“A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO” Juliana Iten De Martino Coordenadora da Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência juliana.iten@fnq.org.br
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.
PRINCIPAIS PRÊMIOS / MODELOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países
Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência Programas/ Movimentos alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão MPE R S 11 Programas e Prêmio Setoriais 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 21 Prêmios das MPEs S R MPE “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO DESTAQUES Dados atualizados até fevereiro/2007 54 MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG 536.000 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS +866.000 HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO +30.000 VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +15.000 MEMBROS APOIADORAS DE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS +65.000 PESSOAS CAPACITADAS EM MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO®
MODELO “BRASILEIRO” DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO®
BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO MODELO Aplicação de Fundamentos da Excelência e de Critérios de Avaliação reconhecidos e utilizados mundialmente Visão sistêmica da Organização Foco na realização de resultados Promoção da cooperação interna Compartilhamento das informações internas Identificação de seus pontos fortes e oportunidades para melhoria Medição e identificação do seu desempenho perante os referenciais Capacitação interna para se auto-avaliar
Correlação de Fundamentos x Critérios Rsponsabilidade Social Valorização das pessoas Orientação por processo e informações Desenvolvimento de parcerias Geração de valor Pensamento Sistêmico Aprendizado Organizacional Cultura de inovação Liderança e Constancia de propósitos Visão de Futuro Conhecimento do cliente e mercado Critérios Liderança Estratégias e Planos Clientes e Mercado Sociedade Informação e conhecimento Pessoas Processos Resultados Processos Gerenciais R
O DESAFIO DA GESTÃO
Mudança de paradigmas nas organizações DIMENSÕES DE PARA Ambiente externo Estabilidade, mudança progressiva e linearidade Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial Organizações Máquina, sistema isolado e independência Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade Liderança Comando e controle, liderança centralizada e restrita à empresa Líder como mentor, focalizador e símbolo, com liderança distribuída e abrangendo o ecossistema Sociedade e meio ambiente Restrições sujeitas a cálculo custo/benefício Partes integrantes do ecossistema da organização Estrutura Pirâmide e integração vertical Redes e integração horizontal Percepção de valor Avaliação objetiva de ativos tangíveis Avaliação subjetiva de ativos intangíveis
Mudança de paradigmas nas organizações DIMENSÕES DE PARA Interação Competição, regionalidade e relacionamento utilitário Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade Inovação Localizada Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema Conhecimento Crescimento linear e acesso restrito Crescimento exponencial e acesso universal Aprendizado/ educação Função da escola e se aprende uma vez para o resto da vida Função da escola e empresa e se aprende durante toda a vida Tecnologia da Informação Mais tecnologia, menos pessoas Maior conteúdo intelectual e transformação do trabalho em experiência mais rica e desafiadora
EVOLUÇÃO DO CAIXA OPERACIONAL 1994 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2004 Prêmio Nacional da Qualidade ISO9001 CEDAC Gestão à Vista 5 S Comitê da ISO14001 Marca de Conformidade BS8800 425 dias sem acidente CPT Critérios Excelência FPNQ Comitê da Gestão Pró-Voluntário ISO9001:2000 SA8000 PNQ - 3ª etapa Seis Sigma PNQ 1ª etapa 2ª etapa OHSAS 18001 Fonte: Belgo Juiz de Fora - Premiada 2004
EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação Acumulada, Descontada a Inflação (IGPM) SERVIÇO INDÚSTRIA COMÉRCIO
% sobre o Faturamento Líquido MARGEM DE LUCRO % sobre o Faturamento Líquido INDÚSTRIA SERVIÇO COMÉRCIO
COMO COMEÇAR
O caminho para excelência Classe Mundial Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência Rumo a Excelência Implementando as práticas de gestão Compromisso com a Excelência Esforço
Implantando o Modelo de Excelência da Gestão® - exemplo Mapeamento / Inventário das práticas Construção do Mapa do Negócio Entendimento da base do Modelo: Fundamentos da Excelência + Critérios de Excelência Auto-avaliação A auto-avaliação pode também ser a primeira etapa do processo Elaboração do Plano de Melhorias (prioridades) Análise crítica dos pontos fortes e Oportunidades para melhoria Análise crítica do processo (auto-avaliação e implementação) Implementação das Melhorias Monitoramento da implementação
Prêmio de Competitividade para MPEs SUCESSO EMPRESARIAL
Prêmio de Competitividade para MPEs SUCESSO EMPRESARIAL
Resultados Prêmio de Competitividade para MPEs ciclo 2006 Relação de empresas inscritas e candidatas 17,9% 12,6% 16,7% Receberam Relatório de Auto-Avaliação e Avaliação com feedback da gestão
Resultados 2006 Relação de empresas candidata por categoria
Desempenho das MPEs Brasileiras Prêmio de Competitividade para MPE – ciclo 2006 Organizações visitadas do Prêmio de Competitividade ciclo 2006
CONHECIMENTO DISPONÍVEL
Portal FNQ www.fnq.org.br Data: 23/4/2007
Curso Virtual do MEG (gratuito)
Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Webcasting Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007
Banco de Boas Práticas PORTAL: www.fnq.org.br
SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio
RELATÓRIOS DA GESTÃO E RELATÓRIOS DOS COMITÊS TEMÁTICOS
“O FUTURO TEM UM PÉSSIMO HÁBITO: CHEGAR DE REPENTE“
Desejamos a todos sucesso em sua jornada rumo à excelência ! Contato com a FNQ: Tel.: (11) 5509-7700 Juliana Iten De Martino Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência Juliana.iten@fnq.org.br