FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 O gráfico a seguir representa o valor (em R$) de uma ação negociada na bolsa de valores no decorrer dos meses. Considerando t = 1 o mês de janeiro, t = 2 o mês de fevereiro, e assim sucessivamente, determine: Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. b) Os meses em que a ação vale R$ 2,00. c) Os meses em que a ação assumiu o maior e o menor valor. Determine também os valores nesses meses. d) Os meses em que a ação teve as maiores valorizações e de quanto foram essas valorizações. Os meses em que a ação teve as maiores desvalorizações e de quanto foram essas desvalorizações. e) A média dos valores das ações. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
Variáveis Quais são as variáveis desse problema? FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 Quais são as variáveis desse problema? O problema trata do... ...Valor de uma ação no decorrer dos meses... Variáveis Gráfico: Causam impacto visual, revelam informações que podem não estar evidentes em descrições algébricas ou verbais. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 Variáveis Gráfico: As variáveis aparecem no gráfico... São os valores representados nos eixos! Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 a) O valor da ação nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. b) Os meses em que a ação vale R$ 2,00. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 c) Os meses em que a ação assumiu o maior e o menor valor. Determine também os valores nesses meses. d) Os meses em que a ação teve as maiores valorizações e de quanto foram essas valorizações. Os meses em que a ação teve as maiores desvalorizações e de quanto foram essas desvalorizações. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
Soma de todos os valores, dividida pela quantidade de valores. FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 e) A média dos valores das ações. MÉDIA: Soma de todos os valores, dividida pela quantidade de valores. Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
V1 = R$ 3,00 V2 = R$ 4,00 V3 = R$ 5,50 ... FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
a) Determine a produção média de peças nos dez dias. FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 A produção de peças em uma linha de produção, nos dez primeiros dias de um mês, é dada pela tabelas a seguir: Com base nos dados: a) Determine a produção média de peças nos dez dias. b) Determine a variação entre a maior e a menor produção de peças. c) Determine o maior aumento percentual na produção de um dia para outro. d) Construa um gráfico de linha da produção. e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
É a diferença entre um valor e outro. A variação entre v1 e v2 é: FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 a) Determine a produção média de peças nos dez dias. b) Determine a variação entre a maior e a menor produção de peças. VARIAÇÃO: É a diferença entre um valor e outro. A variação entre v1 e v2 é: Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
AUMENTO PERCENTUAL – Regra de três FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 c) Determine o maior aumento percentual na produção de um dia para outro. AUMENTO PERCENTUAL – Regra de três V1 ----- 100% V2 – V1 --- x% Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? d) Construa um gráfico de linha da produção. CRESCENTES Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira
e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? FUNÇÕES EXERCÍCIO 2 e) Em que períodos a função é crescente? E decrescente? DECRESCENTES Matemática Prof.Rodrigo Lopes de Oliveira