educação HUMANISTA 18 de março de 2013
PEDAGOGIA HUMANISTA Redescobrimento da personalidade humana livre; Base no conhecimento grego e romano; Formação do homem culto; Formação do cortesão instruído e culto; Cultivo da individualidade e da personalidade total; Desenvolvimento do espírito de liberdade e crítica; Estudo atraente e ameno; A impressa facilita a a difusão da cultura e da educação; Surge a escola secundária, baseada no estudo do latim e grego.
EDUCAÇÃO HUMANISTA NA ITÁLIA Figura do cortesão. Criação da academias platônicas e ateneus docentes; Criação da Casa Giocosa (Casa Alegre); Não tinha caráter erudito. Usava o clássico para a construção da personalidade; Florença e Veneza enquanto protagonistas; A renascença surge no séc XIV, na Itália;
EDUCAÇÃO HUMANISTA NA FRANÇA Montaigne é o humanista mais conhecido da França. Algumas escolas adotaram os princípios humanistas e outras continuavam a adotar o modelo tradicional baseado no trivium e quatrivium; A mais tardia de todas as implantações;
PRINCIPAIS HUMANISTAS Erasmo de Rottendam Montaigne Dante Alighieri Rabelais