UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA NAS RODOVIAS
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
Sistemas de Informação
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Ensino Florestal na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Profa. Gleyce Campos Dutra.
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Brasília, 9 de Setembro de 2014
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Grupo Educacional Opet
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Horta na Escola” “Conscientização Ambiental.”
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
A Gestão participativa
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
Conceito Enade 2012 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
PROJETO TCC Prof. Luis S. B. Marques
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Eletrostática – Campo Elétrico continuação
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
TÍTULO DO CURSO Capacitação Discente I 1. Motivação 2. Técnicas de Estudo 3. Controle do Estresse.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
Interdisciplinaridade: Ciências Agrárias VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Apresentação O desafio de contribuir para aperfeiçoar o fazer pedagógico dos professores de Ciências para atuarem no ensino fundamental e médio, nesse.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE! BIBLIOTECA DO INSTITUTO PAULO FREIRE,NOSSO MESTRE!
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
“A contribuição dos grupos PET na questão da sustentabilidade na Amazônia”. Centro Guadalupe – Bragança - PA.
Transcrição da apresentação:

2013 - 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO CURITIBANOS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Novos Talentos de Curitibanos Coordenação: Prof. Dr. João Tolentino Júnior Sub-coordenador: Prof. Dr. Marcelo C. Scipioni 2013 - 2014

Objetivos Apoiar propostas para realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica - tais como cursos, oficinas ou equivalentes - que ocorram no período de férias das escolas públicas e/ou em horário que não interfira na frequência escolar. As atividades devem valorizar espaços inovadores, como dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, inclusive empresas públicas e privadas, visando ao aprimoramento e à atualização do público-alvo e a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país.

OBJETIVOS: Proporcionar experiências com os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, podendo os alunos e professores aprofundar o conhecimento nas áreas de conservação da natureza, manejo florestal, sistemas agroflorestais e organizações produtivas.

EQUIPE Marcelo Callegari Scipioni Coordenador - UFSC Sonia Corina Hess - UFSC Juliano Gil Nunes Wentd - UFSC Alejandro Lasso Gutierrez UFSC Karine Louise dos Santos - UFSC Estevan Felipe Pizarro Munoz - UFSC Alexandre Siminski - UFSC Daniel Mendes Pinto - SFB

ATIVIDADES SISTEMAS PRODUTIVOS: Agroflorestal e Manejo Florestal Sistemas Agroflorestais Conservação da Natureza Cooperativismo e Associativismo FORTALECIMENTO DO VIVEIRO ESCOLAR Fortalecimento do Viveiro Escolar VIAGEM DE ESTUDO Para os participantes destaques do projeto Embrapa Floresta e Jardim Botânico Municipal (Curitiba - PR) Horto Florestal e Jardim Botânico da COPEL (Pinhão – PR)

RESULTADOS PRETENDIDOS MAIOR INTERGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS DE CAMPO CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS FLORESTAIS CONHECIMENTO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES POR MEIO DO ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO

Fortalecimento do Viveiro Escolar

Contatos: http://novostalentos.curitibanos.ufsc.br/ Projeto Novos Talentos de Curitibanos: João Batista Tolentino Júnior joao.tolentino@ufsc.br Coordenador Geral Marcelo Callegari Scipioni marcelo.scipioni@ufsc.br Coordenador – Subprojeto 1 http://novostalentos.curitibanos.ufsc.br/