NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Conciliação Juiz Federal João Batista Lazzari
Advertisements

OS DESAFIOS DA JUSTIÇA ESPECIALIZADA
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Dos tribunais e juízes dos Estados
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Defensoria Pública do Estado de São Paulo Maio 2011.
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
Implantação das Tabelas Padronizadas do Conselho Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Mais moderno, dinâmico e interativo
FÓRUM TÉCNICO DOS MUNICÍPIOS MINEIROS
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
COMARCA DE ENCANTADO REORGANIZAÇÃO CARTORÁRIA COM NORMALIZAÇÃO DOS CUMPRIMENTOS E INOVAÇÃO JURISDICIONAL.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Convênio ADPERJ-ELERJ
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
INTEGRAÇÃO PROCEDIMENTAL ENTRE AS VARAS CÍVEIS E CRIMINAIS PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS NAS EXECUÇÕES FISCAIS C OMARCA DE TRAMANDAÍ.
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania
ORGANOGRAMA. ORGANOGRAMA Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania ORGANOGRAMA Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
CONSELHOS DA COMUNIDADE Guia para Criação
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
WORKSHOP DA SAÚDE FORUM NACIONAL DO JUDICIARIO PARA A SAUDE
Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria
QUALIDADE DO JUDICIÁRIO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
NÚCLEO DE ATENÇÃO PERMANENTE AO PRESO – NAPP
ASSOCIAÇÕES.
COMARCA DE GRAVATAÍ DESCENTRALIZAÇÃO DAS ROTINAS CARTORÁRIAS - J.E.Cível PARCERIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS - Direção do Foro.
CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM TEORIA GERAL DO JUÍZO CONCILIATÓRIO Adriana Goulart de Sena Orsini Juíza Federal do Trabalho, Titular 35ª VT de Belo.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES ELEITORAIS – SIEL
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
COORDENADORIA DE APOIO ADMINISTRATIVO
CNJ José Luiz Toro da Silva UNIDAS. Recomendação n. 31, de 30 de março de 2010 “evitem autorizar o fornecimento de medicamentos ainda não registrados.
DESCOMPLICANDO AS EXECUÇÕES FISCAIS COMARCA DE OSÓRIO 3ª VARA JUDICIAL.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial OS JULGADOS DE PAZ Organização e funcionamento dos Tribunais Judiciais Módulo 2.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
SISTEMA JUSTIÇA MODERNA: O TJDFT NO SÉCULO XXI. Sistema Justiça Moderna - Módulos -  Distribuição  Cartório Extrajudicial de Distribuição  Serviço.
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
Prof. º Elcio Henrique – Gestão de Pessoas.
M ÉTODOS COMPLEMENTARES E A D ESJUDICIALIZAÇÃO Professora Lucélia de Sena Alves.
Atribuições das Unidades Escolares
PODER JUDICIÁRIO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Otavio Calvet.  Resolução 125/2010 CNJ – estímulo  Cidadania e caráter democrático  Art. 3º nCPC, §§2º e 3º ◦ § 2 o O Estado promoverá, sempre que.
GESTÃO 2015/ de Fevereiro de Tribuna Livre Câmara de Vereadores de Flores da Cunha Apresentação de contas do CONSEPRO Data: 29 de Fevereiro.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho.
Através da Resolução nº 02/2004 de 20 de julho de Publicado no DOE em Por iniciativa do Desembargador Presidente Arnaldo Campello Carpinteiro.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
CUSTOS DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA/JUDICIÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

NUPEMEC Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça Institui a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses; Incumbe aos órgãos judiciários a tarefa de oferecer meios consensuais de soluções de controvérsias, como a mediação e a conciliação e prestar atendimento e orientação ao cidadão; Os Tribunais deverão criar Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, obrigatoriamente, onde houver a partir de 5 (cinco) unidades jurisdicionais, e facultativamente, nos locais onde exista mais de uma unidade jurisdicional. Os Tribunais deverão criar Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, compostos por magistrados da ativa ou aposentados e servidores, preferencialmente atuantes na área.

ORGANOGRAMA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÚCLEO PERMANENTE DE MÉTODOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CAPITAL Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – INTERIOR

O que são os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania? São unidades do Poder Judiciário que podem ser instaladas através de parcerias com entidades públicas e privadas; Oferecem a conciliação e a mediação aos cidadãos como forma de resolução de seus conflitos, em prédios particulares ou no prédio do fórum; Ainda podem auxiliar os Juizados ou Varas na realização de audiências de conciliação ou mediação processuais.

Que tipos de serviços são oferecidos no CEJUSC? Conciliação e mediação pré-processual – antes do ajuizamento do processo judicial; Conciliação e mediação processual – durante o curso do processo judicial, em qualquer grau de jurisdição; Serviços de Cidadania – os CEJUSCS podem oferecer esses serviços ou prestar orientações às partes sobre onde encontrá-los. (emissão de documentos, assistência social e psicológica, orientação jurídica etc.)

Que tipos de conflitos podem ser resolvidos no CEJUSC pré-processual? Causas cíveis (acidentes de trânsito, cobranças, dívidas bancárias, conflitos de vizinhança, etc) Causas de família (divórcio, pedido de pensão alimentícia, guarda de filhos, regulamentação de visitas, etc) Se for obtido um acordo, será homologado pelo Juiz e terá eficácia de título executivo judicial.

O que a população ganha com a instalação do CEJUSC? Paz, tempo e dinheiro! Nos métodos consensuais não há cobrança de taxas, nem é preciso gastar com produção de provas e documentos. É rápido, simples e eficaz! As Comarcas que já possuem um CEJUSC instalado apresentam alto índice de satisfação dos usuários e redução na distribuição de processos.

DESEMPENHO DOS CEJUSCS Comparativos 2012-2013

PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS FASE PRÉ-PROCESSUAL CÍVEL PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS 64% EM 2012 63% EM 2013

PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS FASE PRÉ-PROCESSUAL FAMÍLIA PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS 84% EM 2012 93% EM 2013

PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS FASE PRÉ-PROCESSUAL TOTAL (CÍVEL+FAMÍLIA) PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS 70% EM 2012 74% EM 2013

PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS FASE PROCESSUAL CÍVEL PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS 36% EM 2012 51% EM 2013

PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS FASE PROCESSUAL FAMÍLIA PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS 69% EM 2012 85% EM 2013

PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS FASE PROCESSUAL TOTAL (CÍVEL + FAMÍLIA) PERCENTUAL DE SUCESSO NAS AUDIÊNCIAS 54% EM 2012 67% EM 2013

Quais empresas podem ser parceiras do TJ para a instalação e funcionamento do CEJUSC da cidade? Alguns exemplos: Empresas ou órgãos públicos ou de caráter público: Prefeituras Municipais, Defensorias Públicas, Associações Comerciais, Procons, etc Empresas privadas: Faculdades, Universidades, etc Outras empresas privadas: lojas, supermercados, prestadoras de serviços, dentre outras... Ou seja: qualquer empresa pública ou privada que tenha interesse institucional na disseminação da cultura da paz!

Qual é o papel de empresas públicas ou privadas nessa parceria? Ceder espaço físico e fazer sua manutenção; Fornecer móveis, telefone e material de consumo; Fornecer computadores, impressoras e scanners; Disponibilizar funcionários e estagiários;

CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA ESTRUTURA MÍNIMA NECESSÁRIA   DESCRIÇÃO UTILIDADE ATENDIMENTO Informações/Triagem/Espera Neste espaço deve-se prever cadeiras de espera, um balcão de informações e triagem inicial para verificar se o pedido é de competência da Justiça Estadual. Sala de Atendimento Nesta sala serão colhidos os dados necessários para agendamento da sessão de conciliação ou mediação e impressão da carta convite (nomes das partes, endereço e assunto do pedido). Sugere-se a instalação de baias de atendimento com computadores e impressora. Cartório Espaço suficiente para guardar os materiais e expedientes do Centro. Caso o Centro receba também processos judiciais, deve-se prever espaço para prateleiras. AUDIÊNCIAS Juiz Coordenador – Gabinete Designar uma sala para o Juiz Coordenador (mesa, cadeira, computador, impressora). Sala dos Conciliadores Espaço destinado aos conciliadores para guarda de materiais, reuniões e espera. Salas de Audiência de Conciliação A quantidade de salas deve ser estimada de acordo com a demanda local. Sugere-se a colocação de mesas redondas e ambiente agradável (plantas, cores claras etc.), computador e impressora. Sala de Audiência de Conciliação Coletiva Prever pelo menos uma sala para conciliação coletiva. (sala maior com acomodações para pelo menos 10 pessoas, mesa, cadeiras, computador e impressora) Salas de Audiência de Mediação OUTROS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES Defensoria Pública Prever um espaço para plantão de defensores públicos com computador e impressora. Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Prever um espaço para utilização pelos advogados com computador e impressora. Ministério Público Prever um espaço para utilização pelos promotores de justiça, com computador e impressora SERVIÇOS TÉCNICOS DE APOIO IMESC - Sala de Coleta Mesas, cadeiras, local com biombo para coleta. Assistente Social /Psicóloga Sala para atendimento psicosocial. Dependendo da demanda pode-se prever salas independentes para assistência social e psicologia. Espera e Brinquedoteca Sala de espera específica para o atendimento psicosocial com brinquedoteca ÁREAS ADMINISTRATIVAS Copa/refeitório para os funcionários e conciliadores Espaço reservado para almoço e lanche dos funcionários e conciliadores Sanitários Masculino, Feminino, Portadores de necessidades especiais, espaço para amamentação e fraldário. Se possível separar sanitários públicos e privativos de funcionários.

Qual é o papel do TJ nessa parceria? Designar um juiz coordenador e, se o caso, um juiz adjunto para o CEJUSC; Nomear um servidor chefe de seção judiciário exclusivamente para trabalhar no CEJUSC; Capacitar conciliadores e funcionários para que a unidade seja um exemplo de atendimento ao público e eficiência.

RESULTADO DA PARCERIA

Rede de Conciliação no Estado de São Paulo Até março de 2014 o TJSP contava com 103 CEJUSCS: 45 na capital e grande São Paulo 58 no interior e litoral GRAÇAS A MAIS DE 200 CONVÊNIOS E PARCERIAS FIRMADOS ENTRE 2011 E 2013!

ALGUNS CEJUSCS INSTALADOS CEJUSC de Catanduva Sala de conciliação CEJUSC de Assis Instalações CEJUSC de São Caetano do Sul Brinquedoteca CEJUSC de Amparo Triagem

A meta do NUPEMEC do Estado de São Paulo é instalar mais 100 CEJUSCS em 2014 Seja um parceiro do Tribunal de Justiça na disseminação da cultura da Paz! NUPEMEC - Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Telefone (11) 2171-4843 – Fax (11) 2171-4817 Praça João Mendes Júnior, s/nº - Fórum João Mendes - 20º andar – sala 2024/2026 São Paulo –SP - CEP 01501-900 conciliar@tjsp.jus.br