Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
O ESDE COM QUALIDADE.
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Qualidade Total.
Gerenciamento de Pessoal
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Liderança Situacional
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
TREINAMENTO DE LÍDERES
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
Gestão de Projetos.
CAPÍTULO 12 Liderança.
1.Introdução à Administração
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Autogerenciamento Pessoal
Considerações sobre Motivação e Liderança
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Gerenciamento de Grupos de Trabalho
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Marketing Pessoal E-DSA - Etiene USO INTERNO.
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Gestão por Competências
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Administração de Recursos Humanos II
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Planejamento e Gerência de Projeto
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
COACHING EDUCATION.
Gestão de Recursos Humanos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Fatores Críticos para o sucesso do Planejamento estratégico.
Empreendedorismo.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Engenharia de Software
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antonio de Souza Neto
Delegação, Centralização e Descentralização
GERÊNCIA DE DESIGN Gerentes são profissionais que conseguem resultados por meio de pessoas. A definição mais velha que Matusalém, mas essa é a grande mudança.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Liderança Contingencial
Planejamento de Recursos Humanos O planejamento estratégico dos recursos humanos pode ser definido como um processo para fornecer pessoas capazes e motivadas.
A Liderança e seus Conceitos
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Professor Douglas Pereira da Silva
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Dos Conceitos às Aplicações
Habilidades e características do líder
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Liderança e Relacionamento.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto

RECURSOS HUMANOS

Agenda Introdução; Equipe; Estágios de Desenvolvimento do Grupo (EDG); Liderança: Estilos de Liderança; Competência e Responsabilidade; Acordo; Objetivos; Acompanhamento; Conclusão

Introdução A melhor maneira de manter o controle de um projeto é ter cada membro da equipe no controle do seu próprio trabalho. A gerência de pessoas tem o foco na formação da equipe; e motivação e a persuasão dos membros.

Introdução As pessoas não pertencem ao gerente de projeto; A equipe deve ser montada para o projeto; Equipes não aparecem do nada; Equipes são criadas e desenvolvidas.

Equipe Ter autoridade não garante ao gerente que as pessoas irão obedecer às ordens; É preciso que as pessoas realmente queiram fazer as coisas da forma como o gerente PEDE. É preciso conhecer o desenvolvimento de cada membro, influenciar e persuadi. Objetivo: Fazer o que tem que ser feito.

Equipe Uma equipe eficaz começa com um propósito claro; Resultados esperados: Ótima produtividade; Bom relacionamento e respeito; O caminho é: Delegar de forma correta; bom relacionamento; comunicação; flexibilidade e reconhecimento.

Equipe Tarefa Atividade que será executada; Limite Escopo do que será feito; Regras claras e planejamento para cumprir o que foi definido; Desempenho Orçamento; prazo; entrega; esforço. Prazo final Duração máxima da tarefa; Cliente A quem o esforço esta sendo dirigido

Equipe Os objetivos devem ser classificados por período de tempo Curto; Médio; Longo. Qualquer ferramenta que utilize gráfico de Gantt pode gerenciar de forma fácil os prazos e tarefas individuais.

Equipe Após o planejamento dos objetivos a equipe deve priorizar as atividades. De curto prazo; Tarefas que ninguém deseja fazer por causar um desconforto, geralmente é terceirizada pelo gerente; Tais tarefas não podem ser ignoradas. Para uma equipe ser bem-sucedida, ninguém pode ser sacrificado nem poupado.

Equipe Característica de uma equipe eficaz: Os objetivos são claros e todos sabem o que devem fazer; Todos assumem um grau de responsabilidade pela liderança; Participação ativa de todos; Se sentir valorizado e apoiado pelo outro; Os membros da equipe escutam a opinião exposta; Diferença de opiniões são respeitadas; A equipe gosta de trabalhar junto; o convívio é prazeroso.

Equipe Fases da equipe: Formação (formação da equipe  dúvidas); Maturação (conflitos  mudanças  maturidade). Estágios da equipe: Orientação Insatisfação Resolução; Produção Árduo caminho Fim da lua-de-mel := nem tudo mais é maravilha! Problemas solucionados

Equipe Estágios da equipe: Orientação Insatisfação Resolução; Produção Entre o extremos (Orientação e Produção) um estilo de liderança é escolhido em função do desenvolvimento do grupo parâmetors base: Competência; Comprometimento (confiança + motivação) Árduo caminho Problemas solucionados

Estágios Orientação Comprometimento ALTO; Competência baixa. Insatisfação Comprometimento baixo; Competência MéDiO. Resolução Comprometimento VaRiÁvEl; Competência ALTA. Produção Comprometimento ALTO; Competência ALTA.

Liderança Para cada estágio deve ser utilizado um estilo de liderança diferente; O estilo é selecionado com base nas Funções: De tarefas e manutenção; Tarefa Focaliza no que deve fazer; grupo trabalhando pensando no objetivo; Manutanção Harmonia e coesão do grupo; foca em como o grupo está funcionando. É importante elogiar, escutar, incentivar, adiministrar conflitos

Estilo de Liderança Direção (Est. Orientação) Treinamento (Est. Insatisfação) Apoio (Est. Resolução) Delegação (Est. Produção)

Liderança O Líder deve ficar atento aos seguintes problemas, COMUM ao GERENTE. Ignorância; Supertreinados; Talentosos demais; Bondoso; Estilos Inapropriados; São melhores que a equipe; Não reconhecem os méritos dos membros; Não toleram o fracasso; Negligêntes quanto às necessidades dos membros Medroso---não assumi riscos

Liderança Mas como ser um bom líder.... ?

Competência e Responsabilidade É PRECISO: Dizer claramente o que se espera que as pessoas façam; Mostrar como fazer através de exemplos; Deixar que as pessoas tentem (depende do risco); Observar o desempenho; Elogiar;

Acordo O estilo de liderança, dependendo da situação, deve ser acordado com a pessoa (membro); Exemplo: Delegação: Por tarefa....se o gerente não estiver em contado com o membro, não significa que este se desinteressou pelo projeto. Direção: Pode-se imaginar não passar confiança, pelos questionamentos;

Objetivos Os objetivos devem ser definidos claramente; Os objetivos tem uma relação direta com desempenho (2 U_C semana); Os objetivos devem ser fixados em conjunto – obtém maior compromisso; Ligação direta com evolução (6 U_C Mês  8 U_C Mês  10 U_C Mês);

Acompanhamento O acompanhamento pode constituir-se de Elogios e Repreensões; Elogios: 1a parte: Elogiar imediatamente o que foi feito corretamente; 2a parte: Encorajar o membro a continuar produzindo da mesma forma

Acompanhamento O acompanhamento pode constituir-se de Elogios e Repreensões; Repreensões: As repreensões são usadas apenas nos estágios de resolução(E3) e produção(E4), pouco no E2 (Onsatisfação). É importante ter certeza dos fatos ocorridos, antes de repreender.

Acompanhamento O acompanhamento pode constituir-se de Elogios e Repreensões; Repreensões: As repreensões são usadas apenas nos estágios de resolução(E3) e produção(E4), pouco no E2 (Onsatisfação). É importante ter certeza dos fatos ocorridos, antes de repreender.

Acompanhamento Repreensões : 1a parte: Dizer realmente o que está errado e o que deve ser mudado – após a constatação do problema; 2a parte: Mostrar-se que esta do lado da pessoa repreendida com o objetivo de ajudar. Mostrar respeito é importante;

Conclusão Compreender as dimensões do projeto dentro da organização é importante; Prover direção e motivação a equipe; Ser capaz de montar equipes coesas é primordial para o projeto; Ser apto na comunicação oral; Ser um bom LÍDER implica no caminho que o projeto caminhará.