Gestão Hoteleira Operacionalidade
Empresa Hoteleira
Rotina de Trabalho Mensagens Todo hospede tem o direito a receber Deve ser colocada no “key-rack” Formulário padrão Controle de chaves O hóspede entra e sai várias vezes, todas as vezes passa pela portaria social. Confidencialidade
Rotina de Trabalho Informações Cabe a portaria prestar informações sobre programas, espetáculos, eventos, horário de Ônibus e aviões. Correspondência e encomendas Toda correspondência é direcionada a portaria, que procede a distribuição. Uso do “time-stamp”.
Rotina de Trabalho Guarda de bagagens O hotel deve dispor de um local apropriado. O hóspede pode sair e deixar a bagagem. Ocorrências Fatos importantes envolvendo hospedes ou funcionários devem ser registrados no livro de ocorrência(LO).
Telefonia Importante papel na venda do produto hoteleiro. Equipamentos (terminal de computador, relógios, escrivaninha, prateleiras, guias telefônicos, microfones). Atribuições: receber ligações, localizar hóspedes, despertar, efetuar ligações.
Lazer Preocupação constante por parte da grande maioria das pessoas. O serviço de lazer de um hotel tem a função de ir ao encontro das necessidades e dos anseios do homem moderno, procurando satisfazê-los. A estrutura de lazer não representa muito em termos de faturamento, mas é um forte apelo motivacional.
Lazer Atribuições e responsabilidades do departamento de lazer: Desenvolver atividades de lazer para adultos e crianças. Coordenar todas as atividades de lazer. Organizar os materiais de esportes. Cuidar da programação audiovisual. Controlar estoques. Preparar relatórios. Manter contatos cordiais. Orientar a equipe.
Lazer Atribuições e responsabilidades dos monitores e animadores: Executar as atividades de esportes.. Organizar os materiais de esportes. Requisitar materiais necessários. Planejar atividades. Preparar relatórios. Manter contatos cordiais.
Lazer Atividades: Aulas de ginástica e dança. Aulas de natação. Gincanas. Pintura e artes. Música e teatro. Desenho. Reciclagem. Passeios.
Lazer Equipamentos e instalações: Piscinas. Sauna. Sala de jogos. Quadra de esportes. Boate. Barcos, jet ski, pedalinho. Bicicleta. Cinemas.
Governança Governança Andares Rouparia Lavanderia/ Limpeza geral Própria essência da empresa hoteleira – acolher os visitantes.
Governanta Saber até onde vai sua responsabilidade e sua autoridade. Saber delegar. Dirigir, controlar e supervisionar as atividades do pessoal nos andares e na lavanderia. Criar um bom ambiente. Preparar planos de trabalho e escala de revezamento. Cuidar dos uniformes. Atender a solicitações especiais. Tomar cuidados necessários para supervisionar a chegada, estada e saída de hóspedes.
Governanta 9. Articular o trabalho (arrumados, sendo arrumados, bloqueados). 10. Organizar e controlar a rouparia dos andares. 11. Realizar inventários. 12. Controlar e administrar o estoque e o gasto dos produtos. 13. Supervisionar a arrumação dos apartamentos. 14. Inspecionar o estado dos apartamentos. 15. Resolver situações de emergência. 16. Providenciar reparos. 17. Saber tratar casos especiais.
Governanta 18. Cuidar dos objetos esquecidos pelos hóspedes. 19. Supervisionar e controlar todo o processo de lavagem.
Apartamentos Os apartamentos devem possuir dimensões, materiais e equipamentos que estejam de acordo com o tipo e a categoria do estabelecimento. Apartamentos: standard, luxo, conjugado. Suítes: suíte, suíte de luxo, suíte presidencial.
Numeração: 530 Regulamento: deve estar afixado em todos os apartamentos. Quantidade de roupas: calculo deve levar em conta – categoria e ocupação. Outros objetos. Arrumação dos apartamentos. Minibar.