Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA 5S ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO
Advertisements

? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Prof. Edson Costa Aildefonso
5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
É o primeiro passo recomendado para atingir
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
Programa 5S Housekeeping.
MANUFATURA PRODUTIVA TOTAL
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
5S JEFFERSON BUENO.
Qualidade e Produtividade
8 - Sempre lugar emprestado, lugar inapropriado para atividades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
5 Ss Por Carlos Reis.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
O início de uma grande mudança
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management
Sustentabilidade Ambiental
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
M&M – Assessoria Técnica para confecções
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Os 5 Sensos da Qualidade.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
Programa de 5S.
Programa 5S.
Just in time Aula 07.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
PROGRAMA.
Vídeo Motivacional.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
O Enfoque básico desta metodologia é a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho que permite maior produtividade com qualidade. A representação.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
4°S - SEIKETSU: Asseio/Higiene/Saúde
É capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto; Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais; Melhora.
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
Gestão e Certificação de Laboratório1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco Gestão e Certificação de Laboratório Henrique.
Representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri = Utilização Seiton = Ordenação Seisou = Limpeza Seiketsu = Saúde Shitsuke = Autodisciplina.
O NOSSO FOCO ESTÁ ONDE VOCÊ PRECISA: EM SUA EMPRESA.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke

Os “5S” são cinco sensos ou sentimentos que as pessoas devem desenvolver para melhorar o ambiente em que vivem ou que trabalham. São eles:

Método 5 S's Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitsuke 1º Senso = Separar o necessário do desnecessário (Descarte). 2º Senso = Arrumar, organizar (Arrumação) 3º Senso = Limpeza 4º Senso = Manter o local limpo, definir padrão 5º Senso = Ordem mantida (Disciplina) Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitsuke Senso de Utilização Senso de organização Senso de Limpeza Senso de Higiene Senso de Disciplina

Apresentação do 5 S’s O 5 S’s tem provocado uma efetiva revolução nas empresas brasileiras. Contabilizam-se ganhos de Produtividade e motivacionais, sem falar na eliminação de desperdícios; O 5 S’s objetiva a implantação de 5 atividades de simples aplicação que, ao serem praticadas promovem resultados surpreendentes; Praticando o 5 S’s, você terá melhorias no ambiente de trabalho e principalmente em sua própria casa. Com o 5 S’s todos ganham, principalmente você !

Introdução do Método 5 S’s Implantação da Qualidade Total, baseando- se na eliminação do desperdício (tudo o que gera Custo extra); Método 5 S’s: surgido no Japão na década de 60. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação dos métodos da Qualidade Total naquele país; A introdução do método 5 S’s, será a base para o início do trabalho visando a norma Qualidade Total ISO - 9000

Fases do Método 5 S’s 1ª. SEIRI = DESCARTE : tenha somente o necessário, na quantidade correta; 2ª. SEITON = ARRUMAÇÃO : um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar; 3ª. SEISO = LIMPEZA : gente merece o melhor ambiente; 4ª. SEIKETSU = HIGIENE : qualidade de vida no trabalho, é a manutenção da limpeza e da ordem; 5ª. SHITSUKE = DISCIPLINA : ordem, rotina e constante aperfeiçoamento.

Aspectos Gerais É necessário uma mudança nos hábitos de todos os envolvidos nesse processo, visto que algumas coisas que estamos acostumados a fazer terão que ser alteradas e mantidas da forma como o método sugere; A somatória dos 5 tópicos trazem uma excelência ao meio de trabalho, isso facilita o desenvolvimento das pessoas e o aperfeiçoamento das tarefas a serem realizadas.

1.1 - DESCARTE - Seiri Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Vantagens : 1 - Reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistemas de armazenamento, transporte e seguros; 2 - Facilita o transporte interno, o arranjo físico, o controle de produção, a execução do trabalho no tempo previsto;

1.1 - DESCARTE - Seiri 3 - Evita a compra de materiais e componentes em duplicidade e também danos a materiais ou produtos armazenados; 4 - Aumenta o Retorno do Capital empregado; 5 - Aumenta a Produtividade das pessoas envolvidas; =

1.2 - DESCARTE - Seiri 6 - Traz maior senso de organização e economia, menor cansaço físico, maior facilidade de operação. Exemplos : a guarda de produtos obsoletos, ferramentais de produtos que não são fabricados a tempos, sobras de Matérias-Primas que dificilmente serão reaproveitadas, etc.. Em todos esses casos os materiais podem ser vendidos trazendo novo capital para a empresa.

1.3 - Como praticar o DESCARTE: 1 - Escolha seu local de trabalho para uma experiência de Descarte; 2 - Faça uma série de fotografias do ambiente para, no final da tarefa, comparar os resultados obtidos; 3 - Defina quem faz o que, onde quando e como (descrição de função, planejamento, definição de processo);

1.4 - Como praticar o DESCARTE: 4 - Liste tudo que estiver dentro do seu ambiente de trabalho ( ferramentas, máquinas, estoques, móveis, papeis, etc.); 5 - Defina o que é necessário através de instruções claras, para que todos possam separar o útil do inútil;

1.5 - Como praticar o DESCARTE: 6 - Avalie e Quantifique o que está sendo descartado, respondendo : - O que deve ser jogado fora ? - O que pode ser guardado num depósito ? - O que pode ser útil para outro setor ? - O que deve ser consertado ? - O que pode ser vendido ? Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores, para que escolham entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar. Estender a prática de Descarte a todos os setores.

Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso. 2.1 - ARRUMAÇÃO - Seiton Cada coisa tem seu único e exclusivo lugar. Cada coisa, após o uso, deve estar em seu lugar. Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso. Ter o que é necessário, na quantidade, na qualidade, na hora e lugar certos.

2.2 - ARRUMAÇÃO - Seiton VANTAGENS : 1 - Menor tempo de busca do que será necessário para operar; 2 - Menor necessidade de Controles de Estoque e Produção; 3 - Facilita o transporte interno, controle de produção e a execução do trabalho no prazo;

2.3 - ARRUMAÇÃO - Seiton 4 - Evita a compra desnecessária de materiais e componentes e a danificação de materiais ou produtos armazenados; 5 - Aumenta a Produtividade das pessoas e máquinas; 6 - Aumenta o Retorno de Capital

2.4 - ARRUMAÇÃO - Seiton 7 - Maior racionalização do Trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente. Fornecer um exemplo Exercite para reforçar o aprendizado

2.5 - Como Praticar a Arrumação Analise a situação atual ; Analise como as coisas estão sendo colocadas, onde e por que; Arrumação é um estudo de Eficiência e esta depende da velocidade necessária para pegar e colocar as coisas em seus devidos lugares.

2.6 - Como Praticar a Arrumação Defina um lugar para cada coisa ; Para definir critérios para a colocação das coisas nos lugares, algumas perguntas devem ser respondidas : 1 - É possível reduzir os estoques ? 2 - O que está à mão precisa mesmo estar ali ? 3 - Os nomes das coisas estão padronizados ? 4 - Qual o melhor local para cada coisa ?

2.7 - Como Praticar a Arrumação Decida como guardar as coisas - Faça uma análise do estoque, conhecendo as características de cada item. Lembre-se : 1 - Todas as coisas devem ter um nome e os nomes devem ser conhecidos de todos. 2 - Todas as coisas devem ter espaço definido de estocagem e a indicação exata do local de estocagem. Garanta que todos sigam as regras - defina e divulgue procedimentos e normas.

3.1 - LIMPEZA - Seiso Cada pessoa deve saber da importância de estar em um ambiente Limpo. Cada pessoa na empresa deve, antes e depois de qualquer trabalho realizado, retirar o lixo resultante e dar-lhe o fim que foi previamente acordado. Um ambiente limpo lembra qualidade e segurança.

3.2 - LIMPEZA - Seiso O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona : 1 - Maior Produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho; 2 - Facilita a venda do produto ou serviço; 3 - Evita perdas e danos de materiais e produtos; 4 - É fundamental para a imagem ( interna e externa ) da empresa;

3.3 - Como Praticar a Limpeza Com a ajuda da equipe da qualidade, conscientize o pessoal sobre a importância e os benefícios da máxima limpeza no ambiente de trabalho. Cada um passa a ser responsável pela limpeza em seu ambiente de trabalho.

3.4 - Como Praticar a Limpeza 1 - Todos devem limpar ferramentas e utensílios antes de guarda-los. 2 - As mesas, armários e móveis devem estar limpos e em condições de uso; 3 - Nada deve ser jogado no chão; 4 - Diariamente, retirar o pó e sujeira dos pisos, paredes, janelas, portas, prateleiras, armários, mesas, cortinas, cadeiras e locais usados.

3.5 - Comentários sobre Limpeza Não existe exceção quando se trata de limpeza. O objetivo NÃO é impressionar visitantes, mas proporcionar o ambiente ideal para obter a qualidade total.

3.6 - Comentários sobre Limpeza Levante sugestões para a melhoria da limpeza do local de trabalho. Marque “ o dia da Limpeza ” , que deve ser preparado como se fosse uma festa. No dia da limpeza, todos devem fazer a limpeza básica em conjunto, inclusive você, varrendo tirando lixo, teias de aranha, jogando papeis inúteis fora, fazendo pequenos consertos, etc..

Eliminando a causa da sujeira sua estação ficará mais limpa. Em sua estação de trabalho verifique o tipo de sujeira que ocorre com mais freqüência e busque descobrir a causa. Eliminando a causa da sujeira sua estação ficará mais limpa.

4.1 - HIGIENE - Seiketsu Higiene é a manutenção da limpeza e da ordem. Quem exige e faz Qualidade cuida muito da aparência. Em um ambiente limpo, a Segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo, não pode fazer ou Vender produtos ou serviços de qualidade. Ter a empresa limpa e asseada requer gastos com sistema e materiais de limpeza. Requer manutenção da ordem, da limpeza e da disciplina.

Manter as “coisas” ordenadas, arrumadas, limpas e asseadas, segundo padrões definidos.

4.2 - HIGIENE - Seiketsu Vantagens : 1 - Facilita a segurança e o melhor desempenho dos empregados; 2 - Evita danos à saúde do operário e do consumidor; 3 - Melhora a imagem da empresa internamente e para o Cliente; 4 - Aumenta a satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho e a empresa;

4.3 - HIGIENE - Seiketsu Na promoção de uma política de higiene na empresa, alguns recursos visuais são úteis : 1 - Avisos que ajudem as pessoas a evitar erros nas operações, em seus locais de trabalho; 2 - Avisos de perigo e outras advertências: 3 - Indicações de locais onde coisas devem ser colocadas; 4 - Designação e / ou Informações sobre equipamentos e máquinas; 5 - Lembretes de advertência e/ou lembretes operacionais; 6 - Avisos de manutenção preventiva; 7 - Instruções necessárias ao trabalho.

4.4 - HIGIENE - Seiketsu Ao optar pela comunicação visual, Lembre-se : 1 - Os avisos e comunicados devem ser visíveis à distância; 2 - Devem estar colocados em locais pertinentes; 3 - Devem ser claros, objetivos e de rápido entendimento; 4 - Devem contribuir para a criação de um local de trabalho motivador e arrumado.

5.1 - DISCIPLINA - Shitsuke É a Rotinização da melhoria alcançada; É a Obediência à Rotina; É a busca constante da Melhoria; É a Educação do ser humano.

5.2 - DISCIPLINA - Shitsuke Vantagens: 1 - Reduz a necessidade de controle; 2 - Facilita a execução das tarefas ou operações; 3 - Evita Perdas oriundas do não-surgimento de rotinas; 4 - Traz Previsibilidade do Resultado Final de qualquer operação; 5 - Os produtos ficam dentro dos requisitos de qualidade, reduzindo a necessidade de controles, pressões, etc.

Resumo 5 S’s Exponha o que foi aprendido; Defina maneiras de aplicar o treinamento; Peça comentários a respeito da sessão de treinamento. 5 S’s