Ponto Brasil é uma construção coletiva, um afresco coral, uma babel cultural, um poema de muitos poetas. Feito de fragmentos, não tem centro, nem fim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Definição do público-alvo:
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Portal do Professor SEED/MEC
Fundação Roberto Marinho
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Proposta para a realização do Fórum Online sobre metodologias de prevenção e suas novas abordagens.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
7°Edição Vivência 40 anos de Aliança.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Informações sobre o Pós-Conferência.
Metodologia Científica
Apresentação do Projeto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Uma ferramenta para quem usa a Universidade Virtual do Estado
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Educação Ambiental - GPEEA
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
CURRICULO +.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Planos Municipais CMDCA / SIS Santo André
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
O GESTO AUTÔNOMO Bruno Poluceno de Andrade (Bolsista) Dra Marci Fileti Martins (Orientadora) Trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito do PIBIC- UNISUL.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
 .
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
RÁDIO ESCOLA.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
5º Seminário Técnico Institucional Belo Horizonte, 18 de Novembro de 2014.
Componentes do Jornalismo Online
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

Ponto Brasil é uma construção coletiva, um afresco coral, uma babel cultural, um poema de muitos poetas. Feito de fragmentos, não tem centro, nem fim. É o movimento da sensibilidade e da inteligência popular brasileira. O avesso da voz autoritária do Brasil, um burburinho borbulhante, alegre, triste, vivo e fervilhante, dos muitos e muitos brasis. Ponto Brasil é obra aberta e em movimento. Uma fusão de autorias num programa coletivo. Cada programa tem um tema, uma linha melódica. E assim será, portanto, o resultado de como cada ponto contou seu conto.

1. origem 2. interprogramas 3. hoje 4. ponto brasil. histórico

Desde o final do ano de 2007, Pontos e Pontões de Cultura produtores audiovisuais discutem a construção do programa Ponto Brasil. Este programa traz na sua essência o método de produção colaborativa como forma de produzir conteúdo para a TV pública (hoje TV Brasil). Ou seja, do começo ao fim, os pontos de cultura e grupos associados participam da discussão e produção de conteúdo coletivamente.. origem

. interprogramas Em 2007 e 2008, foi produzida uma série de 60 interprogramas, de 1 a 3 minutos de duração, que estão no ar. Isso foi resultado desse primeiro momento de articulação e trabalho colaborativo com a rede audiovisual ligada aos Pontos de Cultura.

Agora estamos trabalhando para que o Ponto Brasil crie uma nova dinâmica de produção de conteúdo para a televisão, por meio dessa grande rede de produção colaborativa, composta por cerca de 100 pontos.. hoje

. ponto brasil É a produção de conteúdo via online (internet) e presencial (oficinas de realização) de 26 programas de 26 minutos cada, com um tema para cada.

. etapas 1. mapeamento da rede colaborativa 2. desenvolvimento dos temas 3. elaboração de propostas de realização 4. sistema de oficinas 5. pós-produção 6. exibição

reunião com o conselho do Ponto Brasil primeiros contatos com os grupos por telefone e internet reuniões estaduais e visitas nos próprios pontos definição de Pontos com maior poder de articulação, denominados de Nós de Rede, para serem os agentes multiplicadores oficina de multiplicação com os Nós de Rede formação de grupos de produção, compostos, cada grupo, de 1 Nó de Rede e 4 Associados cadastramento da Rede no Site. mapeamento da rede colaborativa

nº de oficinas: 20 nº de colaboradores por oficina: 5 nº de nós de rede por oficina: 1 nº de grupos associados por nó de rede: 4 nº de participantes por grupo associado: 3 nº de temas por colaboradores: 2 nº de proposta de realização por tema: 2 nº de temas: 26 nº de programas: 26. sistema de oficinas

. ponto nó e pontos associados O Ponto Nó é o responsável pela articulação e interlocução dos Pontos Associados, além de outras responsabilidades de produção. Para a realização da produção de conteúdo do Ponto Brasil, cada participante do Ponto/grupo Associado precisa participar ativamente da discussão temática, elaboração das pautas e definições dos seus projetos de realização (a serem feitos nas oficinas presenciais). Todo esse trabalho ocorre no ambiente online, num blog que criamos para essas trocas e, posteriormente, no site colaborativo do Ponto Brasil (em fase final de construção).

Todo o processo de produção dos 26 episódios Ponto Brasil será feito de forma colaborativa, desde o desenvolvimento dos temas. Essa etapa será executada por meio dos passos: 1º passo - Disponibilização no site de alguns temas com descrições, alusões e imagens de referências (fotos e vídeos), sugeridos pelos oficineiros-roteiristas, como ponto de partida para a sugestão de novos temas pela Rede Colaborativa, utilizando-se assim desses mesmos recursos. O site do Ponto Brasil será uma plataforma de produção coletiva, com fóruns de debate sobre pautas, espaço para uploads de pilotos e para downloads de materiais enviados por todos os outros colaboradores. 2º passo – Inicia-se o processo de sugestões e discussões de novos temas pela Rede Colaborativa com acompanhamento, por meio de orientações, dos oficineiros- roteiristas e dos Nós de Rede (Ponto, Pontão ou grupo associado responsável pelo Ponto Brasil na rede local). Esse processo tem o objetivo de aperfeiçoar os temas sugeridos para aprovação. 3º passo – Com a aprovação dos 26 temas (1 por programa) em conjunto com os produtores, a próxima etapa de elaboração de pautas inicia-se a partir desses temas.. desenvolvimento de temas

Os temas geradores devem ser amplos, polissêmicos, permitir interpretações diversas que, posteriormente, ao serem dispostas juntas num programa, terão entre si efeito de complementação ou mesmo de atrito. Um mesmo tema será objeto de leitura de pontos distintos de norte a sul do país, assim, seu foco servirá como costura entre essa diversidade de pensamentos. Temas geram pautas que irão tratar de aspectos dos temas. Eles servirão de orientação, de referência à qual os realizadores irão recorrer para delimitar seu olhar e fixar a estrutura de seus vídeos. Haverá espaço no site para discussão com os pontos sobre novos temas ou mesmo revisão dos temas propostos.. desenvolvimento de temas

temas que serão lançados como ponto de partida: estar à toa fronteira culpa animais brincadeira Morte laços e nós lei presentes público x privado transitório deus e o diabo. desenvolvimento de temas

Em cima dos temas que foram aprovados, serão elaboradas as pautas. Como um exemplo de pauta escolhemos o tema Morte. Em cima desse tema podemos ter as seguintes pautas: 'Minha Vó', 'Cemitérios' etc... Para orientar os colaboradores na elaboração de pautas, foi feito pelos roteiristas um cardápio aberto de dispositivos audiovisuais (ou “estratégias de abordagem”) que servirá de base aos realizadores como possíveis recursos, estéticos e/ou narrativos, aplicáveis às suas produções. Acompanhando cada ferramenta e sub-ferramenta (sub-categorias) estarão dispostos textos conceituais sobre a utilização desses recursos, além de trechos de filmes (cinematográficos ou televisivos) exemplares no uso de cada ferramenta. Este cardápio pode se tornar ilimitado, na medida em que estará permanentemente aberto a acréscimos e sugestões de todos os participantes do Ponto Brasil.. elaboração das pautas

Personagens/perfis Entrevistas Performances Gestos Espaços Objetos/coleções/iconografia Locuções Sonoridades Inserção da equipe Recursos gráficos e animações complementares. elaboração das pautas (cardápio) ‏

O material pré editado nas oficinas será discutido com os grupos envolvidos e montado em 26 episódios pelo núcleo de edição do Ponto Brasil, conforme o processo transparente construído colaborativamente por meio do site e das oficinas presenciais. O modo de finalização dos materiais produzidos está sendo pactuado caso a caso, respeitando a orientação definida por cada nó e associados.. pós-produção

Disponível para exibição no segundo semestre de exibição

coordenação Janaina Rocha (61) ou (61) produção Carolina Barboza (61) , (61) , (61) Paulo Tavares ou (61) , (61) contatos

site Wendelmaques Pereira (61) ou (61) conteúdo Anna Flávia Salles (61) , (61) Eduardo Benaim (61) , (61) contatos