Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Webdesigning em 30 minutos Bruno Afonso 2 Setembro 2005 Comunicar Ciência 2005.
Advertisements

Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Comparação entre Plataformas
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Didáctica da Matemática
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Fundamentação Teórica
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Blogues (Blogs) Ed. Física e Desporto ISCE Jun 2008 © Rui Lourenço.
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Sala de Aula Virtual para Professores
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Actividade 3 Análise de uma ferramenta ou recurso.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
O Uso Pedagógico do Blog
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
“Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” actividade 6 - Trabalho de GRUPO Exploração e análise pedagógica.
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
CURRICULO +.
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Exploração e análise pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 Trabalho de grupo: Ana Amaro, Eurico Bárbara, Fernanda Vieira.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Jornal como Recurso Didático
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Que pedagogias para o século XXI? Reflexões avulso sobre Ludotecnologia.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Professora/Mestra: Gilca Vilarinho Abril/2006 Professora/Mestra:
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Transcrição da apresentação:

Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1

IDENTIFICAÇÃO DA TECNOLOGIA POTENCIAL PEDAGÓGICO APRECIAÇÃO GLOBAL 2

3

DESCRIÇÃO  Página Web  Organização é cronológica  Upload de conteúdos  Comunicação assíncrona 4

VERSÃO  Wordpress,  Blogs no Sapo,  Blogger, 5

ACESSIBILIDADE  Criação gratuita  Participação dos utilizadores livre ou restrita de acordo com a administração REQUISITOS  Computador com ligação à internet  Não requer grandes conhecimentos tecnológicos 6

7

8

ESTRATÉGIA DISCURSIVA ( COMUNICAÇÃO / PARTICIPAÇÃO )  Permite a relação de comunicação entre os intervenientes  Questionamento  Pesquisa sistemática 9

ESTRATÉGIA ADAPTATIVA ( EVOLUÇÃO / SELECÇÃO )  Permite o lançamento de diversas propostas de aprendizagem  Estas propostas são adaptáveis a cada situação  Permite uma avaliação contínua da aprendizagem pelo professor e pelo próprio aluno 10

ESTRATÉGIA INTERACTIVA ( MOTIVAÇÃO / VISUALIZAÇÃO )  Permite a interacção e a troca de conteúdos  Permite a utilização de várias formas de expressão e representação (texto, imagem, som, vídeo…)  Promove uma atitude pró-activa entre os intervenientes Comunidade de aprendentes 11

ESTRATÉGIA REFLEXIVA ( REFLEXÃO / ESTRUTURAÇÃO )  apela sobretudo à reflexão: Pesquisa, selecção e estruturação de conteúdos para cada post Sobre o seu próprio percurso de aprendizagem 12

13

FACILIDADE DE APRENDIZAGEM E DE UTILIZAÇÃO  Ferramenta amigável  Não requer grandes conhecimentos técnicos  Curva de aprendizagem muito rápida 14

PONTOS FORTES  Gratuito  Opções gráficas pré-existentes, permitem que os utilizadores se centrem no conteúdo e não na forma  Permite integrar além de texto, ficheiros multimédia  É facilmente adaptável a diferentes objectivos, conteúdos disciplinares e a faixas etárias  Facilita a comunicação independentemente do local e da hora  Abrange um público mais vasto que a turma  Incentiva a pesquisa de informação, a autonomia, a responsabilidade e o respeito por diferentes pontos de vista  Permite o desenvolvimento de competências digitais  Adapta-se muito bem a uma perspectiva construtivista /construcionista da aprendizagem 15

PONTOS FRACOS  Requer acesso a computador e internet, fora do espaço aula  Requer grande disponibilidade por parte do professor para o acompanhamento das actividades e dos conteúdos publicados  Para utilizadores com um baixo nível de competências digitais, o Blog pode tornar-se desmotivante, pelo que eventualmente requer um desenvolvimento de competências básicas 16