Resolução Normativa n° 63, de 12 de maio de 2004 Resolução Normativa n° 63, de 12 de maio de 2004 Padronização dos Procedimentos JAMIL ABID Sup. de Fisc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SETOR DE FISCALIZAÇÃO.
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Contestação do NTEP.
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
Fonte: Banco de Informações de Geração (BIG). Acessível em
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
Reinvestimento do IRPJ
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
Processo de Fiscalização *
Qualificação da Saúde Suplementar Satisfação dos Beneficiários.
Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro
PARCERIA.
PROCURADORIA JURÍDICA – PJ/UEA
Harmonizando procedimentos e condutas no Processo de Fiscalização
Autos de Infrações Padroniza ç ão Prudent ó polis, 15 a 26 de outubro de 2012.
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL FOLHA DE PAGAMENTO.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
6º Fórum Jurídico da UNIDAS – Painel: O processo administrativo na ANS – Defesas e Recursos Administrativos - Eduardo Marcelo de Lima Sales Diretor.
Gestão de Processos Administrativos na ANEEL
Novo Contrato Lojista Afiliação e Credenciamento ao cartão Tricard
RESOLUÇÃO CFC Nº 1.364/2011 Dispõe sobre a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE Eletrônica – e dá outras providências.
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE DIÁRIA DE VIAGEM – v. 28/12/2012 GERÊNCIA • Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
CONTRATO CORPORATIVO N.º 002/2012/SEGER GERENCIAMENTO DE OFICINAS
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo
SUPERINTENDÊNCIA DE ARRECADAÇÃO E INFORMAÇÕES FISCAIS
Resolução Normativa n° 63,
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
O Processo Administrativo-Sanitário no âmbito Federal
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
Formulários de Desligamento de Associados e Encerramento de Contas
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Sugestões de Encaminhamento
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Seminário de Fiscalização Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta Seminário de Fiscalização Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta 02/03/2005 Brasília.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
INSTRUÇÃO PROCESSUAL Portaria Normativa nº 05 de 19 de Dezembro de Secretaria-Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento,
Montagem de Processo e Petição
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
PROCESSO ADMINISTRATIVO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
2ª Oficina de Ressarcimento e Integração com o SUS:
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
Estruturas do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT A estrutura Singular Delegacias Tributárias de Julgamento 16 Unidades de Julgamento A estrutura.
Laís Palazzo Almada Guilherme Moreira Loures da Costa Coordenadoria de Processos Sancionatórios CPAS/SSM.
Possui graduação (1973) e mestrado (2014) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Atualmente é especialista em regulação.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os.
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
1 Audiência Pública N° 22/2010 Alteração de dispositivos da Resolução ANP nº42/2009 especificações do óleo diesel S50, S500 e S1800 Componentes da mesa:
UNIVERSALIZAÇÃO. Universalização: Situação Atual BRASIL 101 Distribuidoras (63 concessionárias + 38 permissionárias) – Área Urbana: 101 distribuidoras.
Campanha Prevenção ao Consumo de Álcool na Infância e na Adolescência e Campanha Ambientes Saudáveis e Livres do Tabaco Procedimentos administrativos.
Subtítulo Processo bifásico: Procedimento prévio de apuração de irregularidades e Processo administrativo sancionatório Rogério Reis Especialista em Regulação.
Transcrição da apresentação:

Resolução Normativa n° 63, de 12 de maio de 2004 Resolução Normativa n° 63, de 12 de maio de 2004 Padronização dos Procedimentos JAMIL ABID Sup. de Fisc. dos Serviços de Geração Padronização dos Procedimentos JAMIL ABID Sup. de Fisc. dos Serviços de Geração

Escopo da Apresentação – Procedimentos de Fiscalização; e – Procedimentos para Autuação. Resolução Normativa n° 63/2004

Da Ação Fiscalizadora A ação fiscalizadora será consubstanciada em relatório de fiscalização, do qual se fará termo de notificação. Toda fiscalização, seja em campo ou por monitoramento à distância, ensejando ou não “não conformidade” deverá ser consubstanciada em relatório de fiscalização do qual se fará termo de notificação. Procedimentos de Fiscalização

Termo de Notificação Será emitido em duas vias. A 1º via será entregue ou enviada mediante registro postal com AR à notificada. A 2º via será juntada ao processo. A notificada terá um prazo de 15 dias, contado do recebimento do TN, para manifestar-se. Este prazo poderá, excepcionalmente, ser prorrogado desde que solicitado tempestivamente e devidamente justificado pela notificada. Procedimentos de Fiscalização

Termo de Notificação (cont.) Quando da análise da manifestação da notificada, poderão ser solicitadas outras informações julgadas necessárias ao melhor esclarecimento dos fatos relatados. Quando da ação fiscalizadora não for encontrada “não conformidade”, conterá no termo de notificação um texto comunicando a desnecessidade de manifestação da notificada. Procedimentos de Fiscalização

Termo de Arquivamento de Notificação Art. 20. O TN será arquivado quando: não comprovada a não conformidade ou; sendo consideradas procedentes as alegações da notificada.

Procedimentos de Fiscalização Ação fiscalizadora Relatório de fiscalização Termo de notificação Manifestação TI TAC AUTUAÇÃO TA

Procedimentos para Autuação A decisão acerca da instauração do processo administrativo será proferida pelo Superintendente; Atentar para o prazo de 45 dias contado do recebimento da manifestação da notificada, para decisão acerca da imposição de penalidade ou arquivamento do respectivo termo de notificação. (Art. 20)

Será lavrado AI nos seguintes casos: comprovação da não conformidade; ausência de manifestação tempestiva da interessada; serem consideradas insatisfatórias as alegações apresentadas; não serem atendidas no prazo, as determinações da ANEEL. Procedimentos para Autuação

o auto de infração será emitido pelo Superintendente em duas vias; a 1ª via será enviada mediante registro postal com AR à autuada; a 2ª será juntada ao processo; prazo de 10 dias para recolhimento da multa, se for o caso, ou apresentação de recurso. Procedimentos para Autuação

Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta – TAC Alternativamente à imposição de penalidade poderá a ANEEL firmar um TAC com a concessionária, permissionária ou autorizada; Objetivo: visa à adequação da conduta irregular às disposições regulamentares e/ou contratuais aplicáveis. As disposições específicas que deverão estar contidas no TAC, serão objeto de regulamentação pela ANEEL.

O AI será instruído (Art. 22): TN; Relatório de Fiscalização; manifestação da notificada, se houver; exposição de motivos da autuação; e outros documentos que não implique duplicidade da documentação constante do processo de fiscalização. Procedimentos para Autuação

Procedimento padronizado entre as SF’s Regra: para as fiscalizações pontuais o AI será juntado ao processo já instaurado, dando-lhe continuidade. Processo de fiscalização pontual Não será aberto um novo processo

O AI fará parte do próprio processo de fiscalização, que conterá: AI; exposição de motivos; documentos relevantes citados na exposição de motivos (sem cópia - referência à página do processo de fiscalização). Procedimentos para Autuação

Procedimento padronizado entre as SF’s Exceção: para as fiscalizações continuadas instaura-se novo processo, iniciado pelo AI. A Resolução n° 63 não impede a abertura de processo administrativo para a fase de autuação. Procedimentos para Autuação Processo de fiscalização continuada Será aberto um novo processo

O processo administrativo conterá: TN; Relatório de Fiscalização; manifestação a esta notificação; aviso de recebimento do TN; AI; exposição de motivos da autuação, abordando o critério para cálculo da multa; documentos citados na exposição de motivos, relevantes para análise e decisão (cópia). Procedimentos para Autuação

O critério para cálculo da multa contemplará: Abrangência e a gravidade da infração; Os danos resultantes para o serviço e para os usuários; A vantagem auferida pela infratora; e Existência de sanção administrativa irrecorrível, nos últimos quatro anos; Procedimentos para Autuação

Reincidência Reincidência, para fins de agravamento de penalidade, é a repetição de falta de igual natureza no período de doze meses após a decisão irrecorrível na esfera administrativa Conseqüências: Punição anterior: advertência – aplicação de multa do grupo I; Acréscimo de 50% sobre o valor da multa anterior, limitado o montante ao percentual de dois por cento Procedimentos para Autuação

Capa do processo administrativo punitivo. Interessado: Nome da empresa/concessionária. Assunto: Processo Administrativo Punitivo n° XXX/200X - SFG/ANEEL. Nome do empreendimento. Ex: Fiscalização nas obras da PCH XXXXX. Ex: Fiscalização na UTE XXXXX. Procedimentos para Autuação

RECURSO prazo de 10 dias para interposição contado do recebimento do AI; recurso será dirigido ao Superintendente (autoridade que proferiu a decisão); o Superintendente terá o prazo de 5 dias para reconsiderar a decisão; não reconsiderando, encaminhará à diretoria da ANEEL; nesses casos, a autuada terá o prazo de 10 dias para o recolhimento de multa, contado da data de publicação da decisão da diretoria. Procedimentos para Autuação

Juízo de Reconsideração Será proferido mediante Despacho do Superintendente, nas seguintes situações: –Ratificação do AI; –Reconsideração parcial do AI; –Reconsideração total do AI. Para todos os casos, o Despacho emitido, fundamentado em exposição de motivos da decisão, será objeto de publicação no Diário Oficial. Procedimentos para Autuação

Recolhimento da multa O valor da multa será atualizado pela taxa SELIC ou outro indicador que a suceda, conforme § 5° do Anexo I do Decreto n° 2.335, de 6 de outubro de 1997; Para atualização será considerada a variação acumulada pro rata die da taxa SELIC no período compreendido entre o segundo dia anterior ao término do prazo estabelecido no AI e o segundo dia anterior à data do efetivo pagamento; Esta sistemática de atualização encontra-se disponível no site do Banco Central: Procedimentos para Autuação

Termo de Intimação Constatação de infração Superintendente Penalidade Diretoria ANEEL Penalidade Poder Concedente Proposta de emissão de TI Exposição de Motivos Autorização da Diretoria mediante Despacho Emissão de TI

Emissão do Termo de Intimação Emitido em 3 vias; prazo de 15 dias, do recebimento do TI, para manifestação da intimada; a contestação da intimada deverá ser dirigida à diretoria da ANEEL; decisão da diretoria acerca da aplicação da penalidade será proferida no prazo de 60 dias e será consubstanciada em resolução da ANEEL; Procedimentos para Autuação

Termo de Intimação (cont.) Tratando-se de fato que corresponda a aplicação da penalidade de caducidade da concessão ou da permissão a ANEEL encaminhará os autos do processo administrativo ao MME. Procedimentos para Autuação

Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL