Gestão de Recursos Públicos – GRP Módulo de Compras

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Recursos Públicos – GRP Módulo de Compras Ferramenta padrão para a Gestão das Compras Públicas do Acre Conhecendo, entendendo o fluxo e implantando

TÓPICOS ABORDADOS Entendimento do Sistema GRP; Fluxo das compras; Implantação; Adequação; Integração entre os módulos - Compras, Almoxarifado e Patrimônio;

ENTENDIMENTO DO SISTEMA GRP O GRP consiste num sistema de alimentação diária onde os agentes públicos registram todas as atividades do processo administrativo da despesa pública; É um sistema para controle de ações, gestão e armazenamento de documentos do processo de compra; Segue a risca: instruções normativas, decretos e leis federais; Normatiza o processo como-um-todo (passo à passo do processo); Delega funções/atribuições a agentes públicos setorizando responsabilidades; Segue o novo modelo proposto pela contabilidade (enquadramento dos processos de compras por conta e subelemento de despesa); Integrado ao Sistema Financeiro do Estado – SAFIRA para realização de empenhos de acordo com a convergência da contabilidade; Exige o cumprimento de atividades do processo administrativo da despesa pública antes ignorados pelos agentes públicos pela falta de normatização (Ex.: habilitação, proposta de preço, deliberação, análise jurídica do processo);

FLUXO DAS COMPRAS Fase Interna* Pedido; Estimativa; 1ª Autorização (Ordenador de Despesas); Processo; Disponibilidade Orçamentos (Reserva Orçamentária); 2ª Autorização (Ordenador de Despesas); Análise Jurídica do Processo*; Cadastrar tipo de aquisição (Modalidades)**; *Obs.: Este fluxo possui vídeo-aulas para aprendizado! Fluxo de compra continua na próxima página >>>

FLUXO DAS COMPRAS Fases Interna e/ou Externa

FLUXO DAS COMPRAS Fase Interna – Registro de Preço* Previsão de Consumo (pedido); Processo (identificador de compra); Estimativa (cotação) Processo (N° processo de compra); *Obs.: Este fluxo possui vídeo-aulas para aprendizado! > > > Encaminhar para SGA/SELIC/CPL

FLUXO DAS COMPRAS Fase Interna – Registro de Preço Fluxo para abertura de licitações do tipo Registro de Preço - GRP

IMPLANTAÇÃO Visitas In Loco nas Secretarias; Atendimento via: e-mails, telefones institucionais, reuniões de esclarecimento In Loco etc...; Capacitações/treinamentos ministrados anteriormente (anos de 2010, 2012, 2013 duas edições e 2014) com todas as Secretarias de Estado com a participação de agentes estrategicamente escolhidos para receber e entender conteúdo; Apoio, palestras, conversas, orientações de como usar o sistema;

ADEQUAÇÕES A partir dos primeiros contatos com a implantação, os agentes precisam se dispor a entender novos conceitos, adequar-se as necessidades do sistema e substituir práticas arcaicas por novas formas de executar uma determinada atividade; A secretaria deve apoiar a implantação. Dedicar, despender tempo e agentes para entender e usar o sistema; Chefes de setores, diretores e secretários envolvidos no processo de implantação facilitam o acesso aos setores e ajudam a quebrar as dificuldades;

INTEGRAÇÃO ENTRE OS MÓDULOS Compras Almoxarifado Patrimônio