PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO

POM - INTRODUÇÃO Conceito antigo: Planejamento e administração dos recursos (pessoal, sobressalentes e equipamentos) para adequação à carga de trabalho esperada na manutenção.

POM - INTRODUÇÃO Conceituação atual: A organização da Manutenção deve estar voltada para a gerência e a solução dos problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado; A Manutenção é uma atividade estruturada da empresa, integrada às demais atividades, que fornece soluções buscando maximizar os resultados.

POM - INTRODUÇÃO Com a POM atual - Tendências na empresa: Mudança no perfil estrutural; Maior automação...menor número de operadores, porém com perfis funcionais causadas pela TPM e Polivalência; Aumento relativo de mantenedores; Equipes de manutenção mais enxutas, porém com maior grau de qualificação Maior participação de pessoal externo contratado em função das novas modalidades de contratação.

POM - CUSTOS Pensamento antigo: Não havia meios para controlar custos de manutenção; A manutenção tinha um custo muito alto; Os custos de manutenção oneravam o produto final A Manutenção era considerada somente um Centro de Custos e não uma função estratégica.

POM - CUSTOS INDICADORES (análise macroeconômica): Custo de Manutenção em relação ao faturamento bruto; Custo de Manutenção em relação ao patrimônio.

POM - CUSTOS

POM - CUSTOS

POM - CUSTOS

Custos de Manutenção Composição básica: Origens: DIRETOS. INDIRETOS. Custo da Mão de Obra Própria; Custo de Serviços de Terceiros; Custo de Material; Origens: DIRETOS. INDIRETOS.

Custos de Manutenção DIRETOS: INDIRETOS: Execução dos reparos: corretiva, preventiva, preditiva, detectiva; INDIRETOS: Perdas na produção; Indenizações por danos pessoais; Indenizações por danos ambientais; outros.

Otimização do Custos

POM – Estrutura Organizacional da Manutenção A Estrutura Organizacional da Manutenção depende basicamente: Tamanho e natureza da Empresa; Política organizacional; Impacto das atividades de manutenção nos resultados da empresa

Estrutura Organizacional da Manutenção

Estrutura Organizacional da Manutenção

Estrutura Organizacional da Manutenção

Estrutura Organizacional da Manutenção - Tendências Estruturas organizacionais mais leves: Eliminar níveis de chefias e supervisão; Adotar polivalência (tanto na manutenção quanto na produção); Fusão de especialidades (p. ex. eletrônica e instrumentação, etc...) Contratação de serviços por parceria;

POM – Sistemas de Controle da Manutenção PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO – PCM OBJETIVOS Identificar quais serviços deverão ser feitos; Quando deverão ser executados; Quanto tempo necessitarão para serem realizados; Quais recursos serão necessários (eqptos,ferramentas, peças, materiais, pessoas, etc.) Identificar quais serão os custos (global /setorial/etc) Realizar registros para criar históricos que permitam o contínuo ajustamento do planejamento.

PCM DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS: SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS (S.S) ORDEM DE SERVIÇO (O.S.) PODEM APARECER UNIDAS EM UM ÚNICO DOCUMENTO.

PCM SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS (SS): Deve identificar no mínimo: O solicitante; O problema observado; A data Horário Numeração para controle.

PCM Análise da SS: É procedente? O serviço solicitado é atividade da manutenção? E de que divisão (mecânica, eletrica, predial, engenharia, etc) Qual a sua prioridade? (emergencial, normal, etc.) Que tipo de manutenção deverá ser adotada (corretiva emergencial, planejada, preventiva, preditiva, etc.)

PCM ANÁLISE DA SS OS

PCM Uma OS deve conter no mínimo: Uma numeração ; Detalhamento da falha; Planejamento do serviço a ser executado; Registros da execução dos serviços: Materiais de consumidos; Peças sobressalentes utililizadas; Tempos gastos – parciais e totais; Custos (materiais, mão de obra, terceiros, etc)

PCM

PCM A partir dos dados registrados numa OS: Geração de relatórios gerenciais: Horas paradas por máquina, linha ou total; Tipos de falhas que geraram OS; Tempos gastos para cada tipo de falha/máquina; Custos de manutenção; Indicadores de desempenho; Etc.

PCM Manual: Informatizado: Pequenas possibilidades de planejamento e de obtenção de relatórios gerenciais. Informatizado: Grandes possibilidades de planejamento e de geração de relatórios e indicadores a partir dos registros oriundos das OS.

PCM Exemplo de codificação de falha: 01.03.001.08.02.053 Planta - 01; Linha de produção - 03; Máquina - 001; Sub conjunto - 008 (redutor); Rolamento lado direito - 02; Necessidade de troca por excesso de vibração - 053.

PCM Exemplos OS