Uma Visão Histórica da pedagogia da Alternância O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de 1935 fundou a primeira “Maison Familiale”. Em 1942 já existiam cinco casas famílias em funcionamento na França, em 1945 este número saltou para vinte.
Uma Visão Histórica da pedagogia da Alternância Na Itália, foi implantada no lugar chamado Soligo, região de Treviso em 1961, sendo denominada Scuola Della Famiglia Rurale. A EFA, como foi chamada no Brasil, foi implantada inicialmente no Em 1968 em Olivânia. Estado do Espírito Santo, no Município de Anchieta Trazida pelo religioso jesuíta Pe.Umberto Pietrogrande. O Movimento de Educação promocional do Espírito Santo – MEPES Foi Fundado em 24 de Abril de 1968.
O CEFFA NO MARANHÃO No Maranhão em 1980 inicia-se a articulação da primeira Escola Família Agrícola liderada pelo Pe. Teodoro. Em 1984 foi fundada a primeira escola no Município de Poção de Pedras. Em 1996 iniciam-se as atividades da CFR – Casa Familiar Rural de Imperatriz, no Povoado de Coquelândia. UAEFAMA - União das Escolas Famílias agrícolas do Maranhão foi fundada em junho de 1997. Em 24 de Junho de 2005 é fundada a Associação do Centro Familiar de Formação por Alternância de Ensino Médio e Profissionalizante - ACEMEP. E 11 de julho de 2006 inicia-se as aulas no Centro de Formação Familiar por Alternância Manoel Monteiro No dia 20 de dezembro de 2008 a formatura de 27 alunos com o curso de técnico.
A gestão do CEFFA Associação ACEMEP Cada escola é gerenciada por uma associação de pais, mães e alunos. Essa organização gerencia todo aspecto funcional e administrativo; UAEFAMA União das Escolas Famílias agrícolas do Maranhão - e Associação Regional das Casas Familiares Rurais; ARCAFAR Associação da casas famílias rurais; UNEFAB e esta e ligada a União Internacional das Escolas Famílias; AIMFIR que representa as Escolas Famílias no mundo.
Instrumentos metodologicos do CEFFA Plano de Estudo (PE): Colocação em Comum: Caderno da Realidade ou Portifólio : Visita e Viagens de Estudo: Visitas às Famílias: Estágio: Intervenções Externas: Serão: Tutoria: Projeto Profissional do Jovem (PPJ): Grupos de Estudos: Disciplina: Avaliação: Mística:
Agroecologia No CEFFA: A agroecologia é tratada no CEFFA com total apreço e respeito, pois, este tema é usado em todas as disciplinas de forma transversal. Para o CEFFA a sustentabilidade vai além de produzir capital, gerar dependência deve-se pensar no corpo e na mente, entende-se que com uma alimentação livres de agrotóxicos e defensivos químicos o corpo responde a mente brilha e a natureza agradece.
Agroecologia O CEFFA prima pelos adubos orgânicos produzidos na própria propriedade, os defensivos naturais produzidos por plantas companheiras, Na cozinha é usado, o produto integral, gêneros produzidos na própria propriedade e nas propriedades dos alunos, que seguem os exemplos ensinados na escola, nas salas de aulas e nas áreas externas da escola se cuida para que o lixo seja tratado devidamente, de forma que não polua o meio ambiente.
Mãe e pai de alunos do CEFFA Ser mãe e pai de um aluno de CEFFA é estar presente no CEFFA e na vida do alun@, ser companheiro, ator principal da educação do seu filh@, exemplo vivo de família, É ter compreensão em ajudar o filh@ em suas tarefas técnicas na sua propriedade e comunidade.
Alun@ do CEFFA O alun@ deve mostrar interesse e vocação para a convivência em grupos e produção agroecológica. Deve demonstrar prazer para com os estudos e se comprometer com a família, comunidade e a vida no campo.
Monitora e Monitor do CEFFA Monitora/Monitor como é chamado o professor de CEFFA, assume a missão de cuidar dos alun@s com vocação mantendo carinho e autoridade. (”Ser duro mas não perder a ternura.” Chêquevara ) Esse cuidado se estende ao trabalho educacional do bem estar d@s alun@s e suas famílias, na propriedade e na sala de aulas.
A missão dos membros do CEFFA Ser membro de uma associação de CEFFA é ser missionário para cuidar de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa, e fraterna e da ecologia. Assim teremos um meio rural saudável para os nossos filhos e gerações.
Algumas regras do CEFFA Manoel Monteiro áreas ou aspectos de observação do monitor para avaliação do aproveitamento dos alunos: participação nos trabalhos escolares com pontualidade; aplicação à pesquisa e ao estudo; capacidade e esforço; esportividade, alegria e bom humor; comportamento social e solidariedade; criatividade e poder de iniciativa; comunicação e expressão; assimilação e conteúdo; correção de atividades, lealdade, respeito ao próximo; participação e produção nos trabalhos práticos;
Se o campo parar de produzir ou produzir usando agrotóxico a cidade morrerá.
Direção do CEFFA Manoel Monteiro: João Paulo Lima de Sousa Presidente Vanderval Spadetti Diretor e Professor Francinalva de Carvalho Macedo Secretária e professora