Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.

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Transcrição da apresentação:

Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013

Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Dois questionários : Professores de Apoio Educativo 9 respostas Professores Titulares de Turma 27 respostas

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo Existe um professor de apoio educativo na escola; Existe um professor de apoio educativo para duas escolas; 1.ª questão Existem dois professores de apoio educativo numa escola.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo 2.ª questão

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo 3.ª questão

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo 4.ª questão

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo 5.ª questão

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo A área mais trabalhada é o Português. 2.º Ano – Aquisição da Leitura e da Escrita; 3.º ano – Compreensão Leitora e Escrita; 4.º ano – Compreensão Leitora e Gramática.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo Matemática Números e Operações; Geometria e Medida.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo Substituições Seis docentes referiram que realizaram substituições; Três docentes referiram que não realizaram substituições;

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo Avaliação do trabalho realizado Positivo; Houve evolução por parte dos alunos (principalmente ao nível do 2.º ano de escolaridade); Planificação adequada do trabalho realizado; Relação estabelecida com alunos e PTT.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores de Apoio Educativo Sugestões de Melhoria Diminuição do número de alunos; Espaço onde é realizado o apoio educativo.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores Titulares de Turma Responderam docentes de todas as escolas; As turmas mais apoiadas são as que têm alunos do 2.º ano; Vinte e um docentes referem que o apoio é realizado em ninho e seis referem que o apoio é realizado em ninho + par pedagógico.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores Titulares de Turma Apoio a português: Doze docentes referiram que têm entre 5 e 9 alunos que beneficiam de apoio. Apoio a Matemática: Treze docentes referiram que têm entre 1 e 5 alunos que beneficiam de apoio.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores Titulares de Turma Avaliação do Apoio Educativo

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores Titulares de Turma Dificuldades sentidas: Falta de motivação dos alunos; Dificuldades de concentração; Necessidade de mais horas de apoio educativo; Valorização do tempo de apoio educativo, por parte dos alunos.

1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013 Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período Professores Titulares de Turma Propostas de alteração: Mais tempo/frequência do apoio educativo; Melhoria da planificação realizada com o docente de apoio educativo; Reforço de apoio a alunos sem pré-escolar e com retenções repetidas; Melhoria ao nível do material didático; Existência de um docente de apoio educativo responsável pelas substituições de curta duração.