Profa. Reane Franco Goulart

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Portal do Professor SEED/MEC
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Letramento: um tema em três gêneros
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Discutindo práticas em Matemática
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Interação com os Alunos
A Educação Mediada pela Tecnologia
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Programa aluno pesquisador
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Linguagem, alfabetização e letramento
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Rethinking Literacy Education in New Times:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Softwares Educacionais – Cód
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROFª Leila de Souza Ganem
PROFª. Leila de Souza Ganem
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Por que o jornal na escola?
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Profa. Reane Franco Goulart Letramento Digital Profa. Reane Franco Goulart reane@iftm.edu.br www.profareane.wordpress.com Video

O que significa Letramento Digital? Significa não apenas saber como utilizar as tecnologias digitais, mas entrar em contato com ela de maneira significativa, entendendo seus usos e possibilidades em nossa vida social. O letramento digital não vem substituir alfabetização. O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital, significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia.

Como usar o Letramento Digital? Fazendo um curso sobre um software de edição de texto, de imagem, ou planilha eletrônica que proporciona o ensino a dominar os códigos dessa linguagem, ou seja, a nos “alfabetizar”.

Uso das tecnologias na escola No espaço escolar, o letramento digital significa apresentar oportunidades para que toda a comunidade possa utilizar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumentos de leitura e escrita que estejam relacionadas às práticas educativas e com as práticas e contextos sociais desses grupos.

Alfabetização Digital O professor espanhol Ramiro Tomé Conejo afirmou que 'Alfabetização digital não é curso de informática‘. Priscila Gonsales, do EducaRede, afirmar que o conceito de “letramento digital” é mais que alfabetização digital, “é conhecer e dominar recursos para o desenvolvimento pleno como cidadão”.

Uso do Letramento Digital na Internet Há grandes eixos de aprendizagens focando no uso da internet: Internet e aprendizagem Pesquisar na internet Publicar na internet Comunicar-se digitalmente. A informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital

Internet e Aprendizagem Computador e Internet estão sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os professores, amplia o processo de ensino e de aprendizagem.

Internet e Aprendizagem Favorece o diálogo e a troca entre educadores e alunos. A relação entre múltiplas linguagens e tecnologias, cabe ao professor selecionar: fontes de pesquisa, refletir criticamente sobre as informações encontradas, atribuir-lhes significados, contribuir para que os alunos identifiquem o que é relevante, orientar a publicação de trabalhos qualificar a comunicação digital entre alunos.

Professor X Internet É necessário que o professor entenda a Internet como instrumento cognitivo, sabendo equilibrar seu uso em tarefas nas quais ela realmente faça a diferença. O papel do educador é fundamental para estimular nos alunos uma ampla gama de aprendizagens e também para provê-los da orientação e do apoio necessários para que se tornem aptos a pesquisar, publicar e interagir na Internet com segurança, de forma crítica e autônoma, dentro ou fora da escola.

Aluno X Internet Ao aluno, passa a assumir uma postura ativa no desenvolvimento das habilidades necessárias para ter acesso às oportunidades que a Internet oferece.

Pesquisar na internet Acessar o conhecimento é condição para compreendermos a sociedade em que estamos e condição de cidadania. Os conteúdos culturais, científicos, tecnológicos e históricos presentes nas relações sociais, afetivas e comunicacionais podem ser acessados por qualquer pessoa, na medida em que lhes permitam alguma significação.

Pesquisar na internet Conhecer implica em trabalhar com as informações classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. Esse trabalho de selecionar, analisar, contextualizar as informações, discutir suas fontes, suas implicações é tarefa da escola. Na escola os professores vão ajudando os alunos a construírem os conhecimentos, o que envolve avançar para os níveis mais elevados da simples informação e para os níveis mais complexos do decidir.

Pesquisar na internet Pesquisar na Internet nos permite exercitar a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito, mas contextualizar, analisar e classificar essas informações é o que nos garante o acesso ao conhecimento. Para isso, é necessária a mediação do professor. enciclopédias, dicionários, livros, websites, bancos de imagens, animações, vídeos...

Exercício!!! Como você trabalha um assunto com seu aluno, permitindo que ele construa o seu próprio conhecimento? Faça um exercício no Word que você permite passar o conhecimento ao aluno. Escolha o tema que tem trabalhado atualmente.

Video Pesquisar na internet Como você faz para que o aluno não realize o processo de “copiar e colar” ? É importante adotar os seguintes recursos: Levantamento de hipóteses; Análise; Comparação; Síntese. Video

Como usar a pesquisa? O letramento digital é dividido em três etapas: Pesquisar Comunicar Publicar Iremos comunicar e publicar em outro momento.

Sites e sugestões de texto para ler http://www.educared.org O mito do aluno digital: http://professordigital.wordpress.com/2008/ 11/17/o-mito-do-aluno-digital/ Você é um professor digital: http://professordigital.wordpress.com/2008/ 06/30/voce-e-um-professor-digital/