Uma Visão Histórica da pedagogia da Alternância O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centros Familiares de Formação por Alternância C E F F A’s
Advertisements

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
Só de pensar que logo logo eu terei que entrar numa escola do sistema já aparece esta insuportável enxaqueca...
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A construção de Saberes e as possibilidades de projetos pedagógicos nas escolas do campo "Pedagogia da Alternância: desafios e possibilidades para as escolas.
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
O nosso projeto para uma vida sustentável
Espiritualidade Conjugal
Avaliação do projeto pedagógico:
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Encostas da Serra Geral
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Esta é a escola onde trabalho
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Já sabes: Inscreve-te no sonho de Usera: Fazer o Bem!
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Funções e Atribuições do Diretor
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Relatório de atividades do CRAS realizadas no ano de Araquari
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
MANUAL DE CONVIVÊNCIA DO ALUNO DO CEFFA MANOEL MONTEIRO
A vida que é uma Construção!
20 de janeiro de de abril de 1984 Clovis tavares Clique.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Formação Básica para Novos Vicentinos
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Agroecologia.
A Gestão participativa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
EDUCADORES AMBIENTAIS
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA
EFA’s: ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS JANEIRO Por: Carla Barrêto, Cíntia Martins, Giselle Mascarenhas, Patrícia Santos e Suelen Silva.
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Estância Turística de Santa Fé do Sul
II Seminário Latino Americano dos CEFFA - Posadas - maio 2007 EQUIPE PEDAGÓGICA NACIONAL DOS CEFFA Centros Familiares de Formação por Alternância Brasil.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
vídeo
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Uma Visão Histórica da pedagogia da Alternância O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de 1935 fundou a primeira “Maison Familiale”. Em 1942 já existiam cinco casas famílias em funcionamento na França, em 1945 este número saltou para vinte.

Uma Visão Histórica da pedagogia da Alternância Na Itália, foi implantada no lugar chamado Soligo, região de Treviso em 1961, sendo denominada Scuola Della Famiglia Rurale. A EFA, como foi chamada no Brasil, foi implantada inicialmente no Em 1968 em Olivânia. Estado do Espírito Santo, no Município de Anchieta Trazida pelo religioso jesuíta Pe.Umberto Pietrogrande. O Movimento de Educação promocional do Espírito Santo – MEPES Foi Fundado em 24 de Abril de 1968.

O CEFFA NO MARANHÃO No Maranhão em 1980 inicia-se a articulação da primeira Escola Família Agrícola liderada pelo Pe. Teodoro. Em 1984 foi fundada a primeira escola no Município de Poção de Pedras. Em 1996 iniciam-se as atividades da CFR – Casa Familiar Rural de Imperatriz, no Povoado de Coquelândia. UAEFAMA - União das Escolas Famílias agrícolas do Maranhão foi fundada em junho de 1997. Em 24 de Junho de 2005 é fundada a Associação do Centro Familiar de Formação por Alternância de Ensino Médio e Profissionalizante - ACEMEP. E 11 de julho de 2006 inicia-se as aulas no Centro de Formação Familiar por Alternância Manoel Monteiro No dia 20 de dezembro de 2008 a formatura de 27 alunos com o curso de técnico.

A gestão do CEFFA Associação ACEMEP Cada escola é gerenciada por uma associação de pais, mães e alunos. Essa organização gerencia todo aspecto funcional e administrativo; UAEFAMA União das Escolas Famílias agrícolas do Maranhão - e Associação Regional das Casas Familiares Rurais; ARCAFAR Associação da casas famílias rurais; UNEFAB e esta e ligada a União Internacional das Escolas Famílias; AIMFIR que representa as Escolas Famílias no mundo.

Instrumentos metodologicos do CEFFA Plano de Estudo (PE): Colocação em Comum: Caderno da Realidade ou Portifólio : Visita e Viagens de Estudo: Visitas às Famílias: Estágio: Intervenções Externas: Serão: Tutoria: Projeto Profissional do Jovem (PPJ): Grupos de Estudos: Disciplina: Avaliação: Mística:

Agroecologia No CEFFA: A agroecologia é tratada no CEFFA com total apreço e respeito, pois, este tema é usado em todas as disciplinas de forma transversal. Para o CEFFA a sustentabilidade vai além de produzir capital, gerar dependência deve-se pensar no corpo e na mente, entende-se que com uma alimentação livres de agrotóxicos e defensivos químicos o corpo responde a mente brilha e a natureza agradece.

Agroecologia O CEFFA prima pelos adubos orgânicos produzidos na própria propriedade, os defensivos naturais produzidos por plantas companheiras, Na cozinha é usado, o produto integral, gêneros produzidos na própria propriedade e nas propriedades dos alunos, que seguem os exemplos ensinados na escola, nas salas de aulas e nas áreas externas da escola se cuida para que o lixo seja tratado devidamente, de forma que não polua o meio ambiente.

Mãe e pai de alunos do CEFFA Ser mãe e pai de um aluno de CEFFA é estar presente no CEFFA e na vida do alun@, ser companheiro, ator principal da educação do seu filh@, exemplo vivo de família, É ter compreensão em ajudar o filh@ em suas tarefas técnicas na sua propriedade e comunidade.

Alun@ do CEFFA O alun@ deve mostrar interesse e vocação para a convivência em grupos e produção agroecológica. Deve demonstrar prazer para com os estudos e se comprometer com a família, comunidade e a vida no campo.

Monitora e Monitor do CEFFA Monitora/Monitor como é chamado o professor de CEFFA, assume a missão de cuidar dos alun@s com vocação mantendo carinho e autoridade. (”Ser duro mas não perder a ternura.” Chêquevara ) Esse cuidado se estende ao trabalho educacional do bem estar d@s alun@s e suas famílias, na propriedade e na sala de aulas.

A missão dos membros do CEFFA Ser membro de uma associação de CEFFA é ser missionário para cuidar de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa, e fraterna e da ecologia. Assim teremos um meio rural saudável para os nossos filhos e gerações.

Algumas regras do CEFFA Manoel Monteiro áreas ou aspectos de observação do monitor para avaliação do aproveitamento dos alunos: participação nos trabalhos escolares com pontualidade; aplicação à pesquisa e ao estudo; capacidade e esforço; esportividade, alegria e bom humor; comportamento social e solidariedade; criatividade e poder de iniciativa; comunicação e expressão; assimilação e conteúdo; correção de atividades, lealdade, respeito ao próximo; participação e produção nos trabalhos práticos;

Se o campo parar de produzir ou produzir usando agrotóxico a cidade morrerá.

Direção do CEFFA Manoel Monteiro: João Paulo Lima de Sousa Presidente Vanderval Spadetti Diretor e Professor Francinalva de Carvalho Macedo Secretária e professora