CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados ESTATÍSTICA E PESQUISA IMOBILIÁRIA Profa. Sandra Maria Simonelli
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Objetivos Compreender a importância da estatística Assimilar os principais conceitos em estatística Conhecer os tipos de variáveis Saber descrever dados por meio de gráficos e tabelas Saber descrever dados por meio de medidas- resumo Entender a associação entre duas variáveis
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados BIBLIOGRAFIA Estatística básica – Wilton Bussab e Pedro Morettin Estatística geral e aplicada – Gilberto A. Martins
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados O QUE É A ESTATÍSTICA?? Estatística – “ ciência dos dados”. Conjunto de métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais. Permite tirar conclusões válidas e tomar decisões sobre os fenômenos em estudo.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERENCIAL
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Estatística se preocupa com pesquisa: AUXILIANDO NO TRATAMENTO DOS DADOS. POR MEIO DA APRESENTAÇÃO E TESTES. PROMOVENDO A TOMADA DE DECISÃO ADEQUADA.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados COLETAR DO AMBIENTE SELECIONADO DADOS – SOZINHOS NÃO TRAZEM INFORMAÇÕES. ESTATÍSTICA – FORNECE MÉTODOS PARA TRANSFORMAR DADOS EM INFORMAÇÕES RELEVANTES E CORRETAS.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Origem dos dados Dados primários – dados inéditos, coletados pelo pesquisador ou sua equipe. Dados secundários – provenientes de banco de dados. Coletados por uma equipe de pesquisa e fazem parte de um banco de dados. Ex: dados disponibilizados pelo IBGE ou por prontuários médicos.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Conceitos Algumas terminologias são importantes para o entendimento da estatística. População – conjunto de indivíduos com alguma característica em comum. Amostra – parte da população (deve representar a população).
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Parâmetro – medida numérica associada a uma população. Estatística ou estimadores - medida numérica associada a uma amostra. Variável – são características ou atributos de uma população.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Classificação Qualitativas – itens expressam atributos Nominais – sem ordenação natural Ordinais – ordenação natural Tipos de variáveis
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Quantitativas – ítens expressam números Discretas – contagem Contínuas – mensurações
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CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Resumo dos dados Os dados coletados estão em forma não processada: dados podem não ter muito sentido ou ser de difícil entendimento. Para entender: Resumir os dados
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados AptoBairroNº dormNº suítesÀrea(m 2 ) 1Zona Centro3167,65 3J.N. Horizonte3080,77 4Zona Zona Centro3184 7J. N.Horizonte3165 8Zona ,02 9Centro Zona Tabela 1 – Disponibilidade de apartamentos na imobiliária Selva de Pedra,Maringá - PR Fonte: adaptado – imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados TABELAS PARA VARIÁVEIS QUALITATIVAS OU QUANTITATIVAS DISCRETAS
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Tabela 2 – Distribuição de freqüências para a variável número de dormitórios quanto a disponibilidade de apartamentos Fonte: adaptado – imobiliária Selva de Pedra BAIRROFiFr%Fac Centro30,330 J.N. Horizonte20,22050 Zona 120,22070 Zona 730, Total
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Fi = frequência absoluta (contagens) Fr = frequência relativa (Fi / total) % = porcentagem (Fr x 100) Fac = frequência acumulada
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Tabela 3 – Distribuição de freqüências para a variável número de dormitórios quanto a disponibilidade de apartamentos N º de dormit ó rios Fi Fr%Fa 2 30, , Total Fonte: adaptado – imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Tabela 4 – Distribuição de frequências para a variável número de suítes quanto a disponibilidade de apartamentos N º de su í tes Fi Fr%Fa 0 30, , Fonte: adaptado – imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados TABELA DE DUPLA ENTRADA Tabela 5 – Número de apartamentos disponibilizados pela imobiliária “Selva de Pedra” segundo o número de dormitórios e suítes Nº Dormitórios Nº suítes Total 01 22(20%)1(10%)3 3 6(60%)7 Total3710 Fonte: adaptado – imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados TABELAS PARA VARIÁVEIS QUANTITATIVAS CONTÍNUAS
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Tabela 1 – Disponibilidade de apartamentos na imobiliária “ Selva de Pedra” - Maringá - PR AptoÀrea(m 2 ) ,65 380, ,
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados No nosso caso: AT = 138 – 50 = 88 K = raiz quadrada de 10 = 3,16 ~ 3 classes AC = 88/3 = 29,34 Para construir as classes: Menor número = 50 até ( ,34) = 79,34...e assim por diante Classes 50 – 79,34 79,34 – 108,68 108,
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Tabela 6 – Caracterização de apartamentos disponíveis na imobiliária “ Selva de Pedra” ClassesFiFr%PMFa 50 – 79,3450,55064, ,34 – 108,6820,22094, , ,330123,34100 Fonte: adaptado – imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados REPRESENTAÇÃO GRÁFICA PARA VARIÁVEIS QUALITATIVAS OU QUANTITATIVAS DISCRETAS Barras Colunas Setores (pizza)
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados BARRAS ( Compara grandezas por retângulos) Figura 1 – Porcentagem de apartamentos disponíveis pela imobiliária Selva de Pedra, por bairros
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados COLUNAS Figura 2 – Porcentagem de apartamentos disponíveis pela imobiliária por bairros
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados PIZZA Figura 3 – Porcentagem de apartamentos disponíveis pela imobiliária Selva de Pedra, por bairros
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Figura 4 – Número de apartamentos disponibilizados pela imobiliária “Selva de Pedra” segundo o número de dormitórios e suítes Gráfico de dupla entrada (acompanha a tabela 4)
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados GRÁFICOS PARA VARIÁVEIS QUANTITATIVAS CONTÍNUAS HISTOGRAMA POLÍGONO DE FREQUÊNCIAS GRÁFICO DE LINHAS
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Figura 5 – Porcentagem de apartamentos disponibilizados pela imobiliária segundo a área (m 2 ) Fonte: Imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Figura 6 – Porcentagem de apartamentos disponibilizados pela imobiliária Selva de Pedra, segundo a área (m 2 ) Fonte: Imobiliária Selva de Pedra
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Figura 7 – Número de locações realizadas pelas imobiliária XXX Fonte: Dados Hipotéticos
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados fev/10jan/10dez/09nov/09out/09set/09ago/09 1,8071,8851,7431,7441,7571,7721,89 Tabela 7 – Cotação do Dólar Comercial no último dia útil do mês Fonte:
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Figura 8 – Cotação do Dólar Comercial no último dia útil do mês Fonte:
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Figura 9 - Valor médio das ofertas por quantidade de quartos Fonte: adaptado - mercado/brasil/
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados ATIVIDADES Assistir o vídeo 5s
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Atividades Considere a seguinte pesquisa:
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados AptoClasseDormitório s Área útil (m 2 ) Valor (mil Reais) 1A A B C A B B C C Tabela 1 – caracterização de apartamentos à venda na cidade de Maringá - PR Fonte:adaptado -
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Resolver 1.Fazer uma tabela de distribuição de frequências e um gráfico adequado para a variável classe 2.Fazer uma tabela de distribuição de frequências e um gráfico adequado para a variável número de dormitórios
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Fazer uma tabela de distribuição de frequências e um histograma para a variável área útil 4.Fazer uma tabela de distribuição de frequências e um histograma para a variável preço
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados UTILIZAÇÃO DO QUADRO
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