Abertura:Diretor DEPME – Sérgio Nunes Apresentação dos novos Coordenadores Aprovação da Memória da 14ª Reunião Posicionamento sobre as ações do CT Inovação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Caravana Nacional em Defesa do SUS
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Propriedade Intelectual
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
8ª Reunião Ordinária do Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 09 de fevereiro de 2011.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
11ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços Superintendência da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Minas Gerais.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Realização e Coordenação: Execução:
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
17ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
15ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior
13ª. Reunião GAT Grupo de Assessoramento Técnico 07 de fevereiro de 2012.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
16ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Brasília – 2011 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Por Marcos Ribeiro Consultor SEBRAE NA.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
12ª. Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico 04 de outubro de 2011.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
6a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 17 de agosto de 2010.
15h00: Abertura e Informes Gerais Secretaria Técnica e Coordenadores 15h10: Aprovação da Ata da 13ª Reunião Ordinária 15h15: Posicionamento do andamento.
12ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 06 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
14ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
9ª Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de abril de 2011.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
3ª Reunião Extraordinária Grupo de Assessoramento Técnico - GAT Grupo de Assessoramento Técnico - GAT 07 de dezembro de 2011.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Abertura:Diretor DEPME – Sérgio Nunes Apresentação dos novos Coordenadores Aprovação da Memória da 14ª Reunião Posicionamento sobre as ações do CT Inovação colaborativa e Articulação com os Fóruns Regionais. Apresentação da proposta de ações para o Plano de Ação do CT Atividade de Trabalho – coleta de sugestões das ações para o CT com os participantes Encerramento

RepresentaçãoNomeInstituição Governo TitularMarcos Vinicius de SouzaMDIC 1º SuplenteMárcia de Souza PontesMDIC 2º SuplenteDiogo Bezerra BorgesMCTI Iniciativa Privada TitularErcílio Santinoni MONAMPE 1º SuplenteAlberto Farias Gavini Filho MONAMPE 2º SuplenteWagner Antonio Baraldi de Oliveira MONAMPE ConsultorRenato Castelo JrSebrae

Ação 1 - Inovação Colaborativa Resumo: consiste na preparação de uma pesquisa de interesse, identificação de participantes, aplicação, análise e definição de novas ações. Considerações: 1)Papel dos Comitês como ferramenta propositiva e menos executiva 2)Envolver e enfatizar a representação do Fórum para coleta de informações de forma colaborativa 3)Destaque para as ações identificadas na Agenda Estratégica 2011 – 2020

Ação 2 - Articulação com os Fóruns Regionais Resumo: consiste na articulação sistematica das Instancias Estaduais do Forum. Considerações: 1)Entendendo que se trata de uma atividade meio, esta ação estará presente nas ações futuras 2)Fortalecer a interação com a Secretaria Técnica para prover as informações relevantes dos CT`s no âmbito Estadual

Atividade: - Coleta rápida para composição de uma lista de atividades propositivas para tornar o ambiente mais favorável à inovação nas MPE e EPP O que queremos: -Maior participação das Instituições participantes do CT de Tecnologia e Inovação -Possibilidade de construir um plano que represente as necessidades das MPE no Forum Foi considerado a Agenda Estratégica e as contribuições dos Coordenadores. A partir destas ações, o Comitê poderá sugerir formas, de acordo com a experiência de cada um, para tornar as MPE e EPP mais inovadoras.

1)Distribuição de material (informações e formulário) 2)Orientar a forma de trabalho 3)Distribuir os formulários e orientar como será enviado o para contribuições das instituições. 4)Recolher as contribuições 5)Consolidar em formato de Plano de Ação (após 2 semanas) 6)Enviar aos participantes (após 3 semanas)

Ação 1 - Propor melhores práticas para incentivo e apoio coletivo a Tecnologia e Inovação para ME e EPP Ação 2 - Ajustar linhas de financiamento para Tecnologia e Inovação para ME e EPP Ação 3 - Propor alterações no Marco Legal de inovação contemplando ME e EPP Ação 4 - Melhorar ambiente para o investimento de capital de Risco para as ME e EPP Ação 5 - Sensibilizar a ME e EPP sobre a Propriedade Industrial - INPI

O QUE (What)COMO (How)QUEM (Who) Ações a serem realizadas Passos a serem executados Responsáveis Identificar ações exitosas e casos de sucesso dentre APLs existentes identificar as demandas dos setores prioritários do PBM Criar um modelo de atuação com políticas governamentais Apresentar Proposta Modelo do formulário de coleta de sugestões

Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior Secretária de Comércio e Serviços Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas