Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
Nome: Ana Luisa e Julia Moura
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Curso auxiliar em saúde Bucal
Comunicação em Saúde III
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Cuidados com os nossos dentes
Prevenção com a Higiene Bucal
Sandra Regina Santos dos Santos
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
Escola de Educação profissional SEAC
Atividade 2 - Power Point
Atividade de PowerPoint
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Curso Auxiliar Em Saúde Bucal
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
Escovação Infantil.
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
SEAC – Escola de Educação Profissional
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
HIGIENE BUCAL.
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Dicas de escovação.
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
A maneira certa de escovar os dentes
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Disciplina de Informática Aplicada I Professor Nilzo Machado
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
HIGIENE.
Para prevenir-se de doenças é importante higienizar os alimentos e seus recipientes, pois esses podem agregar bactérias e fungos.importante Então, anote.
HIGIENE ORAL DO BEBÊ Dra. Andréia Stankiewicz – CROSP F: (18) /
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Técnicas de Lavagem dos Dentes Pedro Fidalgo Fevereiro de 2015.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação Escola Seac – EAD Disciplina: informática Aplicada I Professor: Nilzo machado Aluna: Catieli F. de Souza Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação

Escovação X Prevenção A maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma correta escovação e uso do fio dental, Ao adotar hábitos simples no dia dia pode-se evitar muitos problemas bucais. Porem muitas vezes existem muitas duvidas referente a correta maneira de fazer a escovação dentaria.

Prevenção Prevenção A prevenção baseia-se em Correta higienização com escova e fio dental; Consumo inteligente do açúcar; Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes; Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista Prevenção

Escovação A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho. Sempre utilizando uma pequena quantidade de creme dental na escova. Sempre após as refeições os dentes de vem ser escovados e ao menos uma vez ao dia recomenda-se o uso do fio-dental. O flúor auxilia na combate as caries alem de deixar o halito refrescante. Escovação

Importante: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso; Pontas arredondadas para não ferir a gengiva; Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos; Superfície da parte ativa plana; Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes. Qual é a escova ideal?? Importante: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;

Quando é a hora de trocar a escova? Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.

Quantidade de creme dental. A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação. Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade

Quando escovar os dentes? Quando devo escovar os dentes??? Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite

Técnica para escovação Dentes Superiores Inicie pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo (movimento de "varrer" ). Passe à superfície externa dos dentes, iniciando agora pelo lado esquerdo e terminando no direito (movimento de "varrer"). Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória dos dentes até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes (movimento de vai-vêm).

Escovar a língua também é importante Movimento de "Varrer": Inicialmente, os movimentos devem ser feitos como se você estivesse varrendo a placa bacteriana da gengiva para os dentes. Para isso, a escova deve ser colocada inicialmente inclinada junto ao dente e pressionada levemente para limpar o sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A seguir, com movimento de rotação "varre-se" a placa bacteriana para fora do dente. Movimento de "Vai-Vêm": Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use o movimento de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes. Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior.

Uso do fio dental Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental. Você deve usar o fio dental diariamente, antes da última escovação noturna. O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial

Flúor Existem três fatores que devem estar presentes para que ocorram as cáries: Placa bacteriana; Açúcar, para que a placa bacteriana prolifere; Dente pouco resistente. Para evitar a cárie, portanto, além de remover a placa bacteriana (escovação e uso de fio dental) e de evitar o consumo frequente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes. O flúor é uma substância que deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.

Formas de aplicação do flúor Flúor na água de abastecimento da cidade; Flúor nas pastas de dente; Bochechos (diários ou semanais); Aplicação tópica pelo dentista (flúor em gel);

Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde e bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com as pessoas ao seu redor,sua autoestima melhora e consequentemente sua vida também. SORRIA SEMPRE!!!!! Sorria Sempre!