São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Figuras de Linguagem.
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Profª Cláudia Rodrigues
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Por Veridiana B. B. Corrêa
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
50 motivos para ser motociclista
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Lemas (Sudkamp)  .
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 21.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Agora que já relembramos, vale lembrar também que o sentido figurado faz parte da nossa língua, do nosso modo de falar, e é com esse sentido que nos.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Figuras de Linguagem.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
FIGURAS DE LINGUaGEM.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Transcrição da apresentação:

São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.

COMPARAÇÃO

COMPARAÇÃO: consiste em estabelecer uma relação comparativa entre dois ou mais elementos semelhantes, marcada pelo uso de palavras (conectivos) características da comparação (como, parece, é igual a, qual, tal qual, assim como, semelhantemente, semelhante a...) Meu pensamento é como um rio subterrâneo.

METÁFORA

METÁFORA: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. “Meu pensamento é um rio subterrâneo.”

METONÍMIA ou SINÉDOQUE

METONÍMIA OU SINÉDOQUE: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Não tinha teto em que se abrigasse.

TIPOS de METONÍMIA/SINÉDOQUE: A parte pelo todo Minha prima completou vinte primaveras. O autor pela obra Os alunos ainda não leram Eça de Queirós. O efeito pela causa Ele disparou mil mortes. O continente pelo conteúdo Enquanto esperava o amigo, bebeu uma taça de champanhe. O lugar pelo produto Para comemorar, compraram um porto. O abstrato pelo concreto A mocidade é alegre e extrovertida. O gênero pela espécie Os imortais vivem no Olimpo. O singular pelo plural ou vice-versa O lusitano conquistou muitas terras. A matéria pelo objeto A criada enxuga as porcelanas.

CATACRESE

CATACRESE: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado. O pé da mesa estava quebrado.

CATACRESE

ANTONOMÁSIA ou PERÍFRASE

ANTONOMÁSIA OU PERÍFRASE: consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade: ...os quatro rapazes de Liverpool. O rei do futebol nasceu no Brasil. O poeta dos escravos escreveu Espumas flutuantes. O mártir da independência é considerado o patrono cívico da nação. A Cidade Maravilhosa é muito visitada. Visitamos o país do sol nascente.

SINESTESIA

SINESTESIA: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. A luz crua da madrugada invadia meu quarto. A lua luz em veludo barba longa respingada de violetas. (G. Rosa)

SINESTESIA

ANTÍTESE: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. “Os jardins têm vida e morte.”

ANTÍTESE

PARADOXO

PARADOXO ou OXÍMORO

PARADOXO ou OXÍMORO

PARADOXO OU OXÍMORO: Fusão dos opostos, ou seja, quando uma expressão recebe como característica o seu oposto, constituindo o que seria uma conciliação impossível. Ando sem me mover Falo calado. (Antônio B. Bacelar) Amor é ferida que dói e não se sente... (Luís de Camões)

PARADOXO ou OXÍMORO

EUFEMISMO: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca, ou seja, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Ele enriqueceu por meios ilícitos.

EUFEMISMO

IRONIA

IRONIA: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”

HIPÉRBOLE

HIPÉRBOLE: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática. Estou morrendo de sede.

PERSONIFICAÇÃO ou PROSOPOPEIA

PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPEIA: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

PERSONIFICAÇÃO ou PROSOPOPEIA

GRADAÇÃO

“Um coração chagado de desejos GRADAÇÃO: é a apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax/crescente) ou descendente (anticlímax/decrescente) quanto à intensidade. “Um coração chagado de desejos Latejando, batendo, restrugindo.” Qualquer preço é módico que o proteja contra o acaso, o imprevisto, o azar, o risco de viver. (Millôr Fernandes)

APÓSTROFE

APÓSTROFE: consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada) por meio de uma espécie de vocativo. “Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus!”

HIPÉRBATO ou INVERSÃO

HIPÉRBATO ou INVERSÃO

ELIPSE

ELIPSE

ZEUGMA

PLEONASMO

POLISSÍNDETO

ASSÍNDETO

ANACOLUTO

ANÁFORA

SILEPSE

ALITERAÇÃO

ASSONÂNCIA

ONOMATOPEIA

PARONOMÁSIA

PARONOMÁSIA