PLANO S. Função equipa PTE  Elaboração, coordenação e implementação do Plano Anual de acção para as TIC  Acompanhar e coordenar a implementação dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Área de Incidência: ESTRUTURAS INTERMÉDIAS DEPARTAMENTOS
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
A formação de professores e o Processo de Bolonha
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Perguntas de Modelação
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

PLANO S

Função equipa PTE  Elaboração, coordenação e implementação do Plano Anual de acção para as TIC  Acompanhar e coordenar a implementação dos Projectos PTE (Entidades, Escolas do Agrupamento, Departamentos, Projectos e Serviços)  Zelar pelo funcionamento dos equipamentos  Gestão espaços e equipamentos  Promover e apoiar a integração das TIC no ensino, na aprendizagem, na gestão e na segurança  Dinamização e apoio à Integração das TIC Técnica Pedagógica Despacho n.º 700/2009

Composição equipa PTE Coordenação Equipa PTE- Maria João Gama Coordenação Técnica PTE – João Carlos Diniz Coordenação Pedagógica PTE – Maria João Gama Andreia Marques Cristina Gama – Formação e apoio à coordenação Helena Mota – Administração do Moodle Margarida Sequeira Despacho n.º 700/2009

Plano Agrupamento Página do Agrupamento Biblioteca Digital Escola Moodle Regulamento –Regras e gestão salas TIC Alunos da Escola Projecto Computadores com Histórias para Contar Projecto Contadores de Histórias Projecto Kioske Professores do Agrupamento RELA – Sistema de Requisição das salas e equipamentos Oficinas de formação Apoio à Área de Projecto

Página do Agrupamento PAAE Centro de Recursos Moodle - / / Pojectos TIC Biblioteca Digital RELA- Sistema de requisição de salas e equipamentos TIC Contadores de Histórias Segurança na Internet Centenário da República Voltar

Biblioteca Digital Professores Responsáveis Departamento de Línguas Cristina Lameiro Departamento de Ciências Exactas e Experimentais Teresa Cabral Departamento se História e Ciências Sociais Margarida Sequeira Para se inscrever Margarida Sequeira João Carlos Diniz Voltar

Regimento TIC Regimento TIC- Consta do Regulamento do Agrupamento Em cada Sala no plackard há uma versão curta das regras Existem Dossiers com folhas de utilização e reporte de ocorrências Os trabalhos devem ser guardados nos Dados-eps (existe um atalho no ambiente de trabalho) na directoria do respectivo ano e pasta da turma Na sala TIC os alunos entram com o utilizador da turma e gravam na respectiva pasta Voltar

Moodle Professores Criar os seus utilizadores Verificar se os materiais foram passados Directores de Turma Recolher mails dos alunos Inscrever alunos das turmas – criar utilizadores alunos Passar à Helena Mota ( Coordenadora DT- 2º Ciclo) a folha com os mails dos alunos para confirmação Voltar

Regulamento TIC Em parceria com a Equipa de Ensino Especial Horário – 5ª Feira às 15 horas Professores Maria João Gama João Carlos Diniz Jorge Neves Alunos das Turmas 5ºB, C, E, G H, 6º A, B, D, F e G,7º A e B Objectivos Reconhecer, confrontar e harmonizar diversas linguagens para a comunicação de uma informação, de uma ideia, de uma intenção. Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e às necessidades. Rentabilizar as tecnologias da informação e comunicação as tarefas de construção de conhecimento. Valorizar a realização de actividades intelectuais, artísticas e motoras que envolvam esforço, persistência, iniciativa e criatividade. Identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho, numa perspectiva crítica e criativa. Voltar

Contadores de Histórias Professores Maria João Gama João Carlos Diniz Voltar

Kioske Horário às Teresa Cabral Belmira Alegre José Alberto Morais Objectivos Disponibilizar o uso do computador e da Internet para actividades de carácter lúdico, incluindo a navegação pela net, a criação de pessoal, o uso do Messenger e outras formas de comunicação on-line, supervisionando a sua utilização de forma a impedir práticas inconvenientes do uso destas ferramentas tecnológicas; Disponibilizar o uso do computador e do “software” de utilização mais comum, na realização de trabalhos escolares, fornecendo apoio à utilização do referido “software”. Permitir o acesso à Plataforma Moodle e realização das diferentes propostas de actividade nela existentes. Voltar

RELA Sistema de Requisição de Salas e Equipamentos TIC Kit portátil – Levantar na Direcção Salas Sala B118 – Portáteis e projecção Voltar

Oficinas de Formação Plano de Formação Interna Objectivos Apoiar os professores no desenvolvimento de projectos e construção de materiais Desenvolver competências na utilização das ferramentas TIC Equacionar questões pedagógicas da integração curricular das TIC Prioridade na formação em TIC Certificação TIC Avaliação de Professores Avaliação do Agrupamento Voltar

ÁREA DE PROJECTO O que é a Área de Projecto e finalidades? Decreto lei 6/2001 artigo 5º ponto 3 5- “…área de projecto, visando a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos;” Visa a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos; desenvolver aprendizagens que se concretizem na aquisição de competências de carácter transversal ajudar o aluno a adquirir métodos para organizar os seus trabalhos desenvolver autonomia (o saber fazer sozinho e formas de realizar as suas próprias aprendizagens) trabalhar em grupo. Voltar

ÁREA DE PROJECTO Como se avalia? Despacho normativo 30/2001 pontos 5 e As aprendizagens ligadas a componentes do currículo de carácter transversal ou de natureza instrumental, nomeadamente no âmbito da educação para a cidadania, da compreensão e expressão em língua portuguesa ou da utilização das tecnologias de informação e comunicação, constituem objecto de avaliação em todas as áreas curriculares e disciplinas Expressa-se de forma descritiva nas áreas curriculares não disciplinares, conduzindo, também, à atribuição de uma menção qualitativa (não satisfaz. satisfaz, satisfaz bem) no caso da Área de Projecto. Perfis de AvaliaçãoCritérios de avaliação AP Voltar

ÁREA DE PROJECTO Como se concretiza? Dividir a turma em grupos heterogéneos com um líder/porta voz Escolher um tema ou encontrar um problema ou necessidade. Distribuir responsabilidades/tarefas/subtemas. O projecto e sua avaliação desenvolvem-se em articulação com o projecto curricular de turma onde estão definidas as competência a desenvolver no âmbito da área de projecto. O aluno será orientado ao longo de todo o processo. O aluno é o “protagonista” actuando o professor como elemento orientador de todo o processo. Voltar

ÁREA DE PROJECTO Sugestões Discutir Regulamento TIC Discutir as questões de segurança na Internet ( site com materiais que podem ser explorados na página da escola). Insistir na referenciação das fontes consultadas Estabelecer com os alunos a metodologia de trabalho Optar por formas de apresentação de trabalhos em suporte digital com possibilidade de ser publicadas. Voltar