HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes.

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Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes

PENSE NISSO O que poderia esta dentro dele?; Quem os teria guardado?; Quais seriam suas intenções?; Há quanto estariam ai? Que histórias poderiam ser contadas a partir desses objetos?

PENSE NISSO Em sua casa existe algum lugar onde são guardadas coisas antigas? Por que esses objetos são guardados? A quem eles pertenceram?

PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA!? Estudar História não se resume a decorar datas e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores. Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente", explica o historiador Tiago Menta. Enquanto algumas lições precisam ser aprendidas na pele, existem outras que podemos dispensar a experiência, como a resolução de conflitos por meio de guerras. "Sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente", ressalta o professor da disciplina Marcus Vinícius Leite. Esse raciocínio capaz de entender o que existe por trás dos fatos, explicam os professores, forma também um cidadão melhor. "Não é possível conciliar cidadania com ausência de conhecimentos históricos, noções de tempo-espaço, noções de fenômenos processuais (a história como processo humano, social, cultural e político)", explica Tiago Menta. E esse conhecimento é constantemente exigido pela sociedade, seja no momento de votar ou de posicionar-se diante de algum conflito social, como o racismo.

COMO ESTUDAR HISTÓRIA!? 1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história. a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial. 2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos. b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918. c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada. 3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato. d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo. 4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico. e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término. 5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico. f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia europeia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

CONCEITO DE HISTÓRIA História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização e seus processos de rupturas e continuidades. Praça do Ferreira

FONTES HISTÓRICAS Considera-se fonte histórica tudo que permite reconstituir os acontecimentos e formas de vida do passado. As fontes podem ser Escritas e Não-escritas ou materiais e imateriais.

LIMITES DO SABER HISTÓRICO Estudar história é uma maneira de adquirir consciência sobre a trajetória humana, possibilitando-nos refletir sobre o que fomos, o que somos e o que queremos ser. Por Quê?; Como?; Onde? Quando? Quem? As conclusões nunca podem consideradas verdades absolutas e definitivas. Não precisam ser validadas por todos os Historiadores. O Historiador envolve-se com o real, de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas.

Limites do Saber Histórico: ANACRONISMO O anacronismo ou anticronismo consiste basicamente em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo. Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada onde tentamos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.

TEMPO CRONOLÓGICO O tempo não para! Quantas vezes você já ouviu esta frase? Para organizar melhor o tempo os seres humanos criaram ao longo dos tempos diversas unidades de medida do tempo, tais como a hora, dia, mês, ano e o século. O tempo é um dado fundamental no trabalho do historiador. Seguindo esta lógica de raciocínio, podemos citar como exemplos, os diversos tipos de calendários. •Calendário Judaico (Hebreus); •Calendário Cristão (Nascimento de Cristo); •Calendário Islâmico (Maomé); •Calendário Maia.

COMO CONTAR OS SÉCULOS Cada civilização escolheu um MARCO HISTÓRICO para contar seu tempo. Nós usamos o nascimento de Cristo. Por isso: A forma como medimos o tempo, usando o relógio, é uma construção histórica.

Contagem dos Séculos depois de Cristo (d.C) COMO CONTAR OS SÉCULOS Contagem dos Séculos depois de Cristo (d.C) Século    I  = anos     1 a 100 Século   II  = anos  101 a 200 Século  III  = anos  201 a 300 Século  IV  = anos  301 a 400 Século  V   = anos  401 a 500 Século  VI  = anos  501 a 600 Século  VII = anos  601 a 700 Século  VIII= anos  701 a 800 Século   IX = anos  801 a 900 Século   X  = anos  901 a 1000

COMO CONTAR OS SÉCULOS Uma "fórmula" que você pode usar é cortar os últimos dois números do ano, como em 1999 --> 19. E somar mais um. 19 + 1 = Século XX 1740       17+1=18     XVIII 20 a.C.   0+1=1         Ia.C.       340         3+1=4        IV 4 a.C.     0+1=1        I a.C. A única exceção é quando os últimos dois números são 00, aí você não soma mais um! Pois é o último ano de um século. Ex: 1900 é no século 19. 1950 é no século 20.

TEMPO HISTÓRICO

LINKS HISTÓRICOS Como estudar história: http://bit.ly/estude1 http://bit.ly/estude2 Introdução ao estudo da História Para que estudar história?

BONS ESTUDOS!