Op-Art.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
AULA DE ARTES - PROFESSORA DANIELLE PALAGANO DA ROCHA
Eisenstein x Bazin Formalismo x realismo.
Professor: Marcelo Alano
PROJETO MESAS DE CONCRETO
A Arte Pós Moderna A arte Pós Moderna surge a partir da década de 50, na verdade é um conjunto de escolas artísticas heterogêneas, que só se agrupam pois,
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
George Seurat ( )
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
Relatividade Restrita
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Ana Laura Camila Fernando M. Leonardo Matheus W.
Introdução aos Princípios e elementos de design
Prof. Everton da Silva Correa
CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Impulso e Momento Linear
E.E. Francisco Piergentile
Videoarte A videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Vídeo em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada.
Aula 6 – Hume e o Empirismo
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
Impressionismo.
Piet Mondrian.
Cor Contraste.
Pop Art A Pop Art, assim como outros movimentos pós modernos, surge com o objetivo de criticar. Tentam entrar em choque com a chamada Industria Cultural,
Imagem em Movimento Op Art
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne,
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
OP ART A Op Art vem do termo inglês optical art, “arte óptica” – foi iniciada por Victor Vasarely (1908 – 1997). Compõe-se de obras em que figuras geométricas,
Professor: Karina Oliveira Bezerra
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
Os anos 60 - iconografia.
OP ART.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
9ºAno º Bimestre Artes – Juventino Op Art.
Arte neoclássica – Harmonia cromática
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
Geometria plana Prof. Valdir Aguiar.
OP ART. A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
IMPRESSIONISMO.
SURREALISMO A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento.
Op Art Bridget Riley Bridget Riley.
Transcrição da apresentação:

Op-Art

A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais  visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Apesar de ter ganho força na metade da década de 1950, a Op-Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop-Art; em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto as da ciência e da tecnologia.

Representação de Op-Art.

Bridget Riley - Loss

Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vassarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte. A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.

Representação de Op-Art.

Representação de Op-Art.

Quando o observador troca de posição, a peça em op-art dá a ele a impressão de que a obra sofre transformações. Essa arte encontra-se em constante transformação. Foi por volta da década de 60 que surgiram pesquisas relacionadas a essas sensações ópticas nas telas. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye. Os principais artistas da op-art são: Alexander Calder e Victor Vassarely.

Alexander Calder (Lawton, Pensilvânia, 22 de julho de 1898 – Nova Iorque, 11 de novembro de 1976), também conhecido por Sandy Calder, foi um escultor e artista plástico estadunidense famoso por desenvolver seus móbiles, associando os retângulos coloridos das telas de Mondrian à idéia do movimento. Os seus primeiros trabalhos eram movidos manualmente pelo observador.

Mas, depois de 1932, ele verificou que se mantivesse as formas suspensas, elas se movimentariam pela simples ação das correntes de ar. Embora, os móbiles pareçam simples, sua montagem é muito complexa, pois exige um sistema de peso e contrapeso muito bem estudado para que o movimento tenha ritmo e sua duração se prolongue.

Alexander Calder – Móbile, 1941.

Alexander Calder – Enseign de Lunettes.

Alexander Calder – Caracas, 1955

Victor Vassarely - nascido Vásárhelyi Győző, (Pécs, 09 de abril de 1908 – Paris, 15 de março de 1997) foi um pintor e escultor húngaro radicado na França, considerado o "pai da OP-ART" (abreviatura de Optical Art). Criou a plástica cinética que se funda em pesquisas e experiências dos fenômenos de percepção ótica.

As suas composições se constituem de diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas. São engenhosamente combinadas, de modo que através de constantes excitações ou acomodações retinianas provocam sensações de velocidade e sugestões de dinamismo, que se modificam desde que o contemplador mude de posição.

O geometrismo da composição, ao qual não são estranhos efeitos luminosos, mesmo quando em preto e branco, parece obedecer a duas finalidades. Sugerir facilidades de racionalização para a produção mecânica ou para a multiplicidade, como diz o artista; por outro lado, solicitar ou exigir a participação ativa do contemplador para que a composição se realize completamente como "obra aberta". 

Victor Vassarely – Opus 2604

Victor Vassarely – Quasarte

Victor Vassarely – Veja 200

Créditos: Professora Mônica Correia Millan

http://www.youtube.com/watch?v=K2KwWhme05k http://www.youtube.com/watch?v=308PDQ3szaM&NR=1