Exportar programas de transferências sociais (pecuniária) condicionadas para África? Algumas questões a considerar Armando Barrientos Brooks World Poverty.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Movimentos Internacionais de Fatores
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
LEVANTAMENTO PARCERIA ONGS E ESCOLAS Março de 2006.
Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil
Responsabilidade Social nas Empresas
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
População e Crescimento Econômico
Teorias econômicas e o valor econômico da educação
Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável
MINISTRO GUIDO MANTEGA
II Orientação Técnica PCAGP.
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
1 O CRÉDITO AOS CONSUMIDORES NA ACTIVIDADE SEGURADORA Ana Paula Silva Novembro 2002.
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla Costa Clémilde Ventura Seminário de Integração Profissional V 2014.
Programas de Transferências Sociais (pecuniárias) Condicionadas: A Experiência da América Latina Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Chegar aos mais pobres no Bangladesh? Programa BRAC de Focalização dos Ultra Pobres Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de.
Chegar aos mais pobres? Chile Solidario Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester, Reino Unido, e Chronic Poverty Research.
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Jovens.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
A Finlândia não tem muitos recursos naturais. O hino nacional já diz:...somos um país pobre, que não tem ouro. O recurso que temos é o nosso povo. Assim,
Capítulo 3. A Função de Organização
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
Perspectiva Histórica
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
IGREJA DO PARAÍSO.
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
The World Bank Human Development Network Spanish Impact Evaluation Fund Strategic Impact Evaluation Fund
INTERDEPENDÊNCIA DE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
PNUD 2003 UM PACTO ENTRE NAÇÕES PARA ELIMINAR A POBREZA HUMANA.
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
POBREZA, CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES
Programa Bolsa Família
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
1 O produto (bens ou serviços) As questões que se colocam são: - Como fabricar ou prestar o serviço? - Quais os recursos humanos, técnicos e financeiros.
RED DE POBREZA Y PROTECCIÓN SOCIAL Buenos Aires - Novembro 2006
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Constatações da Realidade em Moçambique 1ª Constatação da Realidade Lago, Cuamba & Majune ORGUT Consulting em Cooperação com AustralCOWI e Chr. Michelsen.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal: O caso Brasileiro 1.A análise do actual mercado de remessas com destino ao Brasil 2.As oportunidades.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
Transcrição da apresentação:

Exportar programas de transferências sociais (pecuniária) condicionadas para África? Algumas questões a considerar Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester, Reino Unido e Chronic Poverty Research Centre

Adoptar o modelo de desenvolvimento humano de transferências sociais (pecuniárias) condicionadas implica considerar algumas questões-chave... a provisão de educação e saúde é adequada? –As transferências encorajam o crescimento da procura pela educação e por serviços de saúde primários – mas estas não serão eficazes se a provisão for insuficiente ou não puder ser alargada existe uma capacidade administrativa e de execução adequadas? –Os programas de transferências sociais condicionadas são complexos na sua execução – são necessários sistemas de gestão de informação será difícil transferir o dinheiro? –Poderá ser difícil transferir o dinheiro em locais onde o sistema financeiro é demasiado débil, ou exclua os pobres e onde a corrupção é um facto – há uma certa relutância em adoptar as transferências sociais em África qual é a solidez dos sistemas informais de apoio? –as transferências sociais podem sobrecarregar os sistemas informais de apoio

mais questões a considerar… as transferências sociais condicionadas geram dependência? –os programas têm uma “janela” de tempo fixa –a saída das crianças da escola implica a saída do programa o enfoque sobre a escolaridade e a saúde exclui alguns dos pobres? –agregados familiares pobres sem crianças em idade escolar –agregados familiares pobres em zonas onde as infraestruturas de educação e saúde não estão disponíveis os condicionalismos são mesmo necessários? –questões éticas relacionadas com a condicionalidade –custos de conformidade dos beneficiários –o envolvimento dos prestadores de saúde e educação nem sempre se faz sentir de forma pronta e imediata –apesar de tudo, o grau de conformidade é elevado

e mais questões… qual deverá ser o nível de transferência? –suficiente para erradicar a pobreza –compensação pelos custos de acesso aos serviços –compensação por perda de rendimento proveniente de trabalho infantil –suficiente para ultrapassar os limites de acesso ao crédito quais são os efeitos dos programas de transferências sociais condicionadas no longo prazo? –é demasiado cedo para dizer, mas há vantagens: –nas melhorias da produtividade laboral devido aos anos de escolaridade adicionais e na redução da incidência do trabalho infantil; –quebrar o ciclo inter-geracional de pobreza?