FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 O gráfico a seguir representa o valor (em R$) de uma ação negociada na bolsa de valores no decorrer dos meses. Considerando t = 1 o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Baixe essa apresentação em
Advertisements

Operações com intervalos
FUNÇÃO DO 2º GRAU Prof. Carlos H. Wiens
AS PROGRESSÕES.
Funções logarítmicas Prof. Jorge.
Composta de funções.
A razão como comparação
PORTAS LÓGICAS Prof. Wanderley.
Prof. Daniel Keglis Matemática
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
8ª. série – 9º. ano 2010 Prof. Ynez Soledade
Ariel [1] / Fernando Ota[16] / Gean [17] / Tiago Fernando[31]
AULA 4 Função Exponencial.
Testando o teclado e as funções de sua HP 12C. Com a calculadora desligada, pressione e mantenha pressionado a tecla `X` ou a tecla `+` e depois ligue.
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Exercícios.
Funções.
Conceitos Econômicos “Imaginemos uma pequena aldeia à beira-mar, onde muitos homens são pescadores. Quando os barcos voltam da pescaria, trocam sua pesca,
Ação de Vendas de Móveis
ZEROS REAIS DE FUNÇÕES REAIS
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
INCLINAÇÃO DE UMA RETA.
FUNÇÃO CONSTANTE Considere a seguinte situação: um vendedor,
1) O custo, em reais, para a fabricação de x unidades de um produto é dado por C(x) = 4x x. Obtenha o valor médio do custo quando são produzidos.
MATRIZES.
Exponencial e Logaritmos
Algoritmos e Programação I
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Em que dia da semana você nasceu?
Estudos de Funções de 1º grau.
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
FUNÇÕES: NOÇÕES BÁSICAS
Capítulo 3 – Função do 1º Grau
Matemática Financeira Porcentagem
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
Matemática Financeira Porcentagem
Para que valores de x a função
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Materials Requirements Plan (MRP) - Exercícios
Crescente e Decrescente Gráfico Domínio e Imagem
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 02.
Comando de Seleção switch
Simetrias Disciplina: Matemática 6º Ano Unidade:
SEJAM BEM VINDOS ALUNOS DO COLÉGIO RODA PIÃO
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Algoritmos e Programação I
IEERD – SEMINÁRIO INTEGRADO II
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
REPRESENTAÇÃO FUNÇÃO.
Daniel Esteves  11 EAB – PLL – Mr. Daniel Esteves – 2013/2014 Celebrando Diversidade e Cultivando Cidadania Calendário Parte.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Matemática e suas tecnologias
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Função Exponencial Prof. Dirceu Melo.
Profa Ms Paula Martins da Silva1 Tabelas, Gráficos e Diagramas.
Função Polinomial do 1º Grau PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
CALENDÁRIO PERMANENTE
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 O gráfico a seguir representa o valor (em R$) de uma ação negociada na bolsa de valores no decorrer dos meses. Considerando t = 1 o mês de janeiro, t = 2 o mês de fevereiro, e assim sucessivamente, determine: Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. b) Os meses em que a ação vale R$ 2,00. c) Os meses em que a ação assumiu o maior e o menor valor. Determine também os valores nesses meses. d) Os meses em que a ação teve as maiores valorizações e de quanto foram essas valorizações. Os meses em que a ação teve as maiores desvalorizações e de quanto foram essas desvalorizações. e) A média dos valores das ações. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

Variáveis Quais são as variáveis desse problema? FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 Quais são as variáveis desse problema? O problema trata do... ...Valor de uma ação no decorrer dos meses... Variáveis Gráfico: Causam impacto visual, revelam informações que podem não estar evidentes em descrições algébricas ou verbais. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 Variáveis Gráfico: As variáveis aparecem no gráfico... São os valores representados nos eixos! Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. b) Os meses em que a ação vale R$ 2,00. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 c) Os meses em que a ação assumiu o maior e o menor valor. Determine também os valores nesses meses. d) Os meses em que a ação teve as maiores valorizações e de quanto foram essas valorizações. Os meses em que a ação teve as maiores desvalorizações e de quanto foram essas desvalorizações. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

Soma de todos os valores, dividida pela quantidade de valores. FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 e) A média dos valores das ações. MÉDIA: Soma de todos os valores, dividida pela quantidade de valores. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

V1 = R$ 3,00 V2 = R$ 4,00 V3 = R$ 5,50 ... FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

a) Determine a produção média de peças nos dez dias. FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 A produção de peças em uma linha de produção, nos dez primeiros dias de um mês, é dada pela tabelas a seguir: Com base nos dados: a) Determine a produção média de peças nos dez dias. b) Determine a variação entre a maior e a menor produção de peças. c) Determine o maior aumento percentual na produção de um dia para outro. d) Construa um gráfico de linha da produção. e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

É a diferença entre um valor e outro. A variação entre v1 e v2 é: FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 a) Determine a produção média de peças nos dez dias. b) Determine a variação entre a maior e a menor produção de peças. VARIAÇÃO: É a diferença entre um valor e outro. A variação entre v1 e v2 é: Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

AUMENTO PERCENTUAL – Regra de três FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 c) Determine o maior aumento percentual na produção de um dia para outro. AUMENTO PERCENTUAL – Regra de três V1 ----- 100% V2 – V1 --- x% Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? d) Construa um gráfico de linha da produção. CRESCENTES Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira

e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? DECRESCENTES Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira