VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde Marcus Vinicius Brandão Soares Mestre e Doutorando – COPPE-Sistemas Perito Judicial Cível e do Trabalho – RJ e Campos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Ciência e tecnologia.
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro
Apresentando.
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
Universidade Federal do Rio Grande
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Fundamentação teórica e o Estado-da-Arte em Gestão do Conhecimento
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Sofrimento Psíquico e Trabalho
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Bens Públicos e Recursos Comuns
Fundamento à Informática
Aprendizagem Informal
Sistemas Embarcados com Linux
Threads.
Inovação em saúde e promoção da saúde
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
“a alma grega não envelhece”
.: Objetivo A identidade cultural como elemento de diferenciação no mercado e aumento da competitividade para as empresas.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Uma visão geral Grupo: Alexandre Henrique Vieira Soares
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Riscos e Perigos Ambientais
Sou o que sou pelo que nós somos
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DOS GUARARAPES
Cristian de Souza Freitas, MSc
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
SEMINÁRIO ANO DO ENADE.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
 Utilização conceptual de forma indistincta  Prevalência da realidade económica e social em que se insere a economia social ou o terceiro sector, fundamentando-se.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Política Educacional Brasileira
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Nome: Carolina S. Informática Tarde; Professora: Aline S. De Bona;
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Direito à Informação Tatiana Isabel Backes. Importância da Informação para o homem Homem das cavernas teria maior êxito na caçada se tivesse posse de.
Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!
Equipe Danilo Miguel Elias Lacerda Felipe Riguete Henderson Garcia
Ciência, tecnologia e sociedade
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
O PROGRAMA Secretaria de Administração e Reforma do Estado.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde Marcus Vinicius Brandão Soares Mestre e Doutorando – COPPE-Sistemas Perito Judicial Cível e do Trabalho – RJ e Campos dos Goytacazes Membro do Grupo de Pesquisa Justiça e Direito Eletrônicos Escola Judicial - TRT/MG (GEDEL) Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico (IBDE) Membro Acadêmico do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBDI) Membro do Núcleo de Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NECSO/UFRJ)

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde “Se a natureza fez alguma coisa menos suscetível que todas as outras de propriedade exclusiva, é a ação do poder do pensamento chamado de ideia, que um indivíduo pode possuir exclusivamente enquanto ele mantém para si mesmo; mas o momento em que a ideia é divulgada, passa a ser de todos, e o receptor deixa de ser seu dono. Seu caráter peculiar também é de que ninguém a possui menos porque todos os outros possuem sua totalidade. Aquele que recebe uma idéia de mim recebe instrução para si sem diminuir a minha, como quem acende sua vela com a minha vela, recebe luz sem me escurecer. Que ideias devem espalhar-se livremente sobre o globo, para instrução e moral mútuas do homem, bem como a melhoria de sua condição parece ter sido algo peculiar e benevolentemente desenhado pela natureza, quando ela as fez, como o fogo, expansível por todo o espaço, sem diminuir sua densidade em nenhum ponto, e como o ar em que respiramos, com nos conduzimos, e vivemos, incapaz de confinamento ou de apropriação exclusiva. Invenções, não podem, na natureza, ser objeto de propriedade.” Thomas Jefferson

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde  Introdução  O que é o GNU/Linux  A Propriedade Comum  Propriedade Comum e SPB  O Portal do SPB e a Licença Pública de Marca  Conclusões

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde  O que é o GNU/Linux Sistema Operacional Gerencia os Recursos do Computador Provê Interface com Usuário Construção Competitiva e Colaborativa Ferramentas GNU e Núcleo Linux Uma “nova” maneira de trabalhar Licenciado sob GPL Uma nova maneira de licenciar software GNU/Linux é Propriedade Comum

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde  Propriedade Comum Nem privada, nem pública Oceanos, geleiras e energia solar são Propriedade Comum Software Livre é Propriedade Comum construída Desenvolvimento por desenvolvedores e usuários Licenciamento GPL e similares Uso intensivo da Internet Foco na construção e não na apropriação do software Auto-alocação em projetos segundo auto-avaliação

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde Propriedade Comum e SPB (1) Governo Brasileiro e Software Livre  Desenvolvimento Tecnológico e Criação de Empregos  Software Público Brasileiro: Resgate do Conceito de Público Governo Brasileiro e Portal do SPB  Custos de Transação justificam Portal  Mas o que são Custos de Transação ?

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde  Propriedade Comum e SPB (2) Conceito de Transação Custo de Transação Anteriores Custo de Busca Custo de Negociação Custos de Transação Posteriores Custo de Monitoração Custo de Acionamento Portal do SPB reduz os Custos de Busca Licença Pública de Marca elimina Custos de Negociação

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde  Conclusão SPB é Propriedade Comum Portal do SPB e Licença Pública de Marca Competição e Colaboração: Meritocracia Reduzem os Custos de Transação Fomentam a Propriedade Comum Auxiliam Desenvolvimento Tecnológico e Criação de Empregos

VI Workshop GESITI e II GESITI/Saúde  Muito obrigado pela atenção. Marcus Vinicius Brandão Soares Doutorando COPPE-Sistemas