Foco de Atuação: Atenção Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Comissão de Educação dos Profissionais
Saúde e Prevenção nas Escolas
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
Avaliação Institucional
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Educação Permanente em Saúde :
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
SÉCULO XX.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
A Importância da Educação Continuada
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Laboratório de Ensino a Distância
Comissão de EJA de Alagoas
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ABRIL 2010.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
MAIO 2010.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – PMAQ – PARTE II SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Foco de Atuação: Atenção Básica REDE AMAMENTA BRASIL Foco de Atuação: Atenção Básica

REDE AMAMENTA BRASIL Constitui uma estratégia para abordagem do Aleitamento Materno na Atenção Básica. Proposta pelo Ministério da Saúde, deve contribuir para a educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.

POLÍTICA NACIONAL DE ALEITAMENTO MATERNO Atenção Básica Atenção Hospitalar Monitoramento AÇÕES Divulgação/ Campanhas Bancos de Leite Proteção à Amamentação

POLÍTICA ESTADUAL DE ALEITAMENTO MATERNO Pacto Estadual pela Vida Firmado em 2006, visando a conjugação de esforços voltados à promoção de ações que resultem na redução da mortalidade materna e infantil. Estímulo ao aleitamento materno, por meio da mobilização de profissionais da atenção primária, da rede hospitalar de referência (IHAC) e da implantação de Bancos de Leite Humano.

REDE AMAMENTA BRASIL Rede estadual de incentivo ao aleitamento materno Objetivos Geral: Contribuir para aumentar os índices de AM. Específicos: Contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde a fim de se tornarem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do AM para outros profissionais, bem como para a consecução de uma prática integralizadora em AM; Discutir a prática do AM no contexto do processo de trabalho das Equipes de Saúde; Pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao AM a partir da realidade das Equipes de Saúde; Monitorar os índices de AM no Estado do Paraná.

REFERENCIAIS TEÓRICOS Educação Crítico-Reflexiva Educação Permanente em Saúde Prática pedagógica problematizadora Integral Contextualizada Considera o conhecimento prévio Profissionais são co-responsáveis pela construção do próprio conhecimento

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Estratégia de gestão participativa, proporciona aos trabalhadores e usuários espaços democráticos de debate e produção Baseada em reflexão crítica sobre as práticas reais, com pessoas que vivenciam juntas uma experiência ou trabalho em saúde Abre oportunidades para efetiva pactuação de compromissos e alcance de transformações das práticas nos serviços Assume os pressupostos da educação crítico-reflexiva

REDE AMAMENTA BRASIL Capilaridade

REDE AMAMENTA BRASIL Responsabilidades De Todos: Divulgar a Rede Amamenta Brasil Promover a articulação entre as diferentes esferas e serviços Pactuar e alocar recursos orçamentários e financeiros para implantar e implementar a Rede Amamenta Brasil Criar referência ou grupos matriciais responsáveis pelo planejamento, articulação, monitoramento e avaliação das ações, nos diferentes níveis Divulgar sistematicamente os resultados do processo avaliativo das ações da Rede Amamenta Brasil

REDE AMAMENTA BRASIL Responsabilidades Do Ministério da Saúde: Coordenar a Rede no âmbito nacional Elaborar material de capacitação Capacitar profissionais que servirão de multiplicadores nos seus estados Acompanhar e avaliar as Redes Estaduais Disponibilizar sistema eletrônico de monitoramento dos dados de AM coletados pelas Unidades de Saúde Fornecer apoio técnico aos estados para a consecução da Rede Certificar as Unidades de Saúde que preencherem os critérios para inclusão na Rede Monitorar os indicadores de AM em todos os níveis

REDE AMAMENTA BRASIL Responsabilidades Dos Estados: Instituir e coordenar a Rede Estadual Amamenta Brasil e estimular a adoção das estratégias de redução da mortalidade materno-infantil pelos municípios Formar tutores em seus municípios, respeitando os critérios de seleção Fornecer apoio técnico aos municípios para a consecução da Rede Solicitar ao Ministério da Saúde a certificação das Unidades de Saúde elegíveis Acompanhar e avaliar as Redes Municipais

REDE AMAMENTA BRASIL Responsabilidades Dos Municípios: Instituir e coordenar a Rede Municipal Amamenta Brasil Selecionar os tutores responsáveis pelas Oficinas de Trabalho nas Unidades de Saúde, respeitando os critérios estabelecidos Fornecer apoio técnico às Unidades de Saúde para a consecução da Rede Solicitar ao Estado a certificação das Unidades de Saúde elegíveis Acompanhar e avaliar as ações das Unidades de Saúde

REDE AMAMENTA BRASIL Responsabilidades Nas Unidades de Saúde: Viabilizar as condições necessárias para a realização da Oficina Pactuar atividades que promovam, protejam e apóiem a amamentação Construir fluxograma de atendimento ao binômio mãe-filho Alimentar continuamente o sistema de monitoramento da Rede Amamenta Brasil – SISVAN web Analisar os dados do monitoramento da Unidades de Saúde e da avaliação e dar-lhes visibilidade

REDE AMAMENTA BRASIL Operacionalização Oficinas de Formação de Tutores em Aleitamento Materno; Oficinas de Trabalho em Aleitamento Materno nas Unidades de Saúde

REDE AMAMENTA BRASIL Oficina de Formação de Tutores Objetivo Capacitar tutores para a utilização dos referenciais da educação crítico-reflexiva no ensino do AM, preparando-os para a multiplicação de novos tutores e realização de Oficinas de Trabalho em AM nas Unidades de Saúde. Realizada em caráter de imersão, durante cinco dias consecutivos, totalizando 40 horas

REDE AMAMENTA BRASIL Oficina de Trabalho na UBS Objetivos Discutir a prática do AM no contexto do processo de trabalho das Unidades de Saúde Pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao AM de acordo com a realidade de cada Unidade de Saúde Estimular a construção das relações de cooperação entre a equipe e os diferentes níveis de atenção, por meio do apoio matricial e da construção de linhas de ação. Realizada na Unidade de Saúde com toda a equipe com duração de 6 a 8 horas

REDE AMAMENTA BRASIL Perfil do Tutor Critérios Indispensáveis: Curso superior Experiência em manejo clínico do AM Participação em pelo menos um curso de formação em AM Disponibilidade para participar integralmente do processo, que inclui a capacitação, a multiplicação das Oficinas e o acompanhamento das Equipes de Saúde

REDE AMAMENTA BRASIL Perfil do Tutor Critérios Desejados: Experiência e/ou vivência em Atenção Básica Experiência em educação Vivência em metodologias ativas de aprendizagem Perfil de liderança Participação na organização de atividades relacionadas com políticas públicas de saúde em AM Participação em entidades relacionadas ao AM Experiência em condução de grupos

REDE AMAMENTA BRASIL Responsabilidades do Tutor Conhecer a Política Nacional de Atenção Básica Multiplicar a Oficina de Tutores Preparar e Conduzir a Oficina de Trabalho nas Unidades de Saúde Realizar visita previamente agendada à Unidade/Equipe para contato com o coordenador/gerente Apresentar a proposta de trabalho e entregar os instrumentos para a coleta de dados da Unidade de Saúde Compilar e analisar os instrumentos preenchidos com os respectivos dados coletados Realizar visitas sistemáticas às Unidades/Equipes sob sua responsabilidade, para auxiliar nas eventuais dificuldades e acompanhar o desenvolvimento das ações pactuadas

REDE AMAMENTA BRASIL Critérios para Ingresso na Rede Realização da Oficina 80% dos funcionários capacitados (pelo menos um profissional de cada categoria funcional) Fluxograma de atendimento ao binômio mãe-filho no período de amamentação Concretização de no mínimo um dos itens pactuados na Oficina de Trabalho Monitoramento dos indicadores de AM por no mínimo três meses consecutivos (SISVAN web) A certificação é válida por um ano, podendo ser renovada se continuar atendendo os critérios

Depende de cada um a tecedura da trama da

VAMOS EMBALAR ESTA REDE!!!