Bem vindos, residentes, preceptores, tutores, coordenadores e colaboradores afetivos!!! Fórum de Residencias 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Proposta de Reestruturação da Mesa Estadual de Negociação do SUS
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.
NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Fórum Nacional de Residentes em Saúde
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Apresentação do Projeto
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
II Conferência Estadual de Saúde Mental
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Educação Permanente em Saúde :
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Congresso Nacional da Psicologia
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
INFORMES Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.
Encontro Regional Norte
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
CONAPE Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Fórum Nacional de Educação
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
1 - A Secretaria Municipal de Educação, como articuladora das políticas educacionais do município, convidará, mediante ofício, dois representantes, titular.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
GRUPO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇAO NA SA Ú DE.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE THAÍSA TEIXEIRA CLOSS CONGRESSO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MAIO 2007.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

Bem vindos, residentes, preceptores, tutores, coordenadores e colaboradores afetivos!!! Fórum de Residencias 2013

Como chegamos até aqui ? 2006 I Seminário 2008 Fórum em Sobral III Seminário 2011 IV Seminário Fórum Mostra em Sobral 2012 I Encontro Nacional de Residências Fórum na ESP II Encontro Nacional de Residências

 A reunião do Fórum de Residências será bimensal  O Seminário do Fórum de Residências – será semestral  Lista do fórum de residências  O fórum tem que discutir quais são suas bandeiras de luta dessa forma na próxima reunião do fórum serão debatidos temas que atravessam a situação das residências  Encontro Nacional de Residências em 2013 será no Ceará Passos que demos

Data LocalResponsáveis REUNIAO GTS DO FORUM E COMISSAO DO ENCONTRO NACIONAL (12 DE ABRIL- SEXTA FEIRA) SOBRAL (74ºC) TEMPERATURA AGORA Andrezza, gloria, Camila(fortal), Bruno REUNIAO DO FÓRUM(12 DE ABRIL-SEXTA FEIRA) SOBRAL Seminário de Formação do Fórum (10 DE Maio sexta feira) / acolhida dos novos residentes (09 de maio- QUINTA feira) FORTALEZA (35º) ESPGT MOBI INTERNA REUNIAO Fórum (12 DE JULHO-SEXTA FEIRA) FORTALEZA (35º) HU/MEAC GT MOBI INTERNA ENCONTRO NACIONAL DE RESIDENCIAS (SETEMBRO) FORTALEZA (39º)COMISSAO E GTs Cronograma das Reuniões do Fórum de Residências

 ‘É um movimento que agrega todos os atores que compõem as residências em saúde em busca da construção do SUS e da Educação Permanente. É um espaço aberto de formação e atuação política.’ Quem somos?

 Seminário de Integração- Ensino-Serviço  Seminários para profissionais da Rede, aproximar os profissionais e também as Universidades,discutindo a formação dos profissionais de saúde, contribuindo e tensionando essa formação dentro da Universidade;  Seminários do próprio Fórum, deve estar aberto a convidar atores estratégicos para participar;  Encontro Nacional de Residências; Quais são os nossos espaços de articulação?

 CIES  Conselhos  Conselhos de categoria  Frente contra a privatização do SUS,  Mesa de negociação do SUS  Fórum Nacional dos coletivos (residentes, preceptores e coordenadores)  Comissão Estadual: O fórum não é a Comissão, mas deve compor a comissão.  Comissão Nacional Quais são os nossos espaços de articulação?

 Profissionais da rede  Estudantes VER-SUS, PET, CAs  Residência Médica  Residências Uniprofissionais  Universidades  Rede Unida Atores estratégicos

 Papel pedagógico (para que as pessoas se apropriem do que é a educação permanente e acerca do processo de Residencia)  Papel tensionador: Não perder a nossa identidade de movimento diante dos espaços (cuidado com as coptaçãos dos espaços). Como ocupar os espaços?

 GT de mobilização interna dos programas (atores do programa);  Acolhida, plataforma virtual, organização do fórum, uso do meio virtual, organização de reuniões do fórum;  GT de mobilização externa (articular os atores estratégicos); Articulação de espaços externos aos da Residência:  Institucional (COREMU, CIES, Conselhos)  Movimento (Fórum de coletivos Nacionais; Frente contra privatização do SUS, Universidade, movimentos sociais, rede unida, conselhos profissionais, fórum nacional, residência médica)  GT de organização Encontro Nacional de Residências Como caminhamos?

 Modelo pedagógico das Residencias  Financiamento dos programas  Articulação e Fortalecimento político das Residencias Par onde queremos caminhar?

 GT de mobilização interna dos programas:  Luana (fortal) amdrezza (sobral), Camila (fortal), carol (fortal), Ylana (fortal), Janaina (sobral), Tati (fortal), Braulio (sobral),  GT de mobilização externa:  Diego (fortal) Fabiana (sobral), Gloria (sobral), Karina(sobral), Bruno (sobral), Mariana (fortal), Gilmario (sobral), Samara (sobral), Diana (sobral), Josefa (sobral), Quem somos nos GTs?

 Comissao organziadora Encontro nacional:  Andrezza, gilmario, andressa, gloria, janaina, karina, braulio, bruno, pedro(fortal), camila (fortal), nara, diana, gracinha, melina, josefa, artur, Ilana (Sobral), samara, andrea, suzana, fatima, ana kely, emanuela, junior, carol, nadia, erika, jessica

 1. Como estamos?  2. Nossa participação na CIES  3. Como anda articulação entre nossos atores?  4. Cadeira na Comissão Nacional  5. Como anda articulação Nacional?  6. Calendário de Encontros no Fórum  7. E o Encontro Nacional de Residências? E mais... Algumas questões...