TI aplicada a Logística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Advertisements

Distribuição GRUPO 14FY.
Warehouse Management Systems
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
LOGISTICA EMPRESARIAL
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
6. Sistemas de Informação & Logística
EMPREGO DA TECNOLOGIA: DIFERENCIAL COMPETITIVO
Sistemas de Informação
Planejamento e Controle de Projetos Logístico
GESTÃ DE ESTOQUES.
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
UNIDADE 08 “LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO”
Tendências na Logística
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
ERP - Enterprise Resource Planning
Sistema de Informação Logística
Exercícios.
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,
Grupo Data: 03/05/2009 Responsável: Leonardo Studart Batelli 08/34343 Grupo: Larissa Lisboa Vieira Vasconcelos 07/02617 Natália Ribeiro 06/92441.
Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley.
Logística de Distribuição
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
A Nexsys Sistemas 13 anos de mercado; Especializada em logística;
Gildo de Almeida Leonel
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Logistica Integrada.
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Centro de Distribuição Expedição
WMS Stock Locator Apresentação dos módulos padrões do WMS Stock Locator Sistema Gerenciador de Materiais.
Agendamento de Docas e Monitoramento de Processos Logísticos
Warehouse Management System
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 6.
Equipe: Daniele Carvalho e Frank Zinani
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
CROSS - DOCKING.
Distribuição Física - Expedição
Logística de Distribuição
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
A Logística no Brasil: Desafios e Oportunidades
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Logística Integrada Engenharia de Produção
“ GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Estratégias de Ponto Aula 10.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
LOGÍSTICA TMS (Transportation Management System)
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada
LOGISTICA EMPRESARIAL
LOGISTICA EMPRESARIAL
Armazenagem e suas vantagens
Software PC-Factory O PC-Factory é uma solução completa para otimizar a execução da produção e reduzir os custos operacionais da sua planta. Permite controlar.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Transcrição da apresentação:

TI aplicada a Logística

Tecnologia da Informação (TI) Forças e pressões sobre as organizações. TI Mudanças e transformações no mercado Organização eficiente e eficaz Novos modelos de gestão

Tecnologia da Informação (TI) Tecnologia da Informação Novos modelos de negócios Globalização Pressão sobre organizações Redução de Custos e produtividade Comportamento cliente Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (TI) TI é a sustentação da economia globalizada, gerenciando e distribuindo informações por redes globais.

Comportamento do cliente Comportamento cliente: Expectativa crescente: qualidade, preços, atendimentos. Clientes bem informados com variedade de escolhas. Necessidade de gerencias o relacionamento com os clientes.

O papel da TI na Logística Década de 80: manual, lento e erros. A partir da década de 90: informações e tecnologias essenciais.

O papel da TI na Logística Sistemas de informações logísticas são a interligação das atividades logísticas para criar um processo integrado. (Bowersox e Closs, 2001)

O papel da TI na Logística - Princípios Disponibilidade; Precisão; Atualização em tempo hábil; LIS baseado em exceções; Flexibilidade; Formato adequado.

Aplicações TI na Logística Aplicações hardware Aplicações software Microcomputadores Palmtops Códigos de barra Coletores de dados RFID Transelevadores Sistemas GPS Computadores de bordo Picking automático TMS WMS MES DRP MRP e ERP Simuladores Otimização de redes Previsão de vendas EDI Fonte: VIEIRA, Rubens. TI aplicada a Logística.

Soluções TI na Logística Foco nas tecnologias da informação que ajudam a área de execução. Banco de Dados Sistema de Gerenciamento de Estoques (MES) Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) Finanças Fonte: VIEIRA, Rubens. TI aplicada a Logística.

Warehouse Management System (WMS) Integração de software, hardware e equipamentos periféricos para gerenciar espaço, equipamentos e maõ-de-obra em armazéns ou centros de distribuição. Melhora a operação de armazenagem por meio da eficiente gestão de informações e dos recursos disponíveis.

Warehouse Management System (WMS) Conferência Produto liberado para estocagem Separação ou “derrubada” Conferência dos produtos transferidos do estoque Separação por Nota Fiscal Recebimento Expedição WMS Fonte: VIEIRA, Rubens. TI aplicada a Logística.

Warehouse Management System (WMS) Integrador e processador de informações. Controla e gerencia movimentação.

Warehouse Management System (WMS) Objetivos: Aumentar a precisão das informações de estoque; Incrementar a velocidade e qualidade das operações do centro de distribuição; Aumentar a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito.

Warehouse Management System (WMS) Funcionalidades: Rastreabilidade das operações; Inventários físicos rotativos e gerais; Planejamento e controle de capacidades; Definição de características de uso de cada local de armazenagem.

Warehouse Management System (WMS) Funcionalidades: Sistema de classificação dos itens; Controle de lotes, data de validade de produto e situação de controle de qualidade; Picking; Interface com clientes e fornecedores.

Transportation Management System (TMS) Objetivo: Administrar transportes, permitindo que o usuário visualize e controle operação logística.

Transportation Management System (TMS) Coleta e entrega: Roteirização – define melhores rotas, reprogramação. Rastreamento – transmissão dados GPS. Monitoração – informações geográficas.

Transportation Management System (TMS) Gestão de frotas: Verificação e manutenção do veículo. Regulamentados.

Transportation Management System (TMS) Gestão de fretes: Cadastro empresas transportadoras. Fretes por rota. Simulador de fretes. Fretes por diferentes modais.

Transportation Management System (TMS) Controle de cargas: Acomodação das cargas.

Transportation Management System (TMS) Benefícios: Redução de custos de transportes. Melhoria no nível de serviço. Melhoria na composição das cargas.

Transportation Management System (TMS) Gerência de Transporte; Gestão da Frota e frete. Otimização Controle Rastreamento Acompanhamento TMS (Transportation Management System) Planejamento Roteirização

Manufacturing Execution System (MES) Chão-de-fábrica – orientado para melhorar o desempenho. Objetivo: Gerenciar todas as etapas de produção.

Manufacturing Execution System (MES) Finalidade: Coletar e armazenar informações. Monitorar os recursos de produção em tempo real. Monitorar as possíveis quebras e reduções do ritmo de produção. Controlar o fluxo de materiais.

Manufacturing Execution System (MES) Funções: Armazenamento das informações de atividades da produção. Instrução para reposição de material na linha de produção. Monitoramento da produção em tempo real. Análise do desempenho de produção.

Manufacturing Execution System (MES) Benefícios: Redução do desperdício. Redução do tempo de produção. Redução dos custos de mão-de-obra. Apoio na melhoria contínua. Melhoria na qualidade do produto final.

Entregas realizadas por mês: 800.000 A empresa Filiais próprias: 88 Docas: 1.800 Funcionários: 3.825 – CLT 1.200 – Terceirizados Entregas realizadas por mês: 800.000 Frota própria: 985

Entregas realizadas por mês: 800.000 A empresa Filiais próprias: 88 Docas: 1.800 Funcionários: 3.825 – CLT 1.200 – Terceirizados Entregas realizadas por mês: 800.000 Frota própria: 985

TMS

WMS

WMS

WMS

WMS

WMS

WMS Encomenda passando pelo scanner para leitura da etiqueta de código de barras e cubagem após ter passado pela balança.

WMS

WMS

WMS

WMS

WMS Vista externa das plataformas de embarque, com veículos preparados para receber as encomendas já classificadas por destino.