autor Professor para horas presenciais Equipe multidisciplinar Produção e elaboração do material Mediação, interação, comunicação Seleção da tecnologia Função do grupo: apresentar de forma atrativa, interativa e de fácil compreensão o conteúdo desenvolvido pelos professores

Professor-tutor Coordenador do curso Equipe de apoio Interlocutor direto do aluno Orienta, estimula, acompanha e realiza avaliações Qualidades básicas de um tutor: Autenticidade, amadurecimento, estabilidade emocional, bom caráter, conhecimento de si mesmo, empatia, inteligência, rapidez mental, cultura social, confiança, inquietude cultural e interesses amplos, liderança, cordialidade, capacidade de ouvir, etc... Coordenador do curso Responsável pelo processo decisório do curso Funções: políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais Equipe de apoio Atividades complementares: núcleo administrativo, assessoria de comunicação, secretaria acadêmica, monitoria...

c) Elaboração do projeto pedagógico O projeto pedagógico expressa a Visão Estratégica de um curso O direcionamento, potencialidades, limitações, certezas e os caminhos que pode e quer percorrer Dá forma e direção a um curso Faz uma reflexão e análise da situação atual, considerando os aspectos pedagógicos, recursos humanos, estrutura física...

Estrutura básica de um projeto Introdução Perfil do público alvo Identificação de objetivos Definição de estrutura curricular, conteúdos, programas e metodologia Especificações de materiais, recursos educacionais e sistema de apoio ao desempenho do aluno Avaliação

d) Produção do curso Efetiva produção do curso Desenvolvimento de um cronograma de ações, elaborado conjuntamente com a coordenação do curso, instituição, professores e equipe de apoio Envolve as seguintes etapas:

Elaboração de conteúdos: A elaboração de conteúdos deve iniciar a partir do conhecimento prévio do público alvo e da mídia a ser utilizada, bem como, o professor deve ter acompanhamento da equipe multidisciplinar. Escolha das mídias: Refere-se a escolha da mídia a ser utilizada (impresso, on-line, vídeo...), aconselha-se ser feito a partir da análise do público alvo e dos objetivos definidos no projeto pedagógico. Guia do aluno: Constitui referência básica para o aluno, fornecendo informações imprescindíveis ao companhamento do curso, auxiliando nas diversas etapas e procedimentos, como elemento facilitador da aprendizagem autônoma.

Materiais complementares: Constitui-se em materiais que vão dar apoio complementar ao conhecimento adquirido com o conteúdo desenvolvido pelo professor e, podem ser: livros, artigos, links de internet, filmes, músicas... Providências relativas a direitos autorais: Refere-se aos direitos autorais para a publicação dos conteúdos das disciplinas e cursos na EAD. É necessário e aconselhável o acompanhamento do departamento jurídico da Instituição. Revisão do conteúdo: Todo conteúdo desenvolvido pelos professores, deve ser revisado por especialistas da área afim do curso, bem como de redação e revisão gramatical.

Editoração e diagramação: É feito por profissionais especialistas em Educação a Distância e tecnologias e, refere-se ao desenho instrucional do conteúdo. Impressão: Todo material impresso deve ter um rigoroso controle de qualidade, tanto na impressão como no tipo do papel a ser utilizado para isto. Produção de CD-ROMs, vídeos, tele ou videoconferências: Tais produções requerem trabalho de especialistas, portanto quando desenvolvidos para educação a distância, devem ser cuidadosamente planejados, pois além da qualidade o custo é maior.

e) Implementação Requer forma própria Inclui procedimentos administrativos, didáticos e tecnológicos Divulgação Processo seletivo Matrículas Distribuição/apresentação do material didático e organização das atividades e tutoria Acompanhamento: professor, tutor, monitor.. Avaliação da aprendizagem Fechamento do curso Emissão e envio dos certificados

f) Avaliação do curso Sistema de acompanhamento e avaliação de todas as atividades realizadas Do planejamento até o fechamento das atividades Avaliação: Material Professor em sala de aula Conteúdo Tutoria e monitoria Atendimento pela equipe de EAD (administrativa) Ambiente/estrutura física...

Obrigada pela atenção!!! Atividade em grupo: Planejamento de um curso na modalidade de EAD.