Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Percepção em Mobile Learning
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Maio / 2006.
Ajudar as pessoas a aprender
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Universidade de Aveiro
Programa e Plano de Ensino
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Qualiti Courses :: Documento de Requisitos. {icc2, jmmn, mmc2, CIn-UFPE Equipe Ivan Cordeiro Cardim Julio Maravitch Maurício.
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Backtracking Katia Guimarães.
Apresentação do Projeto
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Sistema de Gestão de Aprendizagem de Segunda Geração
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Interiorização do conhecimento
Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’
Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração
Percepção em M-Learning
CASE: O POSTGRESQL EM BI Milhares de operações diárias consolidadas "near-real-time" PGDay Campinas Wagner Correa Ramos Anderson.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Curso de Capacitação em Educação a Distância
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Sistema de gestão de aprendizagem
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Formação de Tutores a Distância
TV Digital Design da interação com envolvimento do usuário em contexto econômico coletivo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
Quem somos.Reply Alex Sandro Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Capital Login Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Enoque Calvino Erick Pinheiro.
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Uso de Plataforma Virtual de Ensino
E-learning Corporativo. E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo
VII Encontro CIn sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software Thierry Araujo Avaliação dos resultados do projeto SmartSim e perspectivas para.
A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA Caroline Bohrer do Amaral Lúcia Barros de Souza Co-autora: Maria Carolina Colombo Orientadora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração

Amadeus: significado do nome Anagrama de... Agentes Micromundos e Análise do DEsenvolvimento no USo de Instrumentos Agente: IA Micromundo: Jean Piaget Brincando... AMADeus Amadeus (Mozart) !? Personalidade Sonoro Verdadeira Inspiração: Villa Lobos… ... e o povo brasileiro CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

2007: Primeiro realease no II ESLPE Amadeus: Histórico 2001-2004 Projeto Protem-CC 2003 Criação do grupo CCTE 2005-2007 Projeto CNPq Projeto MEC Projeto FINEP 2007: Primeiro realease no II ESLPE CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Quem faz? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Adaptive Path 29 October 2001 Quem faz? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Gilberto Nunes Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Júlio Markovitch Laís Neves Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Nelson Rosa Parnésio Damasceno Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César Você… CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Pesquisa original TESES DE DOUTORADO Apuena Vieira Gomes. Uma Abordagem Centrada no Usuário para Ferramentas de Suporte a Atividades Docentes em Ambientes de Educação à Distância. DISSERTAÇÕES DE MESTRADO Maria Cládudia Barbosa Costa. Ambiente colaborativo de aprendizagem baseado em medidas, em tempo real, de grandezas físicas para o ensino de conceitos físicos. Ana Emília de Melo Queiroz. Design interativo de agentes inteligentes de interface para software educativo de matemática. Maurício Motta Braga. Design de software educacional baseado na teoria dos campos conceituais. Jocélio de Oliveira Dantas Passos. Design interativo de ferramenta de manipulação de objetos de aprendizagem de ambientes virtuais de ensino à distância. Jorge Luis Cavalcanti Ramos. Requisitos para ferramentas de avaliação em ambientes virtuais de ensino. Socorro Vânia Lourenço Alves. Suporte à percepção em groupware síncronos de aprendizagem. Cibele da Rosa Christ. Uso de Mecanismos de Percepção Social para auxiliar atividades de acompanhamento e de avaliação em Ambientes de E-Learning. Enoque Calvino Alves. Design de componentes educacionais síncronos. Flávia Veloso A Análise da atividade no processo de ensino assíncrono via lista de discussão: Estudo de caso em curso de formação continuada de professores de matemática em regime semipresencial. Centro de Educação da UFPE. TRABALHOS DE GRADUAÇÃO Gilberto Trindade Henriques Nunes Uma Arquitetura para o Servidor de Jogos Multiusuário do AMADEUS-MM. João Rodrigo Teixeira de Souza Coutinho. Prototipagem Rápida como Forma de Envolvimento de Usuário em Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Software. Cynthia Belleza Bernardino. Design interativo em processos ágeis de desenvolvimento de software. Filipe Levi Barros de Azevedo. Prototipação rápida no ciclo de design iterativo de aplicações multimídia para formação de professores. Milton Burgos Josué Neto. Transparência social em ambientes colaborativos de ensino: interação e percepção no ambiente ead. Ana Emília de Melo Queiroz. Identificação do tipo de estratégia de análise de dados mais adequada para ser implementada no desenvolvimento do servidor ADeCUI. Sávio Denilson Alves de Lima. Suporte ao planejamento didático como atividade docente num ambiente virtual de ensino. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Quem Apóia Adaptive Path 29 October 2001 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Centro de Informática Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Números Atuais Docentes: 56 PhDs + 2 MScs Alunos de graduação: em torno de 800 Alunos de pós-graduação: Mestrado e doutorado: em torno de 250 Especialização: 40 Já formamos: Cerca de 1.000 na graduação Mais de 700 na pós-graduação ~100 teses de doutorado ~660 dissertações de mestrado 23 empresas foram criadas a partir do CIn CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cooperação Acadêmica e Industrial BNB, Receita Federal, Banco Central do Brasil, C.E.S.A.R, Chesf, Epson, Porto Digital, IBM, Qualiti, SOFTEX Recife, Microsoft, Oracle, Consist, Motorola, Samsung, Eldorado, Positivo, Telemar, Emprel, Fisepe Universidades de Los Angeles, Berlin, Harvard, INRIA, Columbia, Kent, Berkeley, Glasgow, Aarhus, Oxford e Karlsruhe, Tuebingen, Paris VI, Versailles, Stevens Institute of Technology, Valencia, Málaga, Sevilha, Porto, Toronto CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Sistema de Gestão da Aprendizagem Adaptive Path 29 October 2001 Sistema de Gestão da Aprendizagem Segunda Geração Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Características gerais Adaptive Path 29 October 2001 Interface simples Características gerais CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Características específicas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Adaptive Path 29 October 2001 Características Plataforma de ensino à distância que possibilita estender as formas de interação a alunos e professores para melhorar o aprendizado. Problemas formulados e soluções propostas nas seguintes áreas: Suporte ao trabalho docente em EaD Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Extensão da experiência do usuário: jogos e micromundos Percepção social em interface web e ambientes síncronos Resultados: http://www.cin.ufpe.br/~ccte. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Por que ‘Segunda Geração’? Diferenciais competitivos Por que ‘Segunda Geração’? Simplicidade e percepção para as atividades de usuários Único LMS a utilizar Java/Ajax na interface do usuário Linguagem gráfica moderna e visualização Serviços de percepção na interface da aplicação web Arquitetura permite extensão da experiência de usuários Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado Servidor e plataforma de componentes síncronos de aprendizagem Integração com aplicativo multiusuários leitor de vídeos Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (percepção, colaboração, engajamento, imersão em contexto de jogos) Acesso à plataforma por dispositivos móveis: mobile learning CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Objetos de aprendizagem: Multimídia rica Adaptive Path 29 October 2001 Objetos de aprendizagem: Multimídia rica Learn Player que interpreta o conteúdo multimídia utilizado em cursos e treinamentos Design instrucional: desenvolvimento de conteúdos didáticos para o meio eletrônico CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Manipulação colaborativa de representações Adaptive Path 29 October 2001 MicroMundos Manipulação colaborativa de representações Estimula o aprendizado de estruturas matemáticas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Acesso à medida em tempo real Adaptive Path 29 October 2001 Acesso à medida em tempo real Realizando Experimentos Físicos pela Internet CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

imersão em contexto de jogos Adaptive Path 29 October 2001 imersão em contexto de jogos Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Adaptive Path 29 October 2001 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Comente os vídeos na mesma hora que outros alunos estão assistindo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Adaptive Path 29 October 2001 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Engajamento dos participantes Adaptive Path 29 October 2001 M-Learning Engajamento dos participantes CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Cenário de uso Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Primeiros passos Planejar processos e logística Desenvolver versões digitais do conteúdo Implantar Plataformas de Gestão Aprendizagem Disponibilizar os materiais Acompanhar o progresso dos formando CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Disponibilizando o conteúdo Adaptive Path 29 October 2001 Disponibilizando o conteúdo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Colaboração entre pares Adaptive Path 29 October 2001 Colaboração entre pares Plataforma Eventos Presenciais CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Mobile learning: Engajamento Adaptive Path 29 October 2001 Mobile learning: Engajamento CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo Adaptive Path 29 October 2001 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Didática de Educação a Distância Adaptive Path 29 October 2001 Didática de Educação a Distância TV Internet Presencial Telefonia CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Interação entre os usuários Adaptive Path 29 October 2001 ANTES DEPOIS Interface web Mídias integradas Aulas presenciais Interação entre os usuários CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Projeto Centrado no Usuário Adaptive Path 29 October 2001 Projeto Centrado no Usuário Prototipagem Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

“Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão Adaptive Path 29 October 2001 “Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

“Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas Adaptive Path 29 October 2001 “Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

1ª Versão: Agosto de 2007 Prototipagem Especificação Implementação Adaptive Path 29 October 2001 Prototipagem Especificação Implementação 1ª Versão: Agosto de 2007 100% Cadastro 100% 100% 100% Avaliação 70% 40% 50% Jogos 0% 0% 20% Mobile 0% 0% 100% SDMM 100% 100% CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

2ª Versão: Abril de 2008 (versão 0.1 unstable) Adaptive Path 29 October 2001 Prototipagem Especificação Implementação 2ª Versão: Abril de 2008 (versão 0.1 unstable) 100% Cadastro 100% 100% 100% Avaliação 70% 0% 100% Jogos 100% 100% 100% Mobile 50% 80% --- % SDMM 80% 60% CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Prêmios Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 Adaptive Path 29 October 2001 MicroMundos Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Excelência em Pesquisa ABED em 2007 Adaptive Path 29 October 2001 EriMont Excelência em Pesquisa ABED em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Adaptive Path 29 October 2001 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Pesquisa e Inovação Entender o papel de plataformas na constituição de comunidades de aprendizagem e seu impacto na aprendizagem Percepção e privacidade em plataformas de ensino Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e-learning Integração com o SBTVD (DTV) CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Obrigado! Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br