O setor externo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercantilismo Conjunto de escritos de pensadores dos sec. XVII e XVIII
Advertisements

- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
MACROECONOMIA.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
Exportações e Importações
1. Comente a seguinte frase: “Afirma-se que alguns países pequenos não tem vantagem em comercializar, sobretudo porque não têm vantagem comparativa em.
2. Sejam dois países, Portugal e Alemanha, que produzem automóveis e casacos. Os custos unitários de produção são os seguintes (em dias de trabalho):
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Economia Internacional Objectivo: introduzir abordagem microeconómica dos problemas de economia internacional Abordagem teórica com uso de análise gráfica.
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Capitulo 4 Comércio e bem estar.
Vantagem Absoluta e Comparativa
Capitulo 4 Comércio e bem estar. Dotação de Recursos O papel das diferenças nas dotações de factores dos países na determinação de padrões para os custos.
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória.
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre
Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio
Política Macroeconómica no curto prazo com câmbios fixos
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Bibliografia: texto [11]
Movimentos Internacionais de Fatores
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Comércio Internacional
Fundamentos de Economia
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Comércio internacional
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
TEORIAS E EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Adam Smith e A Riqueza das Nações
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
CAP. 2 COMÉRCIO E TECNOLOGIA: O MODELO RICARDIANO 1
CAP. 2 COMÉRCIO E TECNOLOGIA: O MODELO RICARDIANO 1
Economia Internacional CEAV Parte 2
A LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Parte II: Determinantes do Produto
Economia Internacional
Interdependências e Ganhos de Comércio
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Aula Inaugural - Conteúdo programático
COMÉRCIO INTERNACIONAL
COMÉRCIO INTERNACIONAL
TEORIA DA DOTAÇÃO RELATIVA DOS FATORES
Teorias do Comércio Internacional (Revisão)
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning 3 Interdependencia e Ganhos do Comércio.
Economia Internacional 1 Debate: Inserção Internacional da Economia Brasileira Duas vertentes: -Vertente Cosmopolita; -Vertente Nacionalista;
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Interdependências e Ganhos de Comércio. Interdependência e Comércio Considere o seu dia típico: Você foi acordado por um despertador feito na Coréia do.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Teoria Neoclássica da Administração
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 07 Fundamentos do Comércio Internacional, Taxa de Câmbio e Estrutura do Balanço.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
OS CLÁSSICOS Adam Smith ( ) David Ricardo ( )
A teoria do valor-trabalho é uma teoria económica associada maioritariamente a Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx. Segundo essa teoria, o valor económico.
Depois de um longo percurso, estabeleceu-se a Ciência Econômica, que se ocupa da produção e distribuição da riqueza nos Estados, nas corporações e entre.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Macroeconomia: O Setor Externo
Transcrição da apresentação:

O setor externo

Guia Aspectos microeconômicos A teoria das vantagens comparativas A teoria sueca de comércio internacional Aspectos macroeconômicos Taxa de câmbio Balanço de pagamentos

A teoria das vantagens comparativas O quê leva os países a comercializarem entre si? Economistas clássicos  A teoria das vantagens comparativas Economistas modernos  A teoria sueca de comércio internacional

A teoria das vantagens comparativas Formulada por David Ricardo em 1817, esta teoria sugere que cada país deva especializar-se na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente. Essa será a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção seja menos eficiente. Desse modo, os países se especializarão e se concretizará o processo de troca entre eles.

A teoria das vantagens comparativas Exemplo - David Ricardo explica a sua teoria usando um exemplo envolvendo Portugal e Inglaterra e apenas dois bens, vinho e roupa, decidiu medir todos os custos relativos de produção, expressos em horas de trabalho. Analisando a tabela conclui-se que a Inglaterra tem uma vantagem absoluta quer na produção de vinho, quer na de tecido.

A teoria das vantagens comparativas As unidades de trabalho necessárias à produção de qualquer dos produtos, em Portugal, em termos percentuais das necessidades de trabalho correspondentes para Inglaterra são: Apesar da desvantagem absoluta de Portugal em ambos os bens, o país tem uma vantagem comparativa na produção de vinho e uma desvantagem comparativa na produção de tecido (1,14<1,90).

A teoria das vantagens comparativas No caso de Inglaterra: A Inglaterra tem uma vantagem comparativa na produção de tecido e uma desvantagem comparativa na produção de vinho (0,525<0,875).

A teoria das vantagens comparativas Sem comércio internacional, na Inglaterra são necessárias 63 horas de trabalho para a produção de 1 unidade de tecido e 70 horas para 1 unidade de vinho. Desse modo, uma unidade de vinho deve custar 1,11 de tecido (70/63). Por outro lado, em Portugal, essa unidade de vinho custará 0,67 unidade de tecido (80/120). Se houver comércio entre os países, a Inglaterra poderá importar 1 unidade de vinho por um preço inferior a 1,11 unidade de tecido, e Portugal poderá ganhar mais que 0,67 unidade de tecido vendendo o seu vinho. Ou seja, o acordo realizado entre os dois países será um preço entre 0,67 e 1,11 unidade de tecido.

A teoria das vantagens comparativas A partir deste estudo, Ricardo provou que cada país seria beneficiado caso se especializassem no produto onde detém maior vantagem comparativa, o produto total global de cada bem aumenta, melhorando a situação de todos os países envolvidos nas trocas internacionais, pois menores seriam os custos de produção, os salários de subsistência dos trabalhadores e em conseqüência os lucros seriam os maiores possíveis.

Guia Aspectos microeconômicos A teoria das vantagens comparativas A teoria sueca de comércio internacional Aspectos macroeconômicos Taxa de câmbio Balanço de pagamentos

A teoria sueca de comércio internacional É também conhecida como a teoria das proporções dos fatores. O que ela significa? Assim, determinado país, como o Brasil, pode ter abundância relativa de mão-de-obra. Desse modo, o custo da MO será menor, o que assegurará que o Brasil tenha vantagem comparativa em produtos que utilizem a MO de forma intensiva. O contrário ocorreria com os bens cuja produção intensiva o uso de capital, devendo o país, deixar que a sua produção seja realizada no exterior, importando a um custo menor.

Guia Aspectos microeconômicos A teoria das vantagens comparativas A teoria sueca de comércio internacional Aspectos macroeconômicos Taxa de câmbio Balanço de pagamentos

A taxa de câmbio Conceito: taxa de câmbio nominal é o preço da moeda estrangeira (divisa), em termos da moeda nacional: Dólar Data Taxa de Compra Taxa de Venda 04/11/2010 1,6811 1,6819 Como todo preço, a taxa de câmbio é determinada pela oferta e pela demanda, no caso, divisas.

A taxa de câmbio A oferta de divisas depende do volume de exportações e da entrada de turistas e capitais externos. A demanda de divisas depende do volume de importações e da saída de turistas e capitais externos. Valorização cambial como o aumento do poder de compra da moeda nacional perante outras moedas. Como a taxa de câmbio é definida como o preço de divisas, segue-se que uma valorização cambial corresponde a uma queda da taxa de câmbio.

A taxa de câmbio Basicamente, são dois os regimes cambiais: Taxa fixa: o BC fixa antecipadamente a taxa de câmbio, e compromete-se a comprar divisas à taxa fixada; Taxa flutuante: a taxa de câmbio varia de acordo com a demanda e a oferta de divisas, e o BC não tem o compromisso de comprar divisas no mercado.

A taxa de câmbio Taxa fixa Taxa flutuante Vantagens: evita o aumento dos preços dos produtos importados; maior previsibilidade para os agentes de mercado. Desvantagem: a obrigatoriedade do BC disponibilizar as suas reservas. Vantagem: o BC não precisa disponibilizar suas reservas. Desvantagens: vulnerabilidade à variação do mercado internacional; variações dos preços dos produtos importados.

A taxa de câmbio Na verdade, entre os dois casos, existem regimes intermediários, como a chamada flutuação suja, sistema em vigor no BR e em grande parte do mundo, na qual é adotado o regime de câmbio flutuante, com o mercado determinando a taxa, mas com intervenções do BC, comprando e vendendo divisas de forma a manter a taxa de câmbio sem grandes flutuações.

A taxa de câmbio Qual os efeitos da taxa de câmbio (TC) sobre as importações e exportações? Importações: aumento da taxa de câmbio produtos importados se tornam mais caros  reduz o nível das importações. Exportações: aumento da taxa de câmbio produtos exportados se tornam mais baratos  aumenta o nível das exportações. A queda da taxa de câmbio, torna a moeda nacional mais forte, o que estimulará a compra de produtos importados, mas desestimula a venda dos exportados.

A taxa de câmbio Qual seria o efeito da TC sobre a inflação? Ao tornar a taxa de câmbio mais baixa, valorização da moeda nacional, estimula-se a compra de produtos importados, aumentando a concorrência com os nacionais, o que provoca uma queda dos preços dos produtos internos. Geralmente, essa política cambial está acoplada com uma abertura comercial.

A taxa de câmbio Qual é o efeito das variações da TC sobre a dívida externa? Curto prazo: aumento da taxa de câmbio aumento a dívida em reais, mas em dólar continua o mesmo valor. Médio prazo: estímulo das exportações  desestímulo das importações  aumento da oferta de dólares  queda do preço do dólar  queda da dívida externa em dólares. Uma valorização da moeda nacional tem um efeito contrário.

A taxa de câmbio Qual é a relação entre a TC e a taxa de juros? Quando as taxas de juros internas aumentam em relação às externas, há uma tendência a um aumento do fluxo de capitais financeiros internacionais para o país, aumento a oferta de divisas e diminuindo a taxa de câmbio. Paralelamente, os nacionais ficam atraídos a investir no mercado interno, diminuindo a saída de divisas do país que também diminui a taxa de câmbio.

A taxa de câmbio Variação nominal e variação real da taxa de câmbio A variação nominal da taxa de câmbio diz respeito à variação da taxa em si, ou seja, o quanto à moeda nacional consegue comprar da moeda estrangeira. Evidentemente, a diferença entre a variação nominal e a variação real deve-se a taxa de inflação.

A taxa de câmbio Variação nominal e variação real da taxa de câmbio Suponhamos por exemplo uma desvalorização cambial de 10%. Se a taxa de inflação também for de 10%, na realidade não ocorreu desvalorização, em termos reais. Em outras palavras, a variação nominal foi de 10%, mas a variação real foi nula.

R= Preços externos/Preços internos A taxa de câmbio Existem duas formas de definir a taxa de câmbio real (R): Abordagem da demanda: a taxa de câmbio real é a razão entre o nível geral de preços externos (convertidos em moeda nacional) e o nível geral de preços internos. R= Preços externos/Preços internos Assim, um aumento na taxa de câmbio real faz com que os produtos externo fiquem mais caros do que os produtos internos, desestimulando a importação.

R= Preços exportáveis/Preços não exportáveis A taxa de câmbio Existem duas formas de definir a taxa de câmbio real (R): Abordagem da oferta: a taxa de câmbio real é a razão entre o preço dos produtos exportáveis e o preços dos produtos não exportáveis. R= Preços exportáveis/Preços não exportáveis Assim, uma queda na taxa de câmbio real faz com que os produtos exportáveis sejam mais baratos que os produtos não exportáveis.

Guia Aspectos microeconômicos A teoria das vantagens comparativas A teoria sueca de comércio internacional Aspectos macroeconômicos Taxa de câmbio Balanço de pagamentos

Balanço de pagamentos Conceito: é o registro contábil de todas as transações de um país com o resto do mundo (bens, serviços, capitais físicos e financeiros). É subdivido em 5 grupos de contas, a saber: Balança comercial: a diferença entre as exportações e as importações; Balanço de serviços e rendas: são registrados todos os serviços pagos e/ou recebidos pelo Brasil (fretes, seguros, viagens internacionais); Transferências unilaterais correntes: doações entre países;

Balanço de pagamentos Conta capital e financeira: transações que produzem variações no ativo e no passivo externo do país (investimentos diretos de empresas internacionais, empréstimos, ações); Erros e omissões: surge quando se tenta compatibilizar transações físicas e financeiras e as várias fontes de informações (BC, Departamento de Comércio Exterior).

Balanço de pagamentos

BALANÇO DE PAGAMENTOS NO BRASIL ANO 2003 (Milhões Dólares) 1- BALANÇA COMERCIAL 24.824 4- CONTA CAPITAL 498 1- BALANÇA COMERCIAL Exportações 73.084 5- CONTA FINANCEIRA 4.587 Exportações Importações (48.260) Investimento Direto 9.895 Importações Investimento Carteira 5.308 2- SERVIÇOS E RENDA (23.640) Derivativos (151) Serviços (5.088) Outros Investimentos (10.465) Renda (18.552) 3- TRANSF. UNILATERAIS 2.867 6- ERROS E OMISSÕES (651) TRANSAÇÕES CORRENTES 4.051 SALDO CAPITAL 4.434 Resultado Balanço Pagamentos 8.485 Professor Ms REINALDO CAFEO

Balanço de pagamentos Exercício: Dados (em US$ bilhões): Exportações 100 Importações 80 Empréstimos externos recebidos 20 Donativos recebidos 5 Fretes pagos 20 Amortizações pagas 10

Balanço de pagamentos Exercício: Pede-se: Saldo da Balança Comercial (BC) Saldo do Balanço de Transações Correntes (BTC) Saldo do Balanço de Pagamentos (BP)

Balanço de pagamentos Solução: Balança Comercial = Exportações – Importações = 100-80 =20 Balanço de Transações Correntes = BC + B. de serviços + Transferência unilateral = 20-20+5 = 5 Balanço de Pagamentos= BTC + conta capital e financeira = 5+(20- 10) = 15

Balanço de pagamentos Exercício: Dados (em US$ bilhões): Exportações 25 Importações 25 Fretes e seguros pagos ao exterior 5 Juros pagos ao exterior 8 Remessa de lucros das multinacionais 4 Fretes e seguros recebidos do exterior 2

Balanço de pagamentos Exercício: Dados (em US$ bilhões): Investimentos diretos em equipamentos 4 Empréstimos recebidos do exterior 12 Empréstimos liquidados no vencimento 3 Donativos recebidos em dólares 2 Donativos recebidos em mercadorias 1 Assistência técnica paga ao exterior 3

Balanço de pagamentos Exercício: Pede-se: Saldo da Balança Comercial (BC) Saldo do Balanço de Serviços (BS) Saldo do Balanço de Transações Correntes (BTC) Saldo da Conta Capital e Financeira (CCF) Saldo do Balanço de Pagamentos (BP)

Balanço de pagamentos Solução: Lembrando que investimentos diretos em equipamentos e donativos em mercadorias é lançada em Importações. Balança Comercial = Exportações – Importações = 25-23-4-1 =-3 Balanço de Serviços = Fretes e seguros + Rendas de Capitais + Serviços Diversos fretes e seguros = -5 + 2= -3 renda de capitais = juros + lucros = -8 -4 = -12 serviços diversos = assistência técnica = -3

Balanço de pagamentos Solução: Balanço de Transações Correntes = BC + B. de serviços + Transferência unilateral = -3-18+(2+1) = -18 Conta Capital e Financeira = Investimentos diretos + Empréstimos – Amortizações = 4+12-3=13 Balanço de Pagamentos= BTC + CCF = -18+13 = -5

Revisão O que vem a ser a Teoria das Vantagens Comparativas? Defina regime de câmbio fixo, câmbio flutuante e flutuação suja. Comente o efeito da taxa de câmbio sobre Importações e Exportações Dívida externa Taxa de juros