LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INDISPENSÁVEIS QUALIDADES DE UM LÍDER.
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
Momentos de Motivação & Sucesso Momentos de Motivação e Sucesso
“MOTIVO PARA A AÇÃO”= MOTIVAÇÃO.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Avaliação Psicomotora
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Eu sou seu cliente sabia?
Desenvolvendo Auxiliares
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados
Coaching para Empreendedores
Valor Consultoria Empresarial
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
INSTITUTO LUZ CURSOS E TERAPIAS HOLÍSTICAS
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Comportamento organizacional
A arte de Liderar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
O próprio Deus nos chama à liderança.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Empreendedorismo pode ser aprendido
MERCADO DE TRABALHO.
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Samuel Albernaz 1 Adm. SAMUEL ALBERNAZ “O Poder em Suas Mãos”
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Solidificando seus relacionamentos
Oficina de Motivação.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
“O Caminho para o Futuro”
Empreendedorismo.
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Os Estilos de Liderança
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Processo de Decisão de Tomadas
Novos parâmetros de Liderança.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
PROCESSO SELETIVO.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Trabalhando em Equipe.
• Manejo – Formação – Professor.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
WORKSHOP Gestão de Pessoas.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Saiba relaxar.
Mentoring Coaching.
Professor Douglas Pereira da Silva
Desenvolvimento Interpessoal
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Perguntas frequentes em uma entrevista
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
ENTUSIASMO, UM FATOR DE COMPETÊNCIA. EMEF Jardim Anchieta HEC HORÁRIO DE ESTUDO COLETIVO PSICOPEDAGOGA RESPONSÁVEL: Damaris Bezerra de Lima.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
COMO TER UMA CÉLULA DE SUCESSO
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães Sônia Maria Krindges

O que faz alguém se destacar na multidão? Por que algumas pessoas são mais conhecidas e reconhecidas que outras?

Talvez não haja uma fórmula mágica para isso, mas certamente há um conjunto de características que se repetem nos talentos reconhecidamente bem sucedidos.

Segundo uma recente pesquisa promovida pela Universidade de Columbia sobre gente de sucesso; onde foram entrevistadas cerca de 200 pessoas consideradas celebridades em suas áreas de atuação - atletas, cientistas, professores, executivos e artistas - uma questão presente em 100% das entrevistas foi a influência exercida por mentores ou professores na vida dessas pessoas.

Um líder, portanto, pode moldar uma performance de excelência nos indivíduos que estiverem sob sua tutela. Os entrevistados apontaram que o exemplo dos pais, determinados professores ou alguns chefes e treinadores tinham exercido uma influência decisiva para a confiança em vencer obstáculos. Esse ambiente interno de auto-estima é que possibilitou a esses indivíduos correr mais riscos e desafiar seus limites para obter um desempenho acima da média.

LIDERANÇA Liderança não é o mesmo que autoridade formal e não está baseada em funções de chefia. É posição, função ou tempo durante o qual se é líder, conjunto de líderes, a capacidade de ser um líder, ter habilidade para liderar.

A liderança, pela visão dos entrevistados, seria a capacidade de educar pessoas e facilitar os meios para que elas tenham um comportamento pró-ativo. Dar espaço para a ação, encorajar nos erros, comemorar os acertos e indicar caminhos de melhoria.

MERCADO DE TRABALHO Notoriamente as empresas estão atrás de talentos para ganhar mercado e ampliar resultados, porém o foco está em vencer as deficiências do indivíduo e não em utilizar suas capacidades. Não é preciso investir em modificar as pessoas, mas sim em aperfeiçoar habilidades inatas.

A tentativa é sempre de adequar o profissional à função, talvez seja o momento de desenhar novas funções, que permitam às pessoas aplicarem suas idéias e exercitarem livremente suas aptidões.

O marketing tem apontado para atividades cada vez mais um a um, com uma segmentação de mercado sempre mais focada. O mesmo se dá nas equipes de trabalho, não é possível agir igualmente com pessoas diferentes.

COMO DEVE ATUAR O LIDER QUE EDUCA Um bom líder se propõe a ensinar às pessoas atitudes e atividades que elas necessitam para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ele deve exercer seu carisma e estimula as pessoas a progredir.

Saber convencer as pessoas a fazer o que deve ser feito, com boa vontade e alegria. Estar atento às necessidades individuais dos grupos que freqüenta, seja na empresa, na família ou na comunidade.

Investigar e investir no talento de cada indivíduo, procurando dar um uso adequado e positivo às suas qualidades. É preciso entender que o líder é, acima de tudo, um educador e mentor. Ele não deve exigir, mas sim, estimular o progresso de seus liderados .

Deverá ter a capacidade de observar seu relacionamento com as pessoas ao seu redor . Estar atento às necessidades e aspirações individuais e perceber o progresso que as pessoas podem obter a partir de seu estímulo, atenção e estima .

Ninguém pode depender de outro para crescer, entretanto um líder não é uma escora, nem deve tomar o lugar do outro para "fazer acontecer" . Na verdade, o líder deve descobrir meios de estimular as pessoas para darem o melhor de si mesmas e espaço para que possam aprender com os próprios erros .

Os desafios aparecem para aqueles que reconhecem a importância em ousar. O saber, o saber-fazer para fazer-saber, pois saber e não fazer é de fato não saber. Qualquer pessoa que deseja ser um líder tem que ser antes um educador, ou seja, liderar é educar.