Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Crescimento urbano no Brasil
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
URBANIZAÇÃO.
Oficina de Assistência Técnica
Os lugares que formam o mundo
Conferência das Cidades Mato Grosso
Outubro-2006.
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
O processo de urbanização cap. 27
Estatuto da Cidade.
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
O QUE É PLANO DIRETOR ?. O QUE É PLANO DIRETOR ?
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Conferência das Cidades Mato Grosso
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Urbanização Brasileira
SEDU / COMEC – Paranacidade - Assomec
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Geografia Urbana Belo Horizonte
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
ESTATUTO DA CIDADE MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
PAINEL 3: Interface entre Planejamento Urbano e Planejamento Regional Rosa Moura – SEDU/Paraná Brasília, setembro de 2009.
O espaço urbano e o processo de urbanização
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Urbanização brasileira
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
Urbanização brasileira
Urbanização mundial e brasileira
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
Rede Urbana.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Urbanização Brasileira
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
População mundial: cidades e consumo
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira UNIDADE VII – O ESPAÇO URBANO E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira 1 – O que consideramos cidade? 2 – População urbana, rural e agrícola. 3 – A rede urbana brasileira. 4 – As metrópoles brasileiras. 5 – O Plano Diretor e o Estatuto da Cidade. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

1 – O que consideramos cidade? Várias diferenças: Tamanho; Condições socioeconômicas; Condições ambientais; Atividades; Características sociais; Tudo isso se reflete na organização do espaço urbano e são visíveis na paisagem.

1 – O que consideramos cidade? No Brasil o IBGE considera: POPULAÇÃO URBANA – as pessoas que residem no interior do perímetro urbano (81,2% - IBGE 2000); POPULAÇÃO RURAL – as que residem fora desse perímetro (18,8%);

2 – População urbana, rural e agrícola Atualmente a distinção entre população urbana e rural tornou-se mais complexa. Muitas pessoas que trabalham em áreas rurais residem nas cidades, e moradores da área rural trabalham no meio urbano. Além da cidade, os municípios podem conter outros núcleos urbanos, chamados vilas ou distritos, que são subdivisões administrativas. As vezes, esses distritos crescem e se tornam maiores que a cidade, incentivando movimentos de emancipação. Atualmente, 65% dos habitantes da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro moram em favelas, loteamentos clandestinos, cortiços ou imóveis irregulares.

2 – População urbana, rural e agrícola

2 – População urbana, rural e agrícola Palmas – cidade planejada. (Belo Horizonte e Brasília também)

3 – As metrópoles brasileiras Em 2003 o Brasil possuía 26 regiões metropolitanas, envolvendo 413 municípios e cerca de 69 milhões de habitantes (40% da população total do país). A classificação das metrópoles está associada à escala geográfica de sua polarização. Rio de Janeiro – nacional. São Paulo – nacional (além disso é considerada cidade global). As outras 24 são metrópoles regionais.

4 – O Plano Diretor e o Estatuto da Cidade Plano Diretor é um conjunto de leis que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental dos municípios, regulamentando o uso e a ocupação do território municipal, especialmente o solo urbano. O Estatuto da Cidade fornece as diretrizes a serem aplicadas nos municípios do país, por exemplo: regularização da posse dos terrenos e imóveis, sobretudo em áreas de baixa renda que tiveram ocupação irregular, organização das relações entre a cidade e o campo, garantia de preservação e recuperação ambiental, entre outras.

4 – O Plano Diretor e o Estatuto da Cidade

QUESTÕES PG 498 1 – Como são coletados os dados estatísticos de urbanização no Brasil? Que problemas essa metodologia apresenta? 2 – Como era a rede urbana brasileira antes do processo de industrialização? Como ela se apresenta hoje? 3 – Por que o espaço urbano, quando não oferece oportunidades para todos, multiplica a pobreza? 5 – Cite dois exemplos de alteração na organização espacial das cidades que podem ser provocadas por mudanças no Plano Diretor.