Gordura Localizada Profª Camila Torrigo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia Rosa de Araujo
Advertisements

Metabolismo do Glicogênio
Fisiologia do Exercício
A energia nos seres vivos
Prof. Waldemar Ernani Martins
TECIDO ADIPOSO.
PROTEÍNAS CONTRÁTEIS.
Respiração Celular.
Fisiologia do esforço Verificação do metabolismo energético do organismo humano em esforço; das adaptações neuro-musculares sob condição de treinamento.
RESPOSTA METABÓLICA NO
RESPOSTA METABÓLICA NO
RESPIRAÇÃO AERÓBIA Depende fundamentalmente de um organóide citoplasmático denominado mitocôndria. MITOCÔNDRIA MEMBRANA INTERIOR MEMBRANA EXTERIOR CRISTAS.
RESPIRAÇÃO CELULAR E FERMENTAÇÃO
Metabolismo Energético
Ácido graxo é utilizado como combustível o re-esterificado
TA 514 Profa. Gabriela Macedo
Disciplina de Biociências I Unidade 3 – Metabolismo Celular GLICÓLISE
OXIDAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DB-105
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DB-105
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
Metabolismo energético
Metabolismo: O papel da glicose
METABOLISMO CARBOIDRATOS
Prof: Daiane Luana Glaeser
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
GLICÓLISE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA
Biossintese e OXIDAÇÃO DE Ácidos graxos
Metabolismo dos carboidratos
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
Biologia Departamento: Bioquímica
MITOCÔNDRIA RESPIRAÇÃO CELULAR
AULA 9 Sobre “Bioenergética”, enfocar: Conceito; Importância do ATP;
Metabolismo das gorduras
Fígado e metabolismo de gorduras
Biologia 2.
Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.
Disciplina de BHE Profa. Dra. Eleonora Picoli. RNAr + proteínas 2 subunidades Auxiliam na síntese proteica.
Lipodistrofia Localizada
Fisiologia do Exercício
Metabolismo oxidativo
Professor: Kemil Rocha Sousa Cintia Galvão e Lorena Viandeli
PROFESSOR HELIOMAR.
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO
FISIOTERAPIA DESPORTIVA
Metabolismo dos Triacilgliceróis
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Bioquímica Nutricional
Controle Hormonal do Metabolismo Energético
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
ESTEATOSE.
Tecido adiposo Ana Paula Ribeiro.
Bioenergética.
Metabolismo de aminoácidos II: Gliconeogênese e Integração Metabólica
Respiração celular.
BIOENERGÉTICA DO EXERCÍCIO
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
RESPIRAÇÃO CELULAR.
Metabolismo dos lipídeos
Carboidratos.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Fisiologia do Fígado.
Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos
Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos
Prof. Luciene Rabelo Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos.
PÂNCREAS ENDÓCRINO.
BIOQUÍMICA DA CARNE II Estrutura e Fisiologia do músculo.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos Obtenção de energia 1.
Lipídios.
Transcrição da apresentação:

Gordura Localizada Profª Camila Torrigo

Adipogênese Os adipócitos são provenientes de uma célula mesenquimatosa pluripotente. Estas células possui capacidade de se diferenciar em adipócitos (tecido gorduroso),condrócitos (tecido conectivo), osteoblastos (tecido ósseo), miócitos (tecido muscular) e etc.

Diferenciação do adipócito Adipócito - Jovem Mesenquimatosa Pré adipócito Adipócito-maduro Para que ocorra a diferenciação de adipócitos, é necessária a expressão dos marcadores de diferenciação adipocitária.

Adipogênese Adipócitos-jovens (multilocular) Pré-adipócito (lipoblasto) Adipócito-maduro (unilocular)

Adipócito A mitose nos adipócitos é mais intensa somente na infância. Pesquise e reflita: “A obesidade que surge na infância é mais perigosa e mais difícil de ser controlada do que a que surge na vida adulta”

Adipócito O tecido adiposo é o maior depósito de energia do corpo em forma de triglicerídeos. Encontramos dois tipos de tecido adiposo: Tecido adiposo unilocular ou gordura amarela, sua célula se dispõe de uma única gotícula de lipídio, que ocupa quase todo o espaço celular formando uma grande vesícula, e o seu núcleo se dispõe na periferia da célula. Tecido adiposo multilocular - formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui várias vesículas de gordura e várias mitocôndrias. No homem, só é observado em maior quantidade no recém-nascidos, e sua função é produzir calor.

Porque armazenamos mais gordura em determinadas regiões?

Gordura Localizada Devido a uma herança genética teremos maior armazenamento de gordura em determinadas regiões; Nestas regiões também teremos uma maior quantidades de receptores ALFA- ADRENÉRGICO (inibe lipólise) e menor quantidade de BETA-ADRENÉRGICO (ativa lipólise), isto explica a dificuldade de eliminarmos a indesejada gordura localizada.

ADIPÓCITO Legenda Adrenalina Alfa - Adrenérgico Inibe lipólise Beta - Adrenérgico Ativa lipólise Adrenalina

Hipoderme (tecido subcutâneo) A hipoderme é suprida de vasos sanguíneos, linfáticos e terminações nervosas. Possui células adiposas depositadas entre fibras Em pessoas de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso real na mulher e 15-20% do homem.

Diferença na Hipoderme Mulheres Homens Superfície - Pele trabéculas Célula Musculatura

ARMAZENAMENTO DE GORDURA

Formação de ATP (Trifosfato de adenosina) Ingestão de Alimentos : Carboidratos, Lipídeos e Proteínas. Processo de digestão (Transforma o alimento em moléculas pequenas) Carboidratos - transformados em monossacarídeos (ex: glicose) Lipídeos – transformados em glicerol e ácidos graxos e etc Proteínas – transformados em aminoácidos Absorção Chegada das moléculas no sangue e distribuição para os tecidos

Formação de ATP (trifosfato de adenosina) Se houver necessidade as células recolhem as moléculas (nutrientes) para seu interior (citoplasma). No citoplasma estes nutrientes iram sofrer varias reações bioquímicas até a formação de Piruvato O Piruvato será transportado para dentro do mitocôndrias e será transformado em Acetil Coenzima A A acetil Coenzima A alimenta o Ciclo de Krebs (ciclo do ác. Cítrico) Cadeia Respiratória Formação de ATP

Processos Bioquímicos no Citoplasma

Processos Bioquímicos no Mitocôndrias (Ciclo de Krebs)

Processos Bioquímicos no Mitocôndrias (Cadeia Respiratória)

Resumo

Armazenamento Devido ao excesso de ATP ocorrerá bloqueio da via glicolítica, pois a enzima fosfofruto quinase será inativada e conseqüentemente a frutose 6 fosfato passará por varias reações bioquímicas e será armazenada em forma de glicogênio no fígado e músculo, mas a capacidade de armazenamento é baixa.

Armazenamento Quando a capacidade de armazenamento de glicogênio no fígado e músculo se esgota o organismo começa a armazenar triglicerídeos nos adipócitos. Ocorre bloqueio da enzima citrato sintetase e conseqüentemente a acetil coenzima A sofrerá reações bioquímicas até ser transformada em triglicerídeos. A capacidade de armazenamento no adipócito é alta.

Regiões de armazenamento de Gordura

Biotipo

Lipólise

Quebra de gordura Os triglicerídeos armazenados sofrem lipólise e as moléculas de ác. graxos e glicerol será disponibilizadas para os tecidos e conseqüentemente será transformadas em ATP.

Oxidação dos ácidos graxos No citoplasma o ácido graxo junta-se com a coenzima A e se transforma em acetil coenzima A. Com a ajuda da l-carnitina (proteína carregadora) a acetil coenzima A entrará no mitocôndrias da célula e ira ativar o ciclo de Krebs. Um ác. graxo gera 130 ATP´s

Oxidação do Glicerol O glicerol passará pelo fígado e será transformado em gliceraldeido 3 fosfato. O gliceraldeido no citoplasma da célula ativa a via glicogênica e conseqüentemente o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória gerando ATP. Um glicerol gera 20 ATP´s

Aumento da Lipólise Atividade Física; Alimentação com baixa calorias; Cosméticos lipolíticos; Aparelhos estéticos. OBS: A atividade física alem de aumentar o metabolismo também ativa os receptores beta adrenergico ativando a lipólise, pois ocorrerá liberação de proteina G e consequentemente aumento do AMPc que ira estimular as quinases ocorrendo a quebra dos triglicerideos.

Eliminação da gordura

Eliminação da gordura A gordura só é eliminada em forma de ATP (energia), pois possui característica lipossolúvel impedindo sua eliminação via renal (será reabsorvida no túbulo). Obs: As moléculas não transformadas em ATP serão armazenadas novamente nos adipócitos, isto ocorre por exemplo em cosmético lipolítico...a esteticista promove a quebra, mas não estimulou o metabolismo...portanto não há necessidade de transformar os triglicerídeos quebrados em ATP.

Nefron

Cuidados

Cuidados Clientes com altos níveis de triglicerídeos e colesterol deve-se tomar cuidado, pois com a lipólise os lipídeos são jogados no sangue, conseqüentemente aumenta os riscos de aterosclerose.

E-mail: farma_estetica@hotmail.com OBRIGADA! E-mail: farma_estetica@hotmail.com