Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Actividades 3ºPeríodo Trabalho realizado por: Ana Carolina
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Actividades do 3º Período
Actividades do 2º Período
Plano de Formação para os professores nas escolas
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Actividades - 1º Período
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
Oliveira Digital Pontos fortes do trabalho: * Escolha do nosso tema
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Escola Superior de Educação
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Relatório de uma visita de Estudo
Trabalho realizado no 1º periodo
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Mudança Global Estação meteorológica
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Projecto de Identidade
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Santarém Março a Julho de 2007
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
Metodologia adoptada Etapas Tema Objectivos Produto final Projecto intermédio.
Escola Secundária da Portela
Seminário de Integração Profissional IV
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
LOGO Click to edit Master text styles. LOGO Click to edit Master text styles Introdução  Decorrido já um mês após o início do segundo período, tornou-se.
LOGO Progresso do Projecto
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Rochas dominantes Calcário.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Planear um Website Principais etapas.
ÁREA PROJECTO.
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Fundamentos do Uso de Sistemas de Informação Territorializada como Instrumento de Planejamento TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
Etapas do Trabalho de Projecto
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Apresentação Dois alunos universitários, David Gomes e Fernando Gamboa, com 20 anos, a estudar nas instituições universitárias, Escola Náutica Infante.
Planejamento de Ensino
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto

S UMÁRIO Introdução Ponto de situação Objectivos Actividades realizadas Estratégias Trabalhos realizados Balanço do período Produtos Intermédios Actividades Futuras Conclusão

I NTRODUÇÃO Com o segundo período a aproximar-se do fim e com a fase de execução do projecto no seu auge, torna-se pertinente um novo momento de análise e avaliação do trabalho realizado individualmente e em grupo até ao momento. Neste segundo ponto de situação, dar-vos-emos a conhecer o trabalho que realizámos este período, os objectivos desse trabalho e as estratégias que utilizámos para rentabilizar o nosso tempo de trabalho.

O BJECTIVOS P REVISTOS P ARA O 2. º P ERÍODO Relativos ao Projecto Prossecução da fase de pesquisa e tratamento de informação; Elaboração dos procedimentos experimentais; Elaboração da explicação científica dos fenómenos; Elaboração das folhas que estarão patentes na exposição. Elaboração do website; Relativos à Àrea Curricular Aprender e melhorar destrezas ao nível da Metodologia do Trabalho de Projecto; Fundamentar as escolhas tomadas a cada momento; Maximizar o tempo disponível para a execução das tarefas; Entre outros.

A CTIVIDADES R EALIZADAS Realizámos inúmeras pesquisas sobre fenómenos do quotidiano; Analisámos o livro Física no Dia-a-dia, de Rómulo de Carvalho Redigimos os textos referentes aos protocolos experimentais e a algumas das explicações científicas dos fenómenos; Actualizámos o blog; Contactámos o programa AB Ciência, o grupo de professores de Ciências Físico-Químicas e empresas de tendas; Esquematizámos o website; Inventaríamos os materiais necessários à exposição; Elaborámos a planta onde figura a organização espacial da nossa exposição no auditório; Esboçámos o cartaz informativo do nosso projecto, a afixar em todas as salas de aula da escola; Entre outras.

E STRATÉGIAS DE T RABALHO Todo o trabalho realizado durante o 2.º período visou o atingimento dos objectivos estipulados no Plano de Projecto. No entanto, a falta de tempo útil para a concretização do projecto obrigou o grupo a adoptar estratégias adequadas ao máximo aproveitamento do tempo disponível:  Atribuímos uma maior relevância à materialização do projecto em si do que aos aspectos formais, embora estes tenham não tenham sido descurado;  Planeámos o trabalho de todas as aulas e de todos os meses, através dos Planos Mensais de Janeiro e Fevereiro.  canalizámos maior atenção à componente de Física do que à de Biologia e Química.  reunimos semanalmente em casa de um dos membros do grupo;  demos prioridade à montagem da exposição, executando primeiramente as tarefas que com ela se relacionam.

P RODUTOS I NTERMÉDIOS A parte mais visível de todo um trabalho que foi levado a cabo durante estas semanas são os Produtos Intermédios: Planta da Exposição; Inventário; Procedimentos Experimentais & Explicações Científicas dois fenómenos patentes na exposição de Maio; Contactos com várias instituições, visando conferir aspectos inovadores ao projecto.

P RODUTOS I NTERMÉDIOS Exemplo de uma página já concluída, a afixar num dos vários Pontos de Experimentação espalhados pelo auditório Exemplo de uma das cartas elaboradas, através das quais estabelecemos contactos com várias entidades.

B ALANÇO DO P ERÍODO As tarefas relativas à montagem da exposição estão quase todas iniciadas; estarão concluídas em meados de Abril, por altura do término da fase de execução. Os elementos do grupo melhoraram as suas destrezas a vários níveis: recolha, análise, selecção e tratamento da informação; organização do trabalho; rentabilização do tempo de aula e extra-curricular; fundamentação dos caminhos seguidos. O website ainda não está materializado, mas prevemos executá-lo ainda antes do fim do período. Todos os objectivos para estas primeiras semanas da Fase de execução foram atingidos!

A CTIVIDADES F UTURAS Com a fase de execução a terminar somente em finais de Abril, temos ainda previstas várias tarefas para o 3.º período: Finalização dos protocolos experimentais; Finalização dos protocolos experimentais; Elaboração dos Posters em computador e impressão dos mesmos; Elaboração dos Posters em computador e impressão dos mesmos; Compra do material necessário à exposição; Compra do material necessário à exposição; Publicitação do website do projecto. Publicitação do website do projecto. Realização de uma entrevista a um professor de Física ou Química. Realização de uma entrevista a um professor de Física ou Química. Realização de alguns Inquéritos para avaliar o índice de satisfação dos visitantes da nossa exposição. Realização de alguns Inquéritos para avaliar o índice de satisfação dos visitantes da nossa exposição.

C ONCLUSÃO As primeiras semanas de execução do projecto correram da melhor forma; esta é a opinião de todos os membros do grupo, que vêm o seu trabalho a dar frutos cada vez mais visíveis. Agora que se aproximam as derradeiras fases do projecto – término da fase de execução e apresnetação pública, acordámos dar o nosso melhor em termos de trabalho e dedicação ao projecto; o objectivo é só um: apresentar um projecto inovador, interactivo e com interesse para a comunidade, que foram os critérios que sempre guiaram o nosso trabalho. O grupo deseja um óptimo trabalho a todos os colegas dos outros grupos.