SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍCIA FEDERAL.
Advertisements

Competência em razão da matéria
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
TERCEIRIZAÇÃO.
Maria Helena Barros de Oliveira
GUARDA MUNICIPAL.
Objeto e legitimação ativa
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
Direito Constitucional I
Direito Constitucional I
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Servidores Públicos Militares
Direito Processual Penal I
Médica Previdenciária
O PODER DE POLÍCIA DAS FORÇAS ARMADAS
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Segurança patrimonial, de bens e serviços do Município
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E SEGURANÇA NO CAMPUS
ESTRATÉGIA NACIONAL DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – ENASP E OS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.
Cargos Privativos de Brasileiro Nato
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Palestra Gerência do Plano Diretor – 26/Fev/14
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Estrutura Administrativa
LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999
GRUPOS TEMÁTICOS PERMATENTES. GRUPO PERMANENTE DA SEGURANÇA PÚBLICA EIXO DESENVOLVIMENTO SOCIAL GRUPOS TEMÁTICOS PERMANENTES.
CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS PM/AM
SEGURANÇA PÚBLICA Breves reflexões
Profº Carmênio Barroso
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
Direito Administrativo I Professora Veronice Alves Ribeiro
Roteiro da Aula Convivência
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Direito Constitucional II INTERVENÇÃO. Intervenção  Parte geral  Regra: autonomia dos entes federativos  A intervenção é medida excepcional de supressão.
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
Sistema de Segurança Pública e Defesa Civil Maj BM Jadson.
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
1º ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA Região Centro-Oeste Tema: Forças Armadas, Segurança e Garantia da Lei e da Ordem: perspectivas.
Operação Fronteira Blindada
O SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
O CICLO COMPLETO DE POLÍCIA
Intervenção do Estado na ordem econômica. 2 I – Do Estado Liberal ao Estado Social Característica basilar do Estado Liberal: não intervenção do Estado.
AULA 1 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO “A mais alta torre começa no solo” provérbio chinês Michelle Donegá.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Segurança Pública (Art. 144, CRFB/1988)
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Direito Constitucional 2
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL TRABALHO DE DIREITO CONSTITUCIONAL II SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL Barbara Graça Jurandir Sena Mário Fagundes

SEGURANÇA PÚBLICA Atividade que se destina a empreender ações e oferecer estímulos positivos para que os cidadãos possam conviver trabalhar, produzir e usufruir o lazer. Atuam no sentido de inibir, neutralizar ou reprimir a prática de atos anti-sociais, assegurando a proteção coletiva. É usada pelo Estado para alcançar a paz social e a segurança de seus cidadãos.

DAS FORÇAS ARMADAS – Art. 142/CF As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

FORÇAS ARMADAS EXÉRCITO MARINHA AERONÁUTICA

MISSÃO DO EXÉRCITO Preparar a Força Terrestre para defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem. Participar de operações internacionais. Cumprir atribuições subsidiárias. Apoiar a política externa do País.

MISSÃO DA MARINHA A missão primordial da Marinha é garantir a defesa da Pátria juntamente com as demais Forças Armadas. Cabe ainda à Marinha, como missão secundária, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República. Como o Brasil não possui um órgão exclusivo para organizar, fiscalizar e orientar a Marinha Mercante e policiar a costa brasileira e águas interiores, ela também exerce o papel de "Guarda Costeira".

MISSÃO DA AERONÁUTICA Manter a soberania no espaço aéreo nacional com vista à defesa.

SEGURANÇA PÚBLICA – ART. 144/CF A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

Mantida pela União, tem por missão: POLÍCIA FEDERAL Mantida pela União, tem por missão: Apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; Prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência; Exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; Exercer, com exclusividade, as funções de Polícia judiciária da União.

MISSÃO DAS POLÍCIAS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - Mantida pela União, destina-se ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL - Mantida pela União, destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.

MISSÃO DAS POLÍCIAS POLÍCIAS CIVIS - Dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as Militares. POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS - Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

GUARDA MUNICIPAL Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Art. 252 – Fica criada a guarda municipal destinada à: I- Proteção dos bens do Município; II- disciplina do trânsito; III- proteção ao meio ambiente, à propriedade e equipamentos urbanos; IV- colaboração com o cidadão, objetivando desenvolver o convívio social, civilizado e fraterno.

DEFESA SOCIAL É um conjunto de mecanismos coletivos, público e privado, para a preservação da paz social. Inteligência, negociação, proteção e repressão são os quatros mecanismos operacionais fundamentais do setor de Defesa Social.

PROGRAMAS DE SEGURANÇA Sistema Único de Segurança Pública com Cidadania Força Nacional de Segurança Pública Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania