A Filosofia no Ensino Médio: Proposta de Currículo Temático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Advertisements

Oscar Brenifier Iris de Moüy.
O mito da neutralidade científica
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Elisa Maria de Assis
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Prof. Murilo S. de Camargo
Curso Informática Básica
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Por que os planejamentos falham????
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Filosofia Espírita (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Visão para a Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
experiências INESQUECÍVEIS!
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Metodologia Científica CEPEA. Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Programação Neurolinguística
AULA 3 - Formação de Equipes de Trabalho
Filosofia
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
É Tempo de Mudanças Falta pouco para o final do ano...
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
USP 2013 Márcia Cançado (UFMG)
Metodologia do trabalho científico
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
EXPOSIÇÃO SOBRE A FILOSOFIA DO DIREITO DE G. W. F. HEGEL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
8ª FEIRA DE OPORTUNIDADES Natália Pacheco Esp. em Desenvolvimento de Talento e Gestão de Equipes (Senac); Educação Empresarial e Pedagogia Corporativa.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
‘ 54º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. 108/05/14.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
INTRODUÇÃO ..
Autor: Marcelio Adriano Diogo
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
Duas Mídias Atende Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação Introdução →  objetivos → materiais utilizados → experimentos com discussão →  síntese da.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
1 DADOS EMPÍRICOS DO ENCCEJA LiSBOA. Coordenadora Pedagógica: Rejane Lima - Aplicação e Criação das Variáveis: Prof. Rita Maia 2  Foram aplicados 30.
Convite Palestra: Sujeito e Autonomia na formação docente
Transcrição da apresentação:

A Filosofia no Ensino Médio: Proposta de Currículo Temático Marcos Fábio A. Nicolau Professor Assistente do Curso de Filosofia CENFLE/UEVA. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia do ICA/UFC. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFC.

FUNDAMENTAÇÃO A Filosofia é, antes de tudo, uma atividade e uma atitude. A atitude filosófica é a postura que resulta de uma ação reflexiva. Para a filosofia, não basta saber que as coisas estão aí à nossa frente, que há objetos no mundo de um ou de outro jeito. Ela se pergunta: por quê? Por que as coisas estão aí deste modo? Qual a causa de serem assim? Quando a dúvida e o espanto se instalam em nosso pensamento é que começamos a filosofar.