Empreendedorismo Prof° Carlos Augusto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renaldo A. Gonsalves Economia Doméstica
Advertisements

Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
10 Lições para a Educação Financeira
Este material é de uso exclusivamente interno, não devendo ser encaminhado a qualquer destinatário externo a essa instituição. 1 1.
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES
FINANÇAS PESSOAIS Orientações!.
SISTEMA MONETÁRIO.
Departamento Jurídico-Financeiro
Economia Brasileira_26/02/2007
Empreendedorismo pode ser aprendido
Educação Financeira.
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
1 Conhecendo os Investimentos dos recursos financeiros da CELPOS.
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Administração Financeira
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
QUEM SOU EU? Denys Ferrari Paulon, formado em Economia com MBA em Marketing e com Certificação Profissional ANBIMA CPA-20. Possui 17 anos de experiência.
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Matemática Financeira
1 Conhecendo os Investimentos dos recursos financeiros da CELPOS.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Valor do Dinheiro no Tempo
FINANÇAS PESSOAIS e INVESTIMENTO Econ. Edilson Aguiais CRE 2.337/D.
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Fluxo Circular da Renda
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Mercado de Derivativos
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
AULA 2 – Mercados Financeiros
Os aspectos econômicos do endividamento
AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO. AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO.
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
POUPAR Aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas Permite a satisfação de necessidades de longo prazo Prescindir de consumir no presente para.
Uso consciente do seu dinheiro FERNANDA OLIVEIRA E LUIZ FELIPE CERELLO.
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Importância do orçamento de capital
Educação Financeira para crianças e Jovens
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Sejam bem vindos.
Decisão de Investimento
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Conceitos Financeiros
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
AUTONOMIA FINANCEIRA Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência.
Objetivos e Instrumentos
1 Plano de Negócios. 2 Por que fazer um Plano ? Torna a oportunidade mais clara. Explica porque ele existe. Explorar como se pode aproveita-lo. É um guia.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo Prof° Carlos Augusto INVESTIMENTOS Empreendedorismo Prof° Carlos Augusto

O que é INVESTIR? Investir é o ato de aplicar dinheiro com a intenção dele render juros ou outra forma de remuneração ou correção! (aumentar o dinheiro)

O que é POUPAR? Poupar é acumular valores no presente para utilizá-los no futuro, o que geralmente envolve mudança de hábitos, pois requer uma redução nos gastos pessoais e familiares. Reduzir despesas pode significar desde simples cuidados para evitar o desperdício até o esforço, por vezes árduo, no sentido de conter gastos.

Além disso, poupar exige a avaliação objetiva das despesas, a fixação de metas e, principalmente, muita persistência, a fim de manter-se economizando pelo tempo necessário até que sejam alcançados os objetivos que motivaram a poupança.

POUPAR é diferente de INVESTIR? O investimento é tão importante quanto a poupança, pois todo o esforço de cortar gastos pode ser desperdiçado quando mal investido. Ainda que a maioria das pessoas esteja acostumada a pesquisar e comparar preços de bens e serviços, isso nem sempre acontece quando o objetivo é escolher serviços financeiros.

Quando se trata de finanças, tendemos confiar mais na opinião de amigos e familiares do que em conselhos de profissionais especializados. Isso se deve, em parte, à escassez de informações sobre as características dos investimentos, mas também ao fato de que há opções demais a considerar e comparar. Quando se tem muitas alternativas, a tendência é simplificar o processo de decisão, apoiando-se em opiniões e dicas nem sempre técnicas.

Poupar e investir são duas atitudes relacionadas Poupar e investir são duas atitudes relacionadas. Sem poupança, é muito difícil acumular recursos para realizar investimentos. Por outro lado, um investimento inadequado ao perfil do investidor pode resultar em prejuízos e, assim, comprometer os recursos poupados.

Todo investimento tem risco? É comum o investidor prestar mais atenção à promessa de rentabilidade do que às chances de perda do que foi aplicado. Mas acredite: NÃO HÁ INVESTIMENTO SEM RISCO!

Tipos de Investimentos RENDA FIXA Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de um certo período, receber o valor aplicado (denominado "principal"), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.

Tipos de Investimentos RENDA FIXA MAIS COMUM: Caderneta de Poupança

Tipos de Investimentos RENDA VARIÁVEL Nos investimentos em títulos de renda variável, o investidor não tem como saber, previamente, qual será a rentabilidade da aplicação. Porém, se a escolha for feita com critério, diante de opções bem avaliadas e com diversificação dos investimentos, a aplicação em renda variável poderá proporcionar ao investidor um retorno maior do que o obtido em aplicações de renda fixa.

Tipos de Investimentos RENDA VARIÁVEL MAIS COMUM: Ações