Logaritmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto Para baixar essa aula, acesse:
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Logaritmos.
CCI Sênior Professor: David Lima Série: EM 2º Ano Turmas: A e B
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
Amintas engenharia.
Amintas engenharia.
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Função Exponencial.
Logaritmos Prof. Jorge.
Matemática Financeira Revisão
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Recuperação Trimestral de Geografia
Capítulo 9 – Progressão Geométrica (PG)
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
Polinômios Prof. Marlon.
Logaritmos.
Logaritmos.
PLACAS TECTÔNICAS O RELEVO BRASILEIRO
Regra de Três Simples e Composta
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Trabalho de Matemática
Aula de Monitoria – Prova
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Capítulo 12 Funções logarítmicas slide 1
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Conteúdo: Função logarítmica
MATÉRIA E ENERGIA.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
ONDAS.
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
Estudos sobre O Capital
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples
Logaritmos e suas propriedades
Radioatividade e Matemática
Nomes: Jucimar Thiago Professor: Élcio Barrak
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
LOGARITMOS MATEMÁTICA FUNÇÃO LOGARITMICA PARTE - 01 Prof. Mário Hanada
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Processamento de Sinais
Ano lectivo: 2012/2013 Disciplina: Matemática Professora: Paula Gaio Alunos: António Oliveira Bruno Santos Agrupamento de Escolas Serafim Leite.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Logaritmo A mão do homem é a primeira calculadora de todos os tempos, porém o uso do corpo tem seus limites. Jhon Napier( ) Barão escocês, criou.
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
LOGARITMOS.
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Você já ouviu falar em logaritmo?
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo
Funções Logarítmicas O que é um logaritmo de um número? 2
Matemática Financeira
Função logarítmica - características e gráficos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
LOGARITMOS
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução  Séries de Fourier  Potência de sinais periódicos  Espectro de sinais periódicos.
Logaritmos Fabio Licht.
Título: Logaritmos e a Calculadora Ministrantes: acadêmicas Denise Martinelli e Neumar Regiane Machado Albertoni- PIBID Matemática e profa. Violeta Maria.
Transcrição da apresentação:

Logaritmos

Um pouco de história Matemático escocês John Napier (1550-1617) e pelo matemático suiço Jost Bürgi (1552-1632) em princípios do século XVII.

Alguém sabe como simplificar ? Um pequeno desafio! Alguém sabe como simplificar ?

Outro pequeno desafio! Qual é o valor de 128 x 256 ? Algoritmo da multiplicação Ideias de Napier e Bürgi Os logaritmos, portanto, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. 1 2 3 ... 7 8 9 10 14 15 4 128 256 512 1024 16384 32768

Tábuas de logaritmos Posteriormente, Napier, juntamente com Briggs, elaboraram tábuas de logaritmos mais úteis de modo que o logaritmo de 1 fosse 0 e o logaritmo de 10 fosse uma potência conveniente de 10, nascendo assim os logaritmos briggsianos ou comuns, ou seja, os logaritmos dos dias de hoje. Recentemente, no século XX, com o desenvolvimento da Teoria da Informação, Shannon descobriu que a velocidade máxima Cmáx - em bits por segundo - com que sinais de potência S watts podem passar por um canal de comunicação, que permite a passagem, sem distorção, dos sinais de freqüência até B hertz, produzindo um ruído de potência máxima N watts, é dada por: Dessa forma, os logaritmos claramente assumem um papel fundamental, pois constituem uma ferramenta essencial no contexto da moderna tecnologia.

Aplicações! A escala de acidez e os logaritmos. O pH é uma escala em Química para expressar o grau de acidez ou basicidade de uma solução aquosa. Os valores do pH variam de 0 a 14. Para o cálculo do pH usa-se a expressão: pH = - log[H+] Quando 0 ≤ pH < 7 ( solução ácida ) Quando pH = 7 ( solução neutra ) Quando 7 ≤ pH < 14 ( solução básica )

Aplicações! A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico - o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não conservou o nome de Beno Gutenberg. No princípio, esta escala estava destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (oeste dos Estados Unidos). Apesar do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada. A fórmula utilizada é ML = logA - logA0.

Aplicações! “Os impactos ambientais aumentaram muito a partir do séc. XVIII, como consequência da revolução industrial e do avanço das tecnologias de exploração e transformação da natureza. Além disso, houve um crescimento exponencial da população do planeta, composto de pobres em sua maioria” Sene, Eustáquio de. Espaço geográfico mundial e globalizado, 8º série pág. 184. São Paulo: Scipione, 2000.

Aplicações! A reprodução de peixe:

Aplicações! AGRICULTURA: para calcular o rendimento V de uma floresta podemos usar a fórmula: em que V dá-nos o valor em metros cúbicos de madeira por are (100m²), em função da idade da floresta, t.

Aplicações! ASTRONOMIA: desde tempos antigos, que se tem classificado as estrelas de acordo com o seu brilho detectado a olho nú. As estrelas que mais brilhavam eram chamadas "estrelas de 1ª magnitude", aquelas que brilhavam um pouco menos eram chamadas " estrelas de 2ª magnitude" e assim sucessivamente. Atualmente o brilho de uma estrela pode ser medido exatamente, e a classificação da sua magnitude é baseada no cálculo do logaritmo do brilho atual. Assim, a fórmula que relaciona a magnitude e o brilho é

Aplicações! INTENSIDADE SONORA:

Aplicações! Um pouco de diversão! Só LOG, Só LOG...

Logaritmos Logab = x ax = b Definição: Sendo a e b números reais e positivos, com a≠1, chama-se logaritmo de b na base a o expoente x ao qual se deve elevar a base a de modo que a potência ax seja igual a b. Logab = x ax = b

Logc(A.B) = logcA + logcB Logc(A/B) = log c A – log c B Logaritmos Logc(A.B) = logcA + logcB Logc(A/B) = log c A – log c B Logc An = n. (log c A) LogcA = (LogxA)/(LogxC) CologcA = Logc(1/A) = - LogcA

Logaritmo Natural Tudo o que foi visto continua válido A base deixa de ser 10 e passa a ser e (Euler) Pode-se simplificar a escrita utilizando-se a nomenclatura: ln = log e

Logaritmos – Exercícios (Puccamp - Sp) A invenção dos logaritmos teve como resultado imediato o aparecimento de tabelas, cujas cálculos eram feitos um a um. O projeto do Inglês Charles Babbage (séc. XIX), “pai dos computadores modernos”, era construir uma máquina para a montagem dessas tabelas, como por exemplo: Usando a tabela, determine o valor que se obtém para log 450 x Log x 2 0,30 3 0,47 4 0,60 5 0,70 6 0,78 ...

Logaritmos –Exercícios (PUC MG) As indicações R1 e R2 de dois terremotos, na escala Richter, estão relacionadas pela fórmula , em que E1 e E2 medem as respectivas energias, liberadas pelos terremotos em forma de ondas que se propagam pela crosta terrestre. Nessas condições, se R1 = 8,5 e R2 = 7,0, é CORRETO afirmar que a razão entre E1 e E2, nessa ordem, é igual a: a) 0,5 b) 1,5 c) 100,5 d) 101,5

Logaritmos –Exercícios (UFRRJ) O pH de uma solução é definido por , sendo H+ a concentração de hidrogênio em íons-grama por litro de solução. Calcule o pH de uma solução que tem íons-grama por litro.

Logaritmos –Exercícios (UFG GO) Um capital aplicado é acrescido de 25% ao final de cada mês. Quantos meses são necessários para que o montante atinja, no mínimo, cinco vezes o capital inicial?(Use a aproximação de 0,3010 para log10 2)

Logaritmos –Exercícios (UFOP MG) Resolva a equação 3x + 3x + 1 = 8, sabendo que log2 = 0,3010 e log3 = 0,4771.

Logaritmos –Exercícios (UEPB) Os átomos de um elemento químico radioativo possuem uma tendência natural de se desintegrarem, diminuindo, portanto, sua quantidade original com o passar do tempo. Suponha que certa quantidade de um elemento radioativo, com massa inicial m0 (gramas), com m0 ≠ 0, decomponha-se conforme o modelo matemático ,em que m(t) é a quantidade de massa radioativa restante no tempo t(anos). Usando a aproximação log102=0,3, a quantidade de anos para que esse elemento se decomponha até atingir 1/8 da massa inicial será: a) 60 b) 62 c) 64 d) 63 e) 70

Créditos Prof. Paulo Murillo Site: www.acheiox.com.br