Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grafos eulerianos 1.
Advertisements

Planaridade 1.
CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos Grafos Hamiltonianos.
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Grafos Hamiltonianos.
Teoria dos Grafos – Aula 2
Grafos – Parte 2 Projeto e Análise de Algoritmos Aline Vasconcelos
Teoria dos Grafos Um grafo é um conjunto de pontos, chamados vértices, conectados por linhas, chamadas de arestas. A Teoria dos Grafos é o ramo da matemática.
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
CC/EC/PPGI/UFES Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Coloração.
CC/EC/PPGI/UFES 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Conceitos Básicos.
Percursos em um grafo 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781)
Maria Claudia Silva Boeres
Conectividade e Separabilidade
Coloração Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) 1.
Algumas classes especiais de grafo
CONCEITOS BÁSICOS DE GRAFOS
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Abril
INE Fundamentos Matemáticos da Computação
Teoria dos Grafos – Aula 6
Teoria dos Grafos – Aula 3 Árvores
BCC101 – Matemática Discreta
Grafos Universidade Federal de Pernambuco Anjolina Grisi de Oliveira
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
Prof. Wellington D. Previero
SEMANA DAS 4 CORES.
Grafos Árvores Geradoras.
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Teoria dos Grafos Definições e Terminologia
Teoria dos Grafos Representação de Grafos e Isomorfismo
Teoria dos Grafos Planaridade
Aula de Monitoria – Mini-prova 7
Aula 07 – Limite e Continuidade
Histórico, exemplos e problemas
Operações com grafos União Exemplo
Histórico, exemplos e problemas
O problema do emparelhamento máximo
Grafos Noções Básicas.
Teoria dos Grafos Coloração
Teoria dos Grafos Introdução
Teoria dos Grafos Conectividade
Monitoria de Matemática Discreta
Grafos Universidade Federal de Pernambuco Anjolina Grisi de Oliveira
Grafos Universidade Federal de Pernambuco Anjolina Grisi de Oliveira

Conceitos básicos em grafos
Grafos Planares Victor Cândido da Silva
Ronaldo Celso Messias Correia –

Conexidade 1.
Anjolina Grisi de Oliveira obs: muitos slides foram cedidos por Adolfo Almeida Duran (UFBA) 2005.
Aula de Monitoria – Miniprova




Mestrado em Informática
Aula 12 COLORAÇÃO DE GRAFOS
Anjolina Grisi de Oliveira obs: muitos slides foram cedidos por Adolfo Almeida Duran (UFBA) 2007.
Exercícios de Fluxo em Redes
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Grafos Anjolina Grisi de Oliveira 2005
Engenharia de Computação Mestrado em Informática

1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
Grafos Anjolina Grisi de Oliveira 2007
Árvores (introdução) Anjolina Grisi de Oliveira Obs: vários slides foram cedidos por Adolfo Almeida Duran (UFBA)
 Prof. Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho 1. 2 Redes Sociais GPS Para o correio. Para Viajantes. Pesquisas Biológicas. Distribuição de Tarefas. Recomendações.
Grafos Prof. Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Grafos Coloração Anjolina Grisi de Oliveira Obs: vários slides cedidos por Adolfo Almeida Duran

Quantas cores são necessárias para colorir o mapa do Brasil, sendo que estados adjacentes não podem ter a mesma cor? Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Coloração de Grafos Colorir vértices de forma que vértices adjacentes possuam cores diferentes Relacionar a coloração de vértices com a coloração de mapas Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Se G é um grafo simples, então uma coloração para G é uma atribuição de cores para cada vértice de forma que vértices adjacentes tenham diferentes cores Dizemos que G é k-colorível se podemos atribuir uma das k cores para colorir G O número cromático de um grafo G é o menor número de cores que é necessário para colorir G. Seja c o número cromático de G, escrevemos crom(G)=c Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Grafo G crom(G) = 4 Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Podemos assumir que todos os grafos, para fins de coloração, são simples e conectados, já que arestas múltiplas e vértices isolados são irrelevantes para coloração de vértices Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Está claro que crom(Kn) = n , então existem grafos com número cromático arbitrariamente grande K4 crom(K4) = 4 K6 crom(K6) = 6 Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices No outro final da escala, crom(G) = 1 se e somente se G é um grafo nulo. E crom(G) = 2 se e somente se G é um grafo bipartido não nulo 1 3 2 4 N4 crom(N4) = 1 K3,3 crom(K3,3) = 2 Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Não se sabe quais são os grafos 3-cromáticos, embora seja fácil dar exemplo deles Cn , com n ímpar Wn com n ímpar Grafo de Petersen Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices 3-cromáticos Grafo de Petersen C5 W7 Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Os grafos roda com número par de vértices são 4-cromáticos W6 Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Pouco se pode dizer sobre o número cromático de um grafo arbitrário Se o grafo tem n vértices, então seu número cromático é  n Se o grafo contém Kr como subgrafo, então o número cromático  r Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices (o problema das 4 cores) Se restringimos a atenção a grafos planares, obtemos melhores resultados Teorema Todo grafo planar simples é 6-colorível Esse teorema foi estendido... Teorema das 5 cores Todo grafo planar simples é 5-colorível Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo vértices Um dos maiores problemas ‘’insolúveis’’ da matemática foi a questão: ‘’se o teorema das 5 cores poderia ser fortalecido’’ Esse problema ficou conhecido como: Problema das 4 cores Ele foi primeiro proposto em 1852 e finalmente resolvido em 1976 por K. Appel e W. Haken. Teorema das 4 cores (Appel e Haken, 1976) O número cromático de um grafo planar não é maior que 4 Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo mapas O problema das 4 cores surgiu historicamente em conexão com a coloração de mapas. Dado um mapa contendo diversos países, podemos questionar quantas cores são necessárias para colorir todos os países de forma que os países que fazem fronteira entre si possuam cores diferentes. Provavelmente a forma mais familiar do teorema das 4 cores é a sentença que diz que todo mapa pode ser colorido com apenas 4 cores Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo mapas A figura a seguir mostra um mapa colorido com 4 cores Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo mapas Para deixar essa sentença clara, devemos explicar como usar grafos para representar mapas. Cada mapa no plano pode ser representado por um grafo que é chamado de grafo dual. Cada região do mapa é representada por um vértice. As arestas ligam os vértices que representam regiões que fazem fronteira entre si. Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Colorindo mapas B B A C E A C E D D Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Aplicação de coloração de vértices Horário da prova final – Como podemos definir os horários da prova final das disciplinas de um curso de forma que não haja um aluno com duas provas no mesmo horário? Modelo de grafos: os nós representam as disciplinas. Existe uma aresta entre dois nós se a disciplina possui um aluno em comum. Assim, cada cor define o horário para as provas. Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Aplicação de coloração de vértices Exemplo: existem 7 disciplinas. A seguinte tabela mostra a existência de alunos em comum: onde há * na célula ij, existe um aluno matriculado na disciplina i e na disciplina j. - 7 * 6 5 4 3 2 1 Horário Disc. 1 1 e 6 2 7 e 4 3 3 e 5 4 2 A matriz é simétrica :a parte abaixo da diagonal principal não foi preenchida Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE

Solução Exemplo: existem 7 disciplinas. A seguinte tabela mostra a existência de alunos em comum: onde há * na célula ij, existe um aluno matriculado na disciplina i e na disciplina j. 1 - 7 * 6 5 4 3 2 1 7 2 6 3 5 4 Horário Disc. 1 1 e 6 2 7 e 4 3 3 e 5 4 2 A matriz é simétrica :a parte abaixo da diagonal principal não foi preenchida Matemática Discreta/ Grafos CIn/UFPE