Apresentação do Curso de Ciência da Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência da Computação Projeto Pedagógico.
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Interação Homem-Máquina
Bacharelado em Sistemas de Informação
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Curso de Engenharia de Computação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Disciplinas do curso 06mar2008
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Ética em Computação.
Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação.
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Bacharelado em Sistemas de Informações
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
FACULDADE DOS GUARARAPES
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Um Dia na Faculdade Bacharelado em Sistemas de Informação
30Th Conferencia Latinoamericana de Informatica Carreras de Pre-Grado en Computación Perfiles Profesionales Daltro José Nunes (Brasil) Charla Plenaria.
O Processo de desenvolvimento de software
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
MEC - Ministério da Educação
Introdução à Interação Humano- Computador
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Departamento de Informática
Introdução ao Serviço Social
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
MESTRADO PROFISSIONAL
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Computação na Engenharia Antônio Carlos Maida Bruno Dodorico Gabriel Furlan Douglas Alves Leonardo Possi 1 Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
UEZO - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Primeiro semestre de 2013_2.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Curso de Ciência da Computação

Sumário Currículo de Referência da SBC Bacharelado em CC da UFMA Programação de Computadores

Designação Entende-se por Computação ou Informática o corpo de conhecimento a respeito de computadores, sistemas de computação e suas aplicações, englobando aspectos teóricos, experimentais, de modelagem e de projeto. Os cursos desta área dividem-se naqueles que: têm a computação como atividade-fim, naqueles que têm a computação como atividade-meio e nos cursos de Licenciatura em Computação

Diretrizes curriculares Cursos que têm a computação como atividade-fim devem ser denominados Bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia de Computação. Cursos que têm a computação como atividade-meio devem ser denominados, Bacharelado em Sistemas de Informação. Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de curta duração e em geral são denominados Tecnologia em Processamento de Dados.

Perfil geral do egresso Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas; Formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo; Formação em negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional; Preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte; Domínio da língua inglesa; e Conhecimento básico das legislações trabalhista e de propriedade intelectual.

Perfil técnico do egresso Processo de projeto para construção de soluções de problemas com base científica; Modelagem e especificação de soluções computacionais para diversos tipos de problemas; Validação efetiva da solução de um problema; Projeto e implementação de sistemas computacionais Critérios para seleção de software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa.

Perfil específico do egresso Os cursos que têm a computação como atividade-fim devem preparar profissionais capacitados a contribuir para a evolução do conhecimento do ponto de vista científico e tecnológico, utilizar esse conhecimento na avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais.

Perfil específico do egresso As atividades desses profissionais englobam: (a) a investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação; (b) a análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional; e (c) o projeto e implementação de sistemas de computação.

Núcleos de formação Fundamentos da Computação, que compreende o núcleo de matérias que envolvem a parte científica e as técnicas fundamentais à formação sólida dos egressos dos diversos cursos de computação; Tecnologia da Computação, que compreende o núcleo de matérias que representam um conjunto de conhecimento agregado e consolidado que capacitam o aluno para a elaboração de solução de problemas nos diversos domínios de aplicação; e Sistemas de Informação, que compreende o núcleo de matérias que capacitam o aluno a utilizar os recursos de Tecnologia de Informação na solução de problemas de setores produtivos da sociedade.

Núcleos de formação Matemática, que propicia a capacidade de abstração, de modelagem e de raciocínio lógico constituindo a base para várias matérias da área de Computação; Ciências da Natureza, que desenvolvem no aluno a habilidade para aplicação do método científico; e Contexto Social e Profissional, que fornece o conhecimento sócio-cultural e organizacional, propiciando uma visão humanística das questões sociais e profissionais, em consonância com os princípios da ética em computação.

Disciplinas

Disciplinas de programação Programação de Computadores Linguagem de Programação I Linguagem de Programação II Linguagem de Programação III Estrutura de Dados Tópicos Especiais em Linguagem de Programação

Disciplinas com programação Cálculo Numérico, Programação Matemática, Pesquisa Operacional; Compiladores; Sistemas Operacionais; Banco de Dados; Teleprocessamento; Inteligência Artificial.

Programação de Computadores Etapas Hardware Software Algoritmos