Teste de Rotações monoculares (duções) e binoculares (versões)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRABISMO ARTURO A. ESPINOSA VELASCO INSTITUTO DE OFTALMOLOGÍA
Advertisements

Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Mobilização articular
BIOMECÂNICA ÓSSEA SISTEMA DE ALAVANCAS.
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
Ordenação Facilitar e aumentar a eficiência das operações de pesquisa sobre esses dados Pode ser crescente ou decrescente A seqüência de entrada, normalmente,
O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
Números Negativos.
SEMIOLOGIA BÁSICA EM REUMATOLOGIA
O punho Cinesiologia.
Técnicas de Mobilização e Manipulação Articular INTRODUÇÃO
Avaliação de Desempenho

Gerência de Memória.
- Elaboração: Artemir Bezerra -
Bem-vindo ao portal da UAB/UNIFESP
TRATAMENTO CIRÚRGICO NA DISPLASIA DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRIL
Anatomia: Dorso e Tórax
Auditoria da Qualidade
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Isometrias Recordar e aprender Reflexão, translação e rotação
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Isometrias.
DISTÚRBIO DE CANAL ASSOCIADO A ENDOCRINOPATIA
Dr. Renato Ferreira Estrella R1 _Medicina Esportiva
R2 Medicina Esportiva Karina Bonizi Ortiz Orientador:
ALGORITMOS E TECNICAS DE PROGRAMACAO II
SISTEMA MUSCULAR.
QUADRIL Consiste na articulação da cabeça do fêmur com a cavidade profunda do acetábulo.
Exame físico do ombro parte II
Princípios de Cinemática
Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal de Campina Grande
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Carlos Alexandre De Sousa Teixeira
Ativação Neural e Tipos de Contrações Musculares
AVALIAÇÂO DOS COMUNICANTES DE HANSENÍASE
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
METODIZAÇÃO CIRÚRGICA
Programa Visão do Futuro
CASO CLÍNICO 13 Luisa P. de Figueiredo.
Resistência e flexibilidade conceitos básicos
Teoria das restrições Aula 08.
Sistemas Operacionais
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Disciplina: Ortóptica I Classificação dos Estrabismos e das desordens oculomotoras Prof. Viviam Secin.
VALIDADE DOS TESTES DIAGNÓSTICOS Karin Regina Luhm
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
Reflexão da Luz Espelho Plano.
Coluna Vertebral – CERVICAL II
Foco de Atenção e Aprendizagem Motora
MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ (MABR)
Diagnóstico de Diferencial das Cefaléias e Algias Cranianas
Índice H (último autor):
Ilíaco RTM.
Pontos chaves – como utilizar?
Estática Estática Histórico
Leis Inervacionais de Sherrington e Hering
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
CURITIBA – PR Utilidade clínica do teste de Duncan-Ely na avaliação do joelho rígido, em pacientes com Paralisia Cerebral Autores ° M e landa,
Transcrição da apresentação:

Teste de Rotações monoculares (duções) e binoculares (versões)

Ações dos músculos: PPO De acordo com a posição anatômica dos músculos oculares externos resulta uma ação específica de cada um. Numa concepção geométrica simples, a ação isolada de cada músculo sobre o olho situado em posição primária, cada músculo realiza sua (s) função (ões).

Ações dos músculos: PPO RM: adução; RL: abdução; RS: supradução, adução, inciclodução; RI: infradução, adução e exciclodução; OI: exciclodução, supradução e abdução; OS: inciclodução

Estudo das versões Avalia-se a limitação ou aumento da excursão ocular devido a hiper ou hipofunção muscular. Este estudo permite também a detecção de incomitâncias, nistagmo, alterações das fendas palpebrais em determinadas paresias ou restrições musculares.

Execução do teste Solicita-se ao paciente fixar um ponto luminoso, que se desloca nas nove posições cardinais do olhar. 2. Observa-se a amplitude da excursão dos olhos de forma comparativa. 3. É importante manter o olho como fixador, enquanto se observa a execursão do olho contralateral(preferencialmente ocluido).

4. Verifica-se que o olho não fixador pode comportar-se de diversas maneiras: Acompanhar o movimento doo olho fixador, mantendo inalterada a sua posição relativa, o que demonstra comitância; Não acompanhar os movimentos do olho fixador em determinadas posições, caracterizando hipofunção do músculo ou dos músculos responsáveis por esse movimento e/ou limitação devido a restrição mecânica; Ultrapassar a posição atingida pelo olho fixador, o que demonstra hiperfunção do músculo ou dos músculos responsáveis pela rotação considerada.

Execução do teste 5. Classificam-se as ações musculares em hiperfunções de +1 a +4 e as hipofunções de -1 a -4, de acordo com a amplitude da execursão ocular. Dessa forma, as disfunções detectadas nas versões são classificadas em quatro graus: Positivos para as hiperfunções e negativas para as hipofuções. 6. As versões devem ser realizadas fixando o olho direito e o esquerdo.

Execução do teste

Estudo das duções As duções podem ser ativa ou passiva. Dução ativa: é a que o paciente realiza voluntariamente à custa da contração de seus músculos oculomotores. Dução passiva: o examinador utiliza uma pinça e realiza a dução sob anestesia tópica da conjuntiva ou sob anestesia geral.

Duções ativas: Execução do teste O teste constitui-se na observação das rotações do olho fixador , nas diversas posições do olhar. Nas versões, o paciente fixa com o olho e observa-se as rotações do olho contralateral. Quando se detecta limitação de uma rotação do olho observado, impõem-se o teste de dução ativa, no qual o olho que era fixador na versão será ocluído e o paciente fixa com o outro olho, solicitando-se que fixe com esse outro olho e faça a rotação no sentido da limitação. Podem ocorrer: Rotação normal, caracterizando paresia desse músculo responsável por esse movimento; A rotação não se realiza, caracterizando paralisia do músculo responsável pelo movimento, restrição mecânica ou associação dos dois fatores.

Duções ativas: Execução do teste Exemplificando: Quando se realiza dextroversão fixando o olho esquerdo e verifica insuficiência de abdução do olho direito, o exame deverá prosseguir, realizando o teste de dução ativa do olho direito. Solicita-se ao paciente, com o olho esquerdo ocluído, que fixe um objeto colocado à direita (posição em que há limitação do olho direito na versão). Pode ocorrer que a abdução realize ou não. Quando ocorrer a abdução, é porque há paresia do músculo reto lateral direito e, se não houver abdução, poderá existir paralisia do RLD; restrição mecânica à abdução ou associação dos dois fatores. Nessas circunstâncias, outras manobras são necessárias para o diagnóstico diferencial.

Duções passivas: Execução do teste Sob anestesia tópica da conjuntiva ou anestesia geral; O examinador utiliza uma pinça para estimular a rotação do olho suspeito. As forças (duções)ativas devem ser eliminadas sob anestesia tópica. Quando uma rotação ocular ativa não se efetiva, mas com o auxílio da pinça consegue-se a rotação desejada, o diagnóstico é de paralisia. Se com o auxílio da pinça também não se efetiva a rotação desejada, conclui-se que há restrição mecânica, o que não exclui paralisia ou paresia associada.

Restrições mecânicas Há dois tipos de restrições mecânicas ao movimento ocular: Restrição relativa: quando o olho atinge a posição em a extrema quando levado com a pinça, porém a força imprimida à pinça é maior que o normal; b) Restrição absoluta: é aquela que não pode ser vencida pela pinça e a rotação não é conseguida.