CIÊNCIAS HUMANAS: BALANÇO DAS ATIVIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Rotina na Alfabetização:
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Plano de Sistematização do Espírito Santo Objeto: Oficinas locais do CFES – Espírito Santo – Região Sudeste.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
A Função do Professor Articulador
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Diretoria de Currículos e Educação Integral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Sistema Nacional de Formação
Construindo a cultura educacional inclusiva
1ª Formação de Professores Coordenadores
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
O papel pedagógico do órgão gestor
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS HUMANAS: BALANÇO DAS ATIVIDADES

MOMENTOS E RECURSOS Videoconferências Seminários presenciais Fórum do Grupo de Produção Fórum dos demais participantes inscritos Espaço para contribuição ao texto

VIDEOCONFERÊNCIAS Assuntos gerais, de interesse de todas as áreas Participação da área específica na última delas

SEMINÁRIOS PRESENCIAIS Atividades de estudo e sistematização das contribuições de consultores e docentes da área Março e abril, atividades com docentes da área de Ciências Humanas Maio e junho, atividades com docentes das diferentes áreas do conhecimento Julho, atividades de finalização do texto da área, como parte do texto geral

SEMINÁRIOS PRESENCIAIS: PROCESSO Questionamentos elaborados previamente pela equipe de consultoria Produção textual individual a partir dos questionamentos formulados Reelaboração da produção textual individual em grupos com representação das disciplinas da área Sistematização de texto único por grupo de relatoria Validação do texto no grupo geral da área

FÓRUM DO GRUPO DE PRODUÇÃO Comentários da consultoria a todas as mensagens postadas Incorporação das observações dos participantes ao texto nos seminários subsequentes às participações

FÓRUM DOS DEMAIS PARTICIPANTES Comentários das participações assumidas pela SED nos meses de março e abril Comentários realizados em todas as participações pela consultoria a partir do mês de maio

ESPAÇO PARA CONTRIBUIÇÕES AO TEXTO Coleta e ordenamento das contribuições pela consultoria antes dos seminários subsequentes à participação realizada Análise e, quando fosse o caso, incorporação das contribuições ao texto, pelo Grupo de Produção Incorporação das contribuições normalmente não foi literal

RESULTADOS PRODUZIDOS Produção de texto, com aspectos gerais e específicos da área, até o mês de maio, resultado de sucessivas reelaborações Produção de novo texto, especificamente voltado à área, no mês de junho Expectativa de conclusão do texto em julho

ESTRUTURA DO 1º TEXTO 1 Considerações preliminares 2 Caracterização da área 3 Interdisciplinaridade e articulação do conhecimento 4 A noção política da escola, os sujeitos da aprendizagem e a formação integral 5 Conceitos, categorias e temas da área de CH 6 Estratégias e abordagens no movimento de ensinar e aprender em CH 7 O trabalho como princípio educativo

ESTRUTURA DO 2º TEXTO 1 Caracterização da área 2 Conceitos da área de Ciências Humanas Com o detalhamento por componente curricular 3 Estratégias e abordagens em Ciências Humanas Contemplando a área em todo o percurso formativo da educação básica Envio dos demais itens para o Grupo de Redação

CONSULTORIA NA ÁREA Paulo Hentz – Consultor da área Willian Simões - Geografia Ivann Carlos Lago - Sociologia Priscila Ribeiro Ferreira - História Gígi Anne Horbatiuk Sedor – Filosofia

GRUPO DE PRODUÇÃO Primeira composição – 34 membros Segunda composição – 58 membros

Gratidão a todos