Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Take Care: Saúde Guia de Conversação para a população migrante Duração: Início: 1 de Novembro de 2012 Fim: 31 de Outubro.
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Apresentação do Projeto
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas
Ministério da Educação
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
PROJETO HAITI–AM.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Rio Mulher.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
United Nations Development Programme
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Retorno Voluntário Sustentável Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – Escritório no Brasil.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Atuação dos agentes de Controle Social
Medidas Ativas de Emprego
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração Organização Internacional para as Migrações (OIM) Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração Uma visão de conjunto Marta Bronzin - Isabela Salim OIM Lisboa Organização intergovernamental composta por 155 estados membros. Tem uma presença global no mundo (+100 escritórios) e um princípio base que é o motor do seu trabalho: uma migração digna beneficia NÃO SÓ os migrantes MAS também a sociedade (de origem e de acolhimento). Assistência e serviços aos migrantes e governos. A OIM procura por um lado promover a dignidade e os direitos dos migrantes e por outro lado permitir que as migrações sejam um factor de desenvolvimento económico e social dos países de destino mas também dos países de origem dos migrantes. Oficina temática: Retorno Voluntário Assistido e Reintegração COMIGRAR – 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio São Paulo, 31 Maio 2014 1

Conteúdo da apresentação Migração de retorno e retorno voluntário assistido –considerações gerais Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração (AVRR) Dados Conceito e Princípios O Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração em Portugal Apoio à reintegração Funcionamento em geral Assistência no Brasil Conclusões e sugestões do Estudo sobre “Factores Positivos e Obstáculos a uma Reintegração Efectiva no Brasil” 2

Migração de retorno e retorno voluntário assistido Considerações gerais Factores que podem motivar o retorno: Circunstâncias pessoais Condição migratória Políticas migratórias no país de acolhimento Contexto financeiro no país de acolhimento Contexto político e socio-económico no país de origem

Migração de retorno e retorno voluntário assistido Considerações gerais Tipologia de retorno – alguns exemplos Retorno no âmbito da migração circular/temporária Voluntário/espontâneo Retorno de nacionais qualificados Repatriação voluntária de refugiados Retorno voluntário assistido Voluntário/induzido Involuntário/forçado Expulsão/deportação 4

+ 40.000 migrantes assistidos Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração Dados e estatísticas Em 2012: + 40.000 migrantes assistidos 1 milhão migrantes assistidos (desde 1979) + 400.000 assistidos nos últimos 10 anos c.a. 35.000 assistidos por ano Rede global OIM 5

Dados sobre Brasil – Contexto Global Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração Dados sobre Brasil – Contexto Global 10 Principais países de origem por número de retornos (2012) Migrant Assistance Report 2012 (OIM) 6

Dados sobre Brasil – Contexto Europeu Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração Dados sobre Brasil – Contexto Europeu 10 Principais países de destino por número de Brasileiros retornados (2013) 594 330 202 106 88 35 9 4 3 2 1 Portugal Bélgica Holanda Irlanda Itália Espanha Suíça Luxemburgo Alemanha Noruega (OIM -2013) Eslováquia

Dados sobre Brasil – Contexto Europeu Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração Dados sobre Brasil – Contexto Europeu Tendência de retorno – Principais países EU (2009-2013) (OIM -2013) 8

Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração Conceito e Princípios Enquadra-se numa abordagem compreensiva da gestão das migrações Proporciona assistência àqueles migrantes que não têm condições ou não querem permanecer no país de acolhimento e querem regressar voluntariamente ao seus países de origem mas não têm os meios para o fazer Beneficia os grupos vulneráveis (requerentes de asilo rejeitados; vítimas de tráfico; migrantes retidos; menores não acompanhados, casos de saúde) Promove o retorno sustentável providenciando apoio à reintegração no país de origem 9

Programas de Retorno Voluntário Assistido e Apoio à Reintegração Conceito e Princípios Toma em conta a decisão do migrante Assegura o respeito dos direitos humanos Evita o estigma da deportação e as repercussões negativas Proporciona apoio logístico, financeiro, e aconselhamento (ao retorno e à reintegração) Assenta na cooperação internacional entre vários actores (governos, sociedade civil, migrantes) Princípios aplicam-se a todas as fases de apoio: Preparação retorno Retorno Reintegração Dá-se o enfoque à decisão individual e às necessidades dos retornados e das suas comunidades de origem 10

O Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e á Reintegração em Portugal Breve história Programa activo desde 1997 Financiado por: A partir de 2006: - aumento da procura - aumento da capacidade financeira - aumento da capacidade de resposta Critério de elegibilidade: vulnerabilidade e não o estatuto migratório Ampla colaboração no terreno em Portugal e países de origem (soc. civil e instituições) Assistência individual e flexível Coordenação entre aconselhamento pré-partida e apoio após regresso (reintegração) Elementos fundamentais 11

Que tipo de apoio à reintegração? Fase Pré-partida Aconselhamento - Informar sobre o apoio oferecido Identificar prioridades/necessidades de reintegração Não oferecer falsas expectativas Elaborar Plano de Reintegração (PR) e/ou Plano de Negócios Informação sobre o país de origem + Informação relevante para o plano de reintegração Apoio financeiro Montante flexível – máximo de 1500€ Definido com base em necessidade avaliadas no PR Fase Pós-chegada Aconselhamento Aconselhar e adaptar os planos de reintegração Acompanhamento Acompanhar a implementação dos planos de reintegração + encaminhamento a outros serviços/instituições Monitorização - Monitorizar os planos de reintegração no terreno (através das missões da OIM e/ou de ONGs parceiras locais) Complementariedade Complementariedade

Apoio à reintegração – Estratégia da OIM na componente “Acompanhamento no Brasil” Criada em Out. 2009: Com o objetivo de criar uma rede local de parceiros de apoio à reintegração Motivo = Brasil é a principal nacionalidade entre os apoiados + falta de acompanhamento dos casos no Brasil Projeto elaborado com a estreita colaboração da OIM Buenos Aires

A rede de parceiros no Brasil Grupo-alvo: aproximadamente 35 imigrantes de nacionalidade brasileira por ano que regressam ao Brasil através do PRV Objetivo: Ponto focal em cada um dos principais Estados de Retorno: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo. Atualmente: 3 parceiros efetivamente constituídos que cobrem 4 estados: CIAAT (MG), Projeto Resgate Brasil (GO/ES), ASBRAD (SP)

Por que a criação de uma rede de apoio no Brasil? Funções da rede de parceiros no Brasil: Guiar os planos individuais de reintegração inclusive ainda na fase pre-partida Apoiar os retornados nos seus processos de reintegração a diversos níveis (psicológico, jurídico, encaminhar filhos para escolas, inscrições em centro de saúdes, etc.); Monitorar a implementação dos planos de reintegração; Avaliar os processos de reintegração através dos questionários previstos e reencaminhar a informação à OIM para nós para análise dos dados

Apoio à Reintegração - alguns dados Beneficiários brasileiros com o apoio à reintegração desde 2009 até maio 2014: 254 brasileiros. Desses, cerca de 120 foram apoiados diretamente pela rede de parceiros e/ou pela OIM Buenos Aires. - Principais zonas de retorno: MG, SP, GO, ES e PR - Principais negócios: construção civil, cabeleireiro, mini bares/lanchonetes, costura - Principais formações profissional: curso de vigilante, na área industrial, soldadura, enfermagem, cabeleireiro - Apoiados pela rede de parceiros no Brasil: 112 retornados distribuídos pelos 3 parceiros: * 39 pelo CIAAT (MG); * 30 pela ASBRAD (SP); * 33 pelo Projeto Resgate (GO); * 10 Projeto Resgate (ES); * 5 pelo Projeto TRAMA (RJ).

Estudo - Principais conclusões Reintegração no Brasil no âmbito do Programa da OIM Lisboa pode ser considerada efetiva: - apoio da OIM possibilitou um retorno menos penoso; - rede de parceiros fundamental no processo de reintegração: *Facilita a adaptação e inserção dos migrantes em seu país de origem (sentimento de segurança); *Guia na implementação do plano de reintegração; *Fortalece a cooperação entre a OIM, parceiros locais e migrantes/Abertura de canais de colaboração com outras entidades locais - maioria conseguiu ingressar no mercado de trabalho; - promoveu um sentimento de bem-estar por estar de regresso a casa; contribuindo para um retorno mais sustentável e definitivo dos migrantes ao Brasil Todavia, alguns pontos ainda precisam ser reforçados para tornar essa reintegração ainda mais eficiente:

Estudo – alguns resultados Resultados dos Investimentos dos Beneficiários do Programa de Retorno Voluntário e Reintegração da OIM

Estudo Cont…Principais sugestões Reforçar procedimentos apoio fornecido pela OIM (ex.: incentivar a realização de um curso de qualificação profissional); Expandir a rede de parceiros. De preferência parceiros com uma rede ampla de contatos; Encontrar soluções viáveis de fornecer apoio psicológico aos retornados; Procurar criar sinergias entre o apoio à reintegração e instituições locais de apoio ao cidadão (SEBRAE, Caixa Econômica Federal, por ex.) para empoderamento dos beneficiários e melhoria da implementação dos planos de reintegração; Informar melhor os retornados sobre os serviços públicos existentes dos governos;

Estudo Cont…Principais sugestões Buscar divulgar de forma ativa os resultados do Programa via redes sociais; Criar mecanismos de comunicação entre os migrantes retornados que foram apoiados, para trocas de experiência e indicações sobre como vencer dificuldades; Promover encontros com a sociedade civil nos municípios onde a migração internacional tem especial importância e inserir nos debates as autoridades locais; Continuar o diálogo com as autoridades governamentais => Na opinião de alguns entrevistados, “um apoio governamental efetivo na assistência aos retornados, além de maior auxílio financeiro, seria aspecto que contribuiria para que o seu retorno ao país fosse mais bem sucedido.”

Estudo Cont…Principais sugestões Promover a ligação entre o apoio da OIM e outras estruturas e programas de apoio no terreno para maior alcance e eficácia da reintegração no longo prazo Inclusão dos beneficiários à reintegração nos projetos dos CRAS para encaminhamento de situações (psicológicas, laborais, jurídicas, saúde); Pontos (postos) de informação sobre a vida dos retornados (ex.: um posto de informação dentro dos “poupa tempo”?); Ligar projetos de reintegração a setores prioritários de investimento local (através da ajuda de governos locais?); Promover mais discussões no Brasil sobre retorno e reintegração com a sociedade civil e governos, construindo processos de parcerias e compromissos de apoio aos retornados;

OBRIGADA! Isabela Salim isalim@iom.int Marta Bronzin mbronzin@iom.int