FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Universidade Católica
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Saúde e Segurança no Trabalho
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Política Nacional dos Resíduos Sólidos
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Higiene e Segurança do Trabalho
PARTE 1. PARTE 1 A PNSST tem por princípios: Interprete as imagens A B E C D.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Responsabilidades.
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Política Nacional de Meio Ambiente
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
Política Nacional do Meio Ambiente
Augusto Henrique Lio Horta
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Curso Técnico em Meio Ambiente
Ministério Público do Trabalho
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Direito à saúde e defesa do consumidor
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ MARÍLIA MASSIGNAN COPPLA PROCURADORA DO TRABALHO COORDENADORA-GERAL

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Tutela pelo Estado – MPT, MTb ... Entidades de classe Organizações do Terceiro Setor FPMAT

ART. 225 da CF/88: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Princípio da participação coletiva Segundo dados da OIT 95% dos danos ao ambiente natural são criados no microambiente do trabalho A preservação do ambiente de trabalho saudável é direito e dever de todos. Princípio da participação coletiva FPMAT

Principais Objetivos I – Velar por um meio ambiente do trabalho hígido, seguro e ecologicamente equilibrado; II - Discutir, deliberar e propor formas de atuação conjunta dos órgãos e entidades públicas e privadas, bem como das organizações governamentais e não governamentais, visando à promoção da saúde e à segurança individual e coletiva dos trabalhadores e ao saneamento do MAT; III – Solicitar, sistematizar e analisar as informações sobre MAT; IV – Deliberar sobre as denúncias de agressão ao MAT e de descumprimento das normas de saúde e segurança no trabalho e encaminhá-las aos órgãos competentes; V – Propor e articular junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao Ministério Público a implementação de políticas públicas relativas ao MAT; VI – Estimular a implantação e a implementação de programas e projetos educacionais que visem à conscientização da sociedade acerca da necessidade da melhoria das condições de saúde e segurança no MAT; VII – Conscientizar e mobilizar as entidades representativas de empregadores e de trabalhadores para que procurem, por meio de convenções e acordos coletivos de trabalho, alcançar um MAT hígido e seguro; VIII – Estimular projetos e programas que visem à proteção da saúde ocupacional, higiene e segurança dos trabalhadores; IX – Promover a divulgação e estimular a implementação integrada das normas nacionais e internacionais relativas à saúde ocupacional e à segurança no trabalho; X – Buscar a consolidação e o apoio aos objetivos do FÓRUM, mediante a proposta de edição de leis e atos normativos; XI – Empenhar-se para que sejam assegurados aos trabalhadores do serviço público, sujeitos a legislação específica, bem assim aos trabalhadores em geral, idêntica proteção à que é conferida aos trabalhadores regidos pela CLT, no que se refere à saúde e à segurança no trabalho; XII – Divulgar as deliberações e atividades do FÓRUM; XIII – Apoiar e divulgar as ações de outros Fóruns ou entidades relacionadas aos objetivos deste FÓRUM.

COMPOSIÇÃO DO FÓRUM I. O FÓRUM É COMPOSTO POR : MEMBROS FUNDADORES MEMBROS EFETIVOS MEMBROS COLABORADORES II. ÓRGÃOS DELIBERATIVOS: PLENÁRIO COORDENAÇÃO EXECUTIVA III. COMISSÕES PERMANENTES: COMISSÃO DE SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO COMISSÃO PARA INSERÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA AS REUNIÕES SÃO PÚBLICAS

INFORMAÇÕES: www.prt9.mpt.gov.br/forum/fpmat Telefone: (041) 3304-9000