Programa de Financiamento às Exportações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Custo de Crédito 25 de Agosto/ 2011 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.
Advertisements

23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
Organização e Técnicas Comerciais
PRODUTOS E RECURSOS PARA INDÚSTRIA NAVAL 02 de julho de 2012.
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
1 Novembro/ Em 10/03/09 o Estado de São Paulo alienou o controle do Banco Nossa Caixa ao Banco do Brasil Em 11/03/09 foi constituída a Nossa Caixa.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Pagamentos internacionais
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Análise Financeira Hermano Perrelli
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Implementação de Sistemas
FINANÇAS CORPORATIVAS
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Fundamentos da Proteção Financeira
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Sistema de Contas Nacionais SCN
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
Comitê Temático Investimento e Financiamento
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
O apoio do BNDES às exportações brasileiras 13 de maio de 2009 Belém - PA 13 de maio de 2009 Belém - PA Alessandra Marques da Silva Área de Comércio Exterior.
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
Superintendência Estadual do Paraná Junho/2010
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
Fundamentos da Proteção Financeira
Superintendência Estadual de Pernambuco
Aprendendo a montar sua empresa...
Apoio aos Negócios e Financiamentos
1 Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná Setembro de 2007.
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Programa de Financiamento às Exportações
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
Programa de Financiamento às Exportações
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Produtos e Serviços para a sua Empresa
Política Geral de Emprego (no âmbito da Agenda Nacional de Trabalho Decente): Proposta para discussão de necessidades, opções e prioridades Armand F. Pereira.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
CARTÃO DE PAGAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PAULO M. BUSS.
Sistemática de Importação e Exportação
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
AUDITORIA Ativo Imobilizado
ENTIDADES INTERVENIENTES
Seguro de Crédito à Exportação
Sistemas de Informação para Operações
Processo de importação
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Mercado de Crédito Objetivo:
Captação de recursos em TI
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
FINALIDADE Apoiar investimentos em projetos de infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de.
“O índice de cálculo para atualização monetária das dívidas dos Estados e Municípios” Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e.
Objetivos e Instrumentos
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
Transcrição da apresentação:

Programa de Financiamento às Exportações PROEX Programa de Financiamento às Exportações

PROEX É um programa do Governo Federal de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, a custos compatíveis com os praticados no mercado internacional.

FINANCIAMENTO EQUALIZAÇÃO Modalidades de Incentivo FINANCIAMENTO Financiamento com recursos do Tesouro Nacional às exportações de bens e serviços (fase pós-embarque). EQUALIZAÇÃO Sistema por intermédio do qual o exportador financia suas exportações com recursos obtidos no mercado e o Governo Brasileiro arca com parte dos juros da operação de forma a torná-los compatíveis com os praticados internacionalmente.

Agenda serviços - itens elegíveis exportação de serviços no contexto PROEX contratação do crédito PROEX Financiamento - aspectos relevantes

serviços - itens elegíveis exportação de serviços no contexto PROEX contratação do crédito PROEX Financiamento - aspectos relevantes

itens elegíveis: Serviços que contribuam para a atividade econômica interna, geração de empregos no País, nível de investimento e modernização tecnológica, ou que possam determinar o subsequente fornecimento de produtos nacionais. Exemplos (Portaria MDIC 208, DE 20/10/2010): Construção de estradas, portos, barragens, linhas de transmissão, edificações residenciais e não residenciais Análises e Exames Técnicos Pesquisa e Desenvolvimento Manutenção e Reparação de Máquinas e Equipamentos Design Serviço Jurídico Auditoria, Contabilidade e Consultoria Outros, a critério do COFIG

serviços - itens elegíveis exportação de serviços no contexto PROEX contratação do crédito PROEX Financiamento - aspectos relevantes

contexto PROEX A qualificação de uma venda externa como uma exportação de serviços não depende necessariamente do volume e/ou da percentual da participação de bens no valor total do empreendimento. O exame é realizado caso a caso, considerando as características do item a ser exportado, sendo entendida como tal, a operação onde os serviços a serem prestados constituam a própria essência da operação. Exemplo: a construção de uma rodovia

contexto PROEX Não são entendidos como exportações brasileiras os gastos efetuados no país importador ou em terceiros países à título da compra de bens, qualquer que seja a origem. Da mesma forma, os custos correspondentes à mão-de-obra (salários e demais encargos) deverão ser pagos no Brasil, em moeda nacional.

contexto PROEX O Programa não admite a remessa de recursos financeiros para a manutenção de pessoal expatriado. Também não admite o adiantamento de recursos financeiros por conta dos serviços a serem prestados.

serviços - itens elegíveis exportação de serviços no contexto PROEX contratação do crédito PROEX Financiamento - aspectos relevantes

contratação do crédito PROEX FINANCIAMENTO EXPORTADOR BRASILEIRO - SUPPLIER’S CREDIT negociação dos títulos ou documentos de exportação (refinanciamento) IMPORTADOR - BUYER’S CREDIT contrato de financiamento firmado entre o governo brasileiro e entidades estrangeiras

serviços - itens elegíveis exportação de serviços no contexto PROEX contratação do crédito PROEX Financiamento - aspectos relevantes

proposta de enquadramento valor da exportação / financiamento / gastos locais etapas desenvolvidas no País e no exterior descrição de bens (consumo durável / de capital e demais equipamentos utilizados e/ou incorporados) aspectos relevantes (localização, tecnologia, impacto ambiental, geração de empregos, etc.) edital de licitação cronograma de embarques/faturamento

BB 8 3 9 5 1 2 4 7 10 6 STN Fluxo Operacional - supplier’s credit Pagamento da exportação Banco Garantidor Importador 3 Embarque e/ou faturamento constituição de garantia 5 Remessa financeira (pagamento) 9 Negociação 1 Exterior 2 Pedido de enquadramento Brasil BB Exportador 4 negociação de documentos Repasse de recursos financeiros 10 7 Desembolso ao exportador Solicitação de recursos financeiros 6 STN

Taxas LIBOR em 19/08/2011 LIBOR DE 2 MESES - 0,25589 % a.a. LIBOR 3 MESES - 0,30300% a.a. LIBOR 6 MESES - 0,46706% a.a. LIBOR 12 MESES - 0,78439% a.a.

Contatos Diretoria de Negócios Internacionais Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior Porto Alegre age1690@bb.com.br Diretoria de Comércio Exterior - DICEX Gerência de Negócios de Comércio Exterior - GENEX Divisão de Financiamento de Exportações - PROEX proex@bb.com.br