Gestão do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Estatísticas Econômicas
Advertisements

24/08/12.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Avaliação do Plano Plurianual
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
PARIS 21 SAN SALVADOR 7 – 9 DE MAIO DE 2003
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
Levantamento, construção e diagnóstico
CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS.
A experiência de elaboração do IDB Nacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
Sistema de Cadastro de Alunos
CENSO ESCOLAR 2007.
Marcel Domingos Solimeo
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Avaliação da Lucratividade da Rede de Unidades Lotéricas
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Ministério da Cultura.
C LASSIFICAÇÃO N ACIONAL DE A TIVIDADES E CONÔMICAS - CNAE VII Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém, 19 a 21 de setembro de 2011.
Controladoria-Geral da União Ministério do Planejamento Convênios julho de 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Classificações Econômicas no Brasil Set/2003 Classification Workshop Santiago - Chile.
Sistema integrado de pesquisas trajetória e perspectivas
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Experiência de Integração
SICONV Portal dos Convênios Credenciamento de Proponentes SLTI/MP Brasília, out/2008.
Agosto de 2006 SISTEMA DE ESTATÍSTICAS INDUSTRIAIS Diretoria de Pesquisas COIND.
Retaguarda – Cadastro de Empresa IdentificaçãoRET_020 Data Revisão28/10/2013.
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
CDDI 24 a 26 setembro 2007 WORKSHOP SOBRE ESTATÍSTICAS INDUSTRIAIS SISTEMA INTEGRADO DE PESQUISAS ECONÔMICAS CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS CEMPRE.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Higienização e Enriquecimento Base de Dados
Geoposicionamento e Prospecção
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
EQUIPE.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
Bases de dados estatísticas e numéricas
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
O ciclo de vida do empreendimento – visão geral dos cadastros administrativos federais e de novos pontos de codificação de atividades econômicas.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil Brasília, 12/3/2014 Mapeamento das Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária AMS Marco Antonio Ratzsch de Andreazzi Gerencia.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
1 /18 Base de Dados Informações de Declarações Fora do Prazo - CAGED 17/08/2012 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
Transcrição da apresentação:

Gestão do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE Usos e Perspectivas Gerência do Cadastro Central de Empresas CONFEST 23/08/2006

CRONOLOGIA I - ANTECEDENTES Censos Econômicos 85 CGC Construção do Cadastro a partir do CGC. 1991 - Formação e Implantação do Sistema do Banco de Dados. Ocorre a primeira grande carga com dados do CE85. 1992/1995 - Atualizações Periódicas, sem integração com as Pesquisas (RAIS 92, 93 E 94 e PEE 94)

CRONOLOGIA CRONOLOGIA II - CONSTRUÇÃO DO NOVO MODELO 1993/1995 -Reformulação das Pesquisas Econômicas 1995 - Introdução da CNAE - Realização do Censo Cadastro 1996/2000 - Consolidação do Processo de Integração Cadastro x Pesquisas 2001/2006 - Novos avanços

NOVO MODELO DE PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS ECONÔMICAS CEMPRE como elemento central classificação de atividades padronizada - CNAE forte integração com registros administrativos pesquisas reformuladas

CONTEÚDO DO CEMPRE DADOS CADASTRAIS HISTÓRICO CADASTRAL HISTÓRICO ECONÔMICO EMPRESA e UNIDADE LOCAL

DADOS CADASTRAIS INFORMAÇÕES DE EMPRESA

DADOS CADASTRAIS INFORMAÇÕES DE UNIDADE LOCAL

Seu conteúdo é idêntico ao das tabelas de DADOS CADASTRAIS. HISTÓRICO CADASTRAL Últimas alterações via GCC comandadas nos dados cadastrais das empresas e das unidades locais. Seu conteúdo é idêntico ao das tabelas de DADOS CADASTRAIS. HISTÓRICO ECONÔMICO Informações de pessoal ocupado, salários pagos e classificação de atividades das unidades, segundo as diversas fontes que atualizam o Cadastro, a partir do ano de 1994.

FONTES DE ATUALIZAÇÃO Pesquisas Econômicas Anuais de Industria, Construção, Comércio e Serviços RAIS, CAGED (novas), CNPJ Revistas Especializadas Fontes específicas (CVM, Seguros, Bancos, INEP, FGV) Dados das pesquisas sempre prevalecem sobre os das demais fontes.

SISTEMA DE ESTATÍSTICAS ECONÔMICAS

UTILIZAÇÃO DOS R.A. NA PRODUÇÃO DAS ESTATÍSTICAS RAIS e CAGED: Atualização de dados cadastrais de empresas/unidades locais; Identificação de novos e mortos; Geração de Cadastros Básicos para Seleção de Amostras das Pesquisas; IRPJ: compatibilização cadastral; confronto de valores para composição do sistema de contas nacionais.

VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA RAIS COMO FONTE DO CEMPRE redução de custos de levantamento; cobertura quase 100% do emprego e das unidades formais; utilização de mesma unidade de informação e número de identificação e tabelas de códigos comuns (município, CNAE, Nat.Jur); variável de porte para o universo, fundamental para seleção amostral;

10 MILHÕES DE UNIDADES LOCAIS 5,4 MILHÕES DE EMPRESAS ATIVAS TOTAIS CEMPRE HOJE 9,1 MILHÕES DE EMPRESAS 10 MILHÕES DE UNIDADES LOCAIS 5,4 MILHÕES DE EMPRESAS ATIVAS

PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA DOS DADOS DO CEMPRE - RAIS - CAGED - PESQUISAS - CAD - CEMPRE

PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA PRINCIPAIS CAMPOS VERIFICADOS: - CNAE - Razão Social - Natureza Jurídica - Endereço, CEP, Município - Emprego/salário

PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA CNAE Cnaes especiais e selecionadas; Maiores empresas; Prefeituras e órgãos de governo; Palavra chave na razão social; Confronto ano a ano.

PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA RAZÃO SOCIAL Numérica; Menos de 5 posições; Informações suspeitas Razões diferentes entre UL´s

PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA ENDEREÇO/UF/MUN Menos de 5 posições Validação CEP x UF/município Confronto ano a ano Informações suspeitas

PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA EMPREGO/SALÁRIO Ranking dos maiores (geral/por atividade) Crítica de razões emprego/salário Confronto com valores de pesquisas Confronto ano a ano

CICLOS DE ATUALIZAÇÃO Pesquisas Econômicas ano N: 1a. Versão: dezembro N+1 Versão Final: maio N+2 RAIS ano N: dezembro N+1 CAGED: maio/dezembro (só inclusões) Demais fontes: CNAE e dados econômicos - a qualquer momento

OBJETIVOS DO CEMPRE Instrumento de controle e de coordenação no processo de produção de estatísticas econômicas Listagem para geração de cadastros básicos para seleção de amostras para as Pesquisas Econômicas Fornecimento de estatísticas para a sociedade Universo de Referência das unidades existentes - detalhamento ao nível municipal

CEMPRE COMO INSTRUMENTO DE COORDENAÇÃO Base referencial das unidades produtivas e na identificação do código de atividade CNAE. Secretarias de Fazenda (Federal, Estadual, Municipal) Órgãos de Pesquisa (FGV, Seade, IPEA, etc.) Entidades privadas e governamentais - Federações, Bancos, SEBRAE, etc

CEMPRE "Elemento central para obtenção dos cadastros básicos de seleção, amostras e informações cadastrais para a pesquisa de qualquer empresa e/ou unidade local no país". GERAÇÃO DE CADASTROS BÁSICOS DE SELEÇÃO PESQUISAS ECONÔMICAS: PIA, PAC, PAS, PAIC, PINTEC, PMC, PIMES, SINAPI, SNIPC PESQUISAS SOCIAIS: AMS, PNSB, SINDICAL, PEAS

CBS PESQUISAS ANO BASE 2004

NUMERO DE EMPRESAS POR PROCESSO DE SELEÇÃO PESQUISAS ECONÔMICAS ANUAIS 2004 - NUMERO DE EMPRESAS POR PROCESSO DE SELEÇÃO

FORNECIMENTO DE ESTATÍSTICAS PARA A SOCIEDADE BASE DA PUBLICAÇÃO Anualmente, é gerado um Cadastro Ano Base (CAD) contendo as unidades ativas no ano, extraído do CEMPRE, para servir como base para geração de estatísticas. Os “CAD” são criticados e após tabulação dos resultados, ficam congelados.

CRITÉRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ATIVOS/INATIVOS São consideradas ativas empresas e unidades locais com situação CNPJ ativa ou inapta que apresentaram declaração da RAIS no ano base, bem como aquelas em operação nas pesquisas IBGE. Além destas, são consideradas também unidades extintas que tenham alguma informação econômica no ano base.

SITUAÇÃO CADASTRAL O código de situação cadastral no CEMPRE é composto de 2 dígitos, sendo o primeiro atribuído à situação verificada em uma das pesquisas do IBGE ou no CNPJ; o outro, a situação da unidade na RAIS. 9 - Cancelado 5 - Extinto 9 – Situação desconhecida 8 - Baixado 4 - Não localizado 7 - Inapto 3 - Paralisado 1 - É informante RAIS 6 – Suspenso 1 - Em implantação 0 - Não é informante RAIS 2 - Ativo 0 - Ativo Segundo dígito CNPJ Primeiro dígito IBGE

INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS - 1 Básicas Número de Empresas Número de Unidades Locais Pessoas Ocupadas Total; Assalariadas; Proprietários ou sócios Salários e Remunerações

INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS - 2 Derivadas Distribuição das Empresas segundo faixas de número de pessoas ocupadas Concentração Econômica Diversificação de atividades Diversificação espacial Salário Médio em número de salários- mínimos

ANÁLISE DOS RESULTADOS A CADA ANO SE DEFINE UM FOCO PANORAMA GERAL ASPECTO REGIONAIS DEMOGRAFIA DE EMPRESAS

METAS INSTITUCIONAIS Primeiro Semestre - Cadastro Básico de Seleção(CBS) - CBS Pesquisas 2005 - Disponibilizado em fevereiro/2006 Segundo Semestre - Estatísticas do Cadastro Central de Empresas. Prevista a divulgação das informações relativas a 2004 em outubro/2006.

Agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal 34.608 Tabela 1 - Empresas e outras organizações, pessoal ocupado em 31.12, salários e outras remunerações, segundo seção CNAE Brasil - 2003 Empresas e outras Pessoal ocupado em 31.12 Salários e outras Seção CNAE organizações remunerações ( 1 000 R$) Total Assalariado 5.185.573 35.674.496 28.472.834 340.789.684 Agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal 34.608 423.582 361.297 2.544.090 Pesca 2.516 18.239 14.137 71.917 Indústrias extrativas 13.803 128.276 106.672 1.885.236 Indústrias de transformação 481.441 6.434.735 5.704.925 76.707.365 Produção e distribuição de eletricidade, gás e água 2.097 233.111 230.496 6.228.092 Construção 126.693 1.248.193 1.027.878 9.564.602 Comércio; reparação de veículos automotores, objetos pessoais e domésticos 2.535.540 8.269.835 4.901.495 35.422.513 Alojamento e alimentação 355.073 1.359.679 901.270 4.968.138 Transporte, armazenagem e comunicações 182.521 1.780.622 1.484.431 19.721.016 Intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados 73.580 714.950 622.067 19.365.654 Atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas 722.638 4.135.631 2.965.991 29.361.891 Administração pública, defesa e seguridade social 13.511 6.777.649 6.776.937 93.868.279 Educação 90.093 1.275.805 1.124.243 18.624.296 Saúde e serviços sociais 115.945 1.256.945 1.034.045 10.813.295 Outros serviços coletivos, sociais e pessoais 435.510 1.617.222 1.216.950 11.643.300 Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisa,Cadastro Central de Empresas 2003

CEMPRE - OUTROS PRODUTOS Divulgação especial Fundações e Associações Privadas sem Fins Lucrativos - FASFIL - 2002 CD-Rom e Internet: BIM- Base de Informações Municipais Internet: - Sidra - Sistema de Recuperação Automática de Dados - Banco de dados atendimento a usuários

CEMPRE - atendimentos externos Órgãos públicos Universidades Empresas Pesquisadores Tabelas com outros recortes Listagens de empresas

Aplicativos / Fontes de Consulta CEMP RAIS - 1996 a 2005 CNPJ Bases de Dados de outras entidades

CEMPRE - Ciclo de Operação Pesquisas Pesquisas Caged Caged Etapas Rais 2005 2005 2004Final 2006/1 2006/2 Preliminar Recebimento ago mai abr set out Depuração set/nov jun mai out/dez nov Atualização dez jun mai dez dez Produtos Mês CBS Preliminar das Pesquisas Anuais Dez CBS Final das Pesquisas Anuais Fev Geração do Cadastro Ano Base Preliminar Jan Críticas e Depuração do Cadastro Ano Base Jan/Mai Geração do Cadastro Ano Base Definitivo Mai Publicação das Estatísticas do Cadastro Jun Divulgação dos Resultados Ago/set

PROJETOS ESPECIAIS - em desenvolvimento - Exclusivos da GCC: Estudos comparativos Cadastro x Pesquisas Implementação da CNAE 2.0 no CEMPRE Projetos Transversais: Projeto sistema de informações e indicadores culturais. Projeto de indicadores do meio ambiente. Projeto SEBRAE Projeto Instituto Pereira Passos Projeto SOFTEX

- em perspectiva - PROJETOS ESPECIAIS Incorporação das Pesquisas Mensais como fonte de atualização Pesquisa de Atualização Cadastral Estimativas de Receitas Municipais Georeferenciamento

QUESTÕES ESTRATÉGICAS Aumentar integração com RAIS/CAGED/CNPJ (articulação interinstitucional) Aumentar integração com pesquisas Buscar novas fontes Retomar reuniões da Comissão Nacional de Gestores de Cadastros de Pessoa Jurídica Participar da “20th ROUND TABLE ON BUSINESS SURVEY FRAMES” na Alemanha em 2007

CEMPRE Indicadores de Qualidade

CEMPRE

CEMPRE

CEMPRE

CEMPRE

CEMPRE

CEMPRE

CEMPRE

CEMPRE

CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS CEMPRE Grande trunfo do sistema do Brasil Divisor de águas entre sistemas mais avançados e menos avançados de pesquisas econômicas.

PONTOS FORTES a experiência com o desenvolvimento de cadastro abrangente do universo das empresas existência de número único de identificação. mesma classificação da APU. unidade básica estatística idêntica à administrativa. articulação com RAIS e CAGED, de um lado, e com as pesquisas econômicas de outro. única base de dados que permite visibilidade do conjunto de atividades e do universo de unidades.

PONTOS FORTES cobertura: além das empresas, as IPSFL e órgãos da APU. base única das amostras das pesquisas econômicas . indicadores de qualidade através do retorno das pesquisas divulgação anual de estatísticas do cadastro. série 1996 a 2003 atendimentos diversos / repasse de cadastros órgãos de pesquisa

PONTOS A INVESTIR Reformulação do sistema informático. Articulação com IRPJ - dados individualizados de receita das empresas. Criação do atributo indicador de porte das empresas, a partir das informação do IRPJ.

PONTOS A INVESTIR implementação do módulo de sucessão de empresas. criação da entidade GRUPO de empresas. qualidade do CEMPRE - pontos chaves: cnae e sitcad (atividade das pesquisas é resultado de uma abordagem analítica do órgão de estatística) pesquisa cadastro articulação com RAIS para melhoria do CEMPRE - inclusão da descrição da atividade. implementação da CNAE 2.0, em 2007. assimetria entre os registros de mortes e nascimentos de empresas e unidades locais.

GERÊNCIA DO CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS FALE CONOSCO GERÊNCIA DO CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS TELEFONES : (21) 2142 4592 (21) 2142 4605 FAX: (21) 2142 0009 EMAIL: apc@ibge.gov.br

Cadastro Central de Empresas CEMPRE FIM