Informática no Ensino de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Informática na Educação
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
AS TICS E A ESCOLA.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Sistema Universidade Aberta do Brasil
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Informática no Ensino de Matemática História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos públicos. Neide Rodriguez Barea Tavares Lidiane Mayumi Hieda Magna Heringer Mariano 4ª ano de licenciatura em Matemática

Introdução Computador na escola! - até bem pouco tempo, um "privilégio" quase que exclusivo das escolas particulares que investiram na criação de disciplinas de informática nas quais se ensinava a informática e não se ensinava com informática. Surgiram os projetos públicos a tratar de informática educacional: EDUCOM, PROINFO e Ensino On Line.

EDUCOM Integrantes da Secretaria Especial de Informática (SEI), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realizaram o I Seminário Nacional de Informática Educacional – agosto/1981. Objetivo: ampliar a função do professor ao invés de substituí-lo.

1983 – uma comissão da SEI elaborou o projeto EDUCOM, implantando cinco centros-piloto em universidades públicas voltados à pesquisa educacional e à capacitação de professores dos quais desenvolveram-se independentemente de acordo com o projeto que havia submetido. São eles: UFRJ, UFMG, UFPE, UFRGS e Unicamp.

Metas Desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática; e Levar os computadores às escolas públicas, para possibilitar as mesmas oportunidades que as escolas particulares ofereciam aos seus alunos.

Alguns Problemas 1984 – Centro de Informática do MEC (CENINFOR) foi reestruturado para assumir o projeto EDUCOM, inclusive mantendo o respaldo financeiro; Devido a burocratização, as bolsas de estudo e o respaldo financeiro governamental demoraram para chegar; 1985 – CENINFOR foi desestruturado

PRONINFE- Programa Nacional de Informática Educativa Baseado no EDUCOM, o governo federal lança, em 1989, o PRONINFE Objetivos: Desenvolver a informática educativa no Brasil através de projetos apoiados com fundamentação pedagógica; apoiava o desenvolvimento e utilização da informática nos três graus, hoje Ensinos Fundamental, Médio e Superior, e na Educação Especial; formação de professores.

ProInfo: Programa Nacional de Informática na Educação É um programa educacional criado pela Portaria Nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.

Objetivos: Igualdade no acesso aos instrumentos tecnológicos; Propiciar uma educação voltada para a criatividade, agilidade na resolução de problemas, raciocínio. Formação de professores O programa prevê ao atendimento a 25 mil professores; Não visa prepará-los para usar novas tecnologias, mas criar uma consciência crítica sobre sua utilidade e utilização educacional.

Composição do laboratório 10 microcomputadores (CPU, monitor, mouse, teclado e caixa de som); 10 cabos de segurança; 10 estabilizadores; 01 impressora; 01 switch; 10 cabos lógicos de ligação dos micros à rede; 01 cabo lógico de ligação da impressora ao micro (padrão RJ45 com 1,5 metros).

Para participar do ProInfo a escola deve dirigir-se à Coordenação Estadual do ProInfo na Secretaria de Educação do Estado; Todas as escolas, secretarias e outras entidades que participam do programa precisam apresentar um Projeto Político Pedagógico de uso das TIC na educação e formalizar o compromisso de prover a infra-estrutura para o adequado funcionamento dos laboratórios ProInfo.

Ensino On Line Em 1997, experimentalmente, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) em São Paulo enviou computadores às escolas, que participaram voluntariamente, através do Plano de Adesão, para sensibilização e capacitação de professores e para emprego educacional da informática através de softwares pedagógicos.

O projeto Ensino On Line viabilizava apenas a utilização de um pacote de softwares educacionais em situação de aula e/ou pesquisa, não contava com o envolvimento da Internet e de outras redes de comunicação. Também faz parte do programa “A Escola de Cara Nova na Era da Informática – o computador a serviço da maioria da qualidade de ensino”, que servia de apoio didático-pedagógico para o professor.

Objetivos Oferecer aos alunos e professores uma proposta educacional tecnológica possibilitando a apropriação didático-pedagógico; Democratizando os acessos de informações e diminuindo as desigualdades regionais; Elevar a qualidade do ensino público; Preparar às mudanças da sociedade para a modernização tecnológica e de competitividade; Propiciar ao acesso a bibliotecas virtuais e comunicação com outras escolas através da Internet e multimídias.

Metas Disponibilizar salas-ambiente de informática, visando a integração do trabalho dos professores das diversas disciplinas; Servir-se de apoio didático-pedagógico para o professor; Tornar a escola mais atrativa para os jovens.

Composição do Projeto On Line Pacote de Softwares: composto de 42 títulos, dentre eles, 12 são matemáticos e os outros abrangem todas as disciplinas da grade curricular das escolas.

Equipamentos 05 computadores pentium 166 com 16Mb de memória RAM, equipados com kit multimídia, unidade de CD-ROM e microfone; 02 impressoras a jato de tinta da Hewllett Packard (HP série 800) coloridas; 02 no breaks; 01 placa de faz/modem; 01 microcâmera de vídeo; 01 scanner de mão.

Formação de professores: foram oferecidos cursos no Programa de Educação Continuada (PEC) em informática cujo objetivo era formar professores multiplicadores neste projeto, estes recebiam todos os cursos, iniciando o processo com cursos para conhecerem o Windows, Word, Excel e PowerPoint. Posteriormente a este trabalho, instituições como USP, UNICAMP, PUC-SP, UFSCar e UNESP, entre outras, começaram a desenvolver cursos de capacitação.

Conclusão Os três projetos possuem iniciativas valiosas na área de informática educacional: o primeiro diz respeito ao papel que se espera da escola em relação aos projetos pedagógicos; o segundo voltado também para informatizar as escolas e a última proporcionar um maior acesso aos softwares educacionais.

Esses projetos partem da idéia de que as escolas são autônomas e capazes de articular propostas inovadoras aos investimentos realizados. Existem inúmeras dificuldades na escola pública (burocracia, espaço físico, violência) no entanto o governo esta fazendo sua parte de disponibilizar estrutura e equipamentos para implantação da informática educacional. Consideram que aos professores bastam cursos rápidos para a atuação pedagógica empregando a informática educacional seja bem sucedida.